Na manhã desta terça-feira, (19/07), data comemorativa em que o Banco do Nordeste completa 70 anos de existência, em prol do desenvolvimento regional. A equipe do Programa de Microfinança Rural (Agroamigo), da agência do BNB Floresta – PE, realizou uma palestra informativa sobre as Linhas de Crédito, Desenvolvimento Sustentável e Educação Financeira, realizada no salão da casa paroquial no Distrito de Caraibeiras, município de Tacaratu – PE.
Os Agentes de Microfinanças Rurais, Hermano Gomes e Leandro Mira, apresentaram os principais objetivos do Programa Agroamigo, que concede crédito orientado e acompanhado para as atividades agropecuárias e não agropecuárias no meio rural, adotando metodologia própria de atendimento e se propondo a melhorar o perfil social e econômico do agricultor(a) familiar, com inclusão financeira, empregos e ocupação no campo, aumento da renda familiar e a melhoria na qualidade de vida da população rural.
O coordenador do Programa de Desenvolvimento Territorial – Prodeter - BNB, no Território do Sertão de Itaparica Pernambuco, Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo, destacou que o Programa Agroamigo foi criado em 2005, com dezessete anos de atuação, já ultrapassou a marca de 1 milhão de clientes e tornou-se o maior programa de Microfinança Rural do Brasil, sendo também o maior da América Latina, reconhecido internacionalmente.
Na palestra o Agente do BNB, apresentou a elevação dos investimentos realizados nos últimos três anos, destacou a evolução do programa e redução da inadimplência a 0,25% no município de Tacaratu – PE. No período com atuação do programa já foram atendidos 2.943 mil clientes, totalizando um montante de investimentos produtivos de R$ 15.153.037,00 Milhões já aplicados, oferecendo ao produtor rural os juros mais baixos do mercado, bônus por adimplência, crédito orientado e acompanhado, carência e prazos condizentes com as atividades financiadas.
O Programa de Desenvolvimento Territorial – Prodeter, é estratégia do Banco do Nordeste para contribuir com o desenvolvimento local e territorial por meio da organização, fortalecimento das cadeias produtivas e elevação da competitividade das atividades econômicas da Região.