Considerado o último dia da Semana Santa, o Sábado de Aleluia ou Sábado Santo é marcado pela expectativa dos cristãos em relação à ressureição de Cristo. A bíblia conta com algumas passagens falando sobre o dia em que os cristãos ficam em silêncio pela morte de Jesus.
Há várias possibilidades de interpretação para o tema na fé cristã. A Igreja entende que o sábado é o dia de ficar ao lado de Maria, que passou por um processo de solidão.
Semana Santa: a volta da Via Sacra ao Centro do Recife, caminhada realizada nesta Sexta-feira da Paixão
Semana Santa: saiba como pagar as contas que vencem nesta Sexta-Feira da Paixão (15)
Semana Santa: o que aconteceu com Jesus no Sábado de Aleluia?
"Também Cristo morreu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, a fim de vos conduzir a Deus. Morto na carne, foi vivificado no espírito, no qual foi também pregar aos espíritos em prisão, a saber, aos que foram incrédulos outrora", diz o trecho de Pedro, 3,18.
"Como Jonas esteve no ventre do monstro marinho três dias e três noites, assim ficará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra", testemunha Mateus, em 12,40. Em Atos dos Apóstolos 2,24 conta que "Mas Deus o ressuscitou, libertando-o das angústias do Hades, pois não era possível que ele fosse retido em seu poder", diz o trecho.
O que se celebra na data?
"A Igreja, nesse Sábado Santo, se recolhe. É um dia voltado para o silêncio e para a oração, se preparando para a grande Vigília Pascal. Não é um silêncio de luto, pois acreditamos que o Senhor não está morto, Ele vive. Temos a certeza de que à noite celebraremos a ressurreição, mas é um silêncio orante e de respeito, pois sabemos que nesse dia o Senhor desceu ao seio da terra", diz o cardeal Orani João Tempesta em artigo.
Veja abaixo registros das celebrações da Semana Santa/2022 em Petrolândia/PE