Petrolândia: ''Levo comigo a saudade e o amor que tive por essa paróquia e por esse pessoal'' Disse padre Geovanni em entrevista a Assis Ramalho - após 30 anos no Brasil, ex-pároco de Petrolândia voltava para Itália, para sua cidade natal.
Hoje é Domingo, e dia de recordar - há três anos padre Geovanni se despedia da Paróquia de São Francisco e retornava para a Itália, após trinta anos de atuação no Brasil - Entrevista foi concedida na sala da casa Paroquial, momentos antes da missa de despedida na Igreja Matriz de Petrolândia
Há três anos, a Igreja de São Francisco de Assis, em Petrolândia, recebia grande número de fiéis para a Santa Missa, ocasião da despedida de padre Giovanni. Veja fotos e vídeos abaixo
A cerimônia religiosa celebrou o adeus do ex-pároco do município onde ele atuou por mais de dez anos, entre os anos de 2003 a 2014. Posteriormente foi transferido para a Paróquia do Bom Jesus dos Aflitos, da cidade de Floresta, sede da Diocese.
Padre Giovanni retornava para a Itália, após trinta anos de atuação no Brasil.
Na ocasiaõ, antes da celebração de despedida, padre Geovanni foi entrevistado pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho. A entrevista foi concedida na sala da Casa Paroquial. Emocionado, o religioso falou da sua longa tragetória no Brasil. e fez relatos de seu amor pela Paróquia São Francisco e pelo povo de Petrolândia.
Veja abaixo vídeos da entrevista, homenagens e a última missa celebrada por padre Geovanni na Paróquia de São Francisco de Assis, em Petrolândia.
O Italiano Geovanni Malacrida ordenou padre em 1978. Após 9 anos de serviço em duas paróquias na Itália, em 1987 chegou ao Brasil.
De início, trabalhou 13 anos em Nova Iguaçu (RJ), na Baixada Fluminense, numa interessante vida de inserção na realidade pobre da periferia de Rio de Janeiro. Entre 2000 e 2003 uma pausa na Itália, trabalhando em duas pequenas paróquias.
Em 2003 retornou ao Brasil. Desta vez para o Sertão de Pernambuco, para Petrolândia, a pedido do bispo Dom Adriano Ciocca Vasino.
E agora, no mês de agosto/2019, de acordo com o pároco, chegou a hora de voltar para sua terra de origem, em obediência a vontade de Deus expressa pelo seu Bispo da Itália.
''Não é fácil deixar uma realidade que amei e procurei servir de coração e onde encontrei pessoas maravilhosas... E não será fácil me inserir e adaptar na realidade da Itália depois de 30 anos, mas parto sereno, agradecido e confiando no amor e na providência de Deus”. disse Giovanni Malacrida, um padre que deixou seu nome gravado na história da Igreja católica de Petrolândia.
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.