Registro do evento aurora boreal
Por Lúcia Xavier
Há exatamente cinco anos, no dia 17 de setembro de 2017, publicamos neste blog a postagem Há 35 anos luzes coloridas no céu de Recife causaram alvoroço na população, Essa postagem é o relato de um evento presenciado pela coeditora deste blog, Lúcia Xavier, em sua adolescência, quando residia em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, em meados dos anos 80. Até hoje, trata-se da postagem do Blog de Assis Ramalho com maior número de comentários relevantes. São dezenas de relatos de experiências vividas por outras pessoas que assistiram ao mesmo fenômeno que, pelas localidades citadas nos depoimentos, foi avistado em grande extensão da região Nordeste. E mais, a experiência não aconteceu somente no final da tarde de 17 de setembro de 1982, mas também no dia seguinte.
Desde sua publicação, durante cinco anos, a postagem costuma receber comentários periodicamente e, como alguns dos comentários explicitam, o Blog de Assis Ramalho é o único a possuir uma matéria relacionada ao evento, ocorrido há 40 anos. Há relatos de Pernambuco, Ceará, Alagoas e outros estados. Infelizmente, nem todas as pessoas deixaram o nome ou a cidade onde residiam quando o fato aconteceu. Abaixo, três exemplos de depoimentos.
"Nossa! Procurei por muito tempo algo referente a esse episódio na Internet e aqui estou bem satisfeita em achar esses relatos. Eu tinha uns 10 anos na ocasião e foi muito, muito surreal o que vi no céu do bairro em que morava, em Recife (Mangueira). Morava de lado a uma igreja e o culto foi interrompido dando lugar a um tumulto eufórico, misturados entre medo e alegria dos que achavam que era o Apocalipse. Foi espetacular... Nunca esqueci. É difícil descrever e tenho uma sensação de que não foi algo ruim. Lindo, muito lindo! Se ocorresse hoje, talvez não reagiria com tanta serenidade como quando criança. Vendo os relatos, me recordo que foi exatamente assim como descreveram". E são muito os relatos que enriqueceram e se tornaram um regalo a mais naquela postagem.
"Eu também fui testemunha desse acontecimento, no interior de Alagoas, (cidade de) Canapi. Aconteceu 17 de setembro por volta das 18 hs, fim de tarde, ao anoitecer. Foi fantástico e, ao mesmo tempo, (causou) muito medo pela proporção muito grande das cores que abriam em círculo no céu. As bolhas coloridas se abriam, se expandindo, depois apagava e, logo em seguida, abriam outras e sempre cada uma que abria tinha tonalidade de cor diferente da anterior. Era uma sequência de cores muito vivas, tipo neon. (As bolhas) abriam como se estivessem vindo em nossas direções, (caindo) sobre nossas cabeças. (Vi) muita gente rezando, outros chorando, pedindo perdão, mulheres tirando os batons, outras raspando esmalte das unhas. Foi um pânico total..." Canapi está situada no Sertão de Alagoas. Há diversos relatos com as reações, às vezes hilárias (passado o fato), das pessoas durante as "luzes".
"Olá, bom dia! Eu sou Sérgio Ricardo Soares de Lima, tenho 47 anos de idade, eu vi esse fenômeno no céu. Há tempos venho procurando alguém ou algum comentário sobre esse evento nos céus. Eu não lembrava do ano, mês ou dia, até ver no seu blog. Só lembro que foi à noite e lembro da TV Globo anunciar que foi um foguete de Barreira do Inferno. Acho intrigante, porque perguntei a pessoas mais velhas que eu e ninguém lembra. Acho que seria interessante saber a idade das pessoas hoje e na época do ocorrido, porque parece que esse evento foi apagado da memória das pessoas mais velhas que viveram naquela época". Essa mensagem foi recebida por e-mail no início de 2022. O relato de Ricardo destaca o "esquecimento" do fenômeno por grande parte das pessoas que o presenciaram. Além de belo e fascinante, as explosões de luzes coloridas pode ter sido assustadora e traumática pelo inesperado e grandioso espetáculo que evoluiu no céu. Algumas testemunhas relatam que suas memórias não eram levadas a sério quando comentavam o fato.
Mas, entre a verdadeira comunidade que se manifestou, através de comentários à postagem, repercutiu também a desconfiança sobre a veracidade do fenômeno ter sido provocado por explosão de foguetes lançados na Barreira do Inferno, em Natal, Rio Grande do Norte. Não faltam menções a extraterrestres e discos voadores, além de teorias conspiratórias. Mas, "a verdade está lá fora" e sentimos frustrar as especulações sobre a origem extraterrestre do fenômeno. Entre os mais de 100 comentários (até agora), recebemos algumas contribuições para elucidar a natureza do fenômeno maravilhoso, inesquecível para alguns felizardos, e jamais reprisado em nossos céus.