O governo de Pernambuco autorizou, nesta sexta (23), o início da vacinação contra a Covid-19 para todos os bebês de seis meses e crianças de até dois anos, mesmo aquelas que não têm comorbidades. A decisão foi divulgada após uma reunião entre representantes do estado e das cidades, em um momento de alta nos casos da doença.
A mudança foi discutida e aprovada por integrantes do Comitê Técnico Estadual de Acompanhamento da Vacinação e acertada com os representantes municipais.
Antes, estava autorizada a vacinação para bebês de seis meses e crianças de até dois anos com comorbidades, que são as doenças preexistentes, e de bebês de 6 a 11 meses, sem comorbidades.
Em Pernambuco, 330.378 crianças estão nesta faixa etária e podem tomar o imunizante. Segundo o governo, a estratégia foi adotada porque, apesar de existirem imunizantes nos estoques dos municípios, é baixa a procura nos postos de vacinação.
Com a Pfizer Baby, a imunização deve ser feita com três doses. Entre a primeira e a segunda, o intervalo precisa ser de, pelo menos, três semanas (21 dias). A terceira dose deve ser aplicada dois meses (oito semanas) após a segunda.
"O importante é garantir a proteção adequada. A vacina é segura, é eficaz e é a medida de prevenção e controle que nós temos mais eficaz no combate à Covid-19", afirmou a superintende de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.
Por G1 PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.