Um jovem indígena morador do município de Pariconha, no Sertão de Alagoas foi aprovado na Universidade UNILA, localizada em Foz do Iguaçu, no Paraná. Wilker participou de um processo seletivo exclusivo para indígenas de várias nacionalidades sul-americanas, entre eles representantes da Colômbia e da Venezuela, além de outros povos indígenas brasileiros.
De acordo com a mãe do universitário, o jovem concluiu o Ensino Médio em 2021, na Escola Estadual Delmiro Gouveia; seu tempo era dividido entre os estudos e um estágio em uma agência bancária na cidade de Delmiro. “Além disso, foi um ano muito difícil por conta da pandemia”, ressaltou.
O ingresso na UNILA se deu, principalmente, com base nas notas obtidas na escola. A universidade fica em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Sobre a UNILA
A Universidade Federal da Integração Latino-Americana é um projeto único na história do ensino superior na América Latina. A sua vocação é a de contribuir para o desenvolvimento e a integração latino-americana, com ênfase no Mercosul, por meio do conhecimento humanístico, científico e tecnológico e da cooperação solidária entre as universidades, organismos governamentais e internacionais.
É uma universidade aberta para a América Latina e Caribe: alunos e professores são selecionados e recrutados nos vários países latino-americanos e caribenhos, buscando uma proporção de metade de alunos não brasileiros e a outra metade formada por brasileiros.
É uma universidade pública ligada à rede de universidades federais brasileiras. Entretanto, embora esteja localizada dentro de um país, tem como horizonte o compartilhamento de conhecimentos em todos os campos do saber e entre os países do continente.
A escolha da cidade de Foz do Iguaçu como local da instalação da UNILA insere-se no contexto da Região Trinacional entre Argentina, Brasil e Paraguai e será um importante laboratório intercultural e multiétnico.