segunda-feira, outubro 24, 2022

Semana final das eleições 2022 terá pesquisas de opinião até sábado. Confira as datas de cada instituto


Os últimos dias para o segundo turno das eleições mostrarão para as campanhas o saldo de seus esforços recentes para atrair os eleitores. Na corrida presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), terminaram a semana anterior a uma distância que varia de quatro a sete pontos percentuais. As oscilações dos dois candidatos acenderam uma luz amarela na campanha petista e animaram a base bolsonarista.

Ipec, Datafolha, Quaest e Ipespe divulgarão novas pesquisas para a disputa nacional ao longo da semana. Os três primeiros também publicarão no sábado, véspera da eleição, uma última sondagem de intenções de voto.

Os eleitores e candidatos também conhecerão ao longo da semana os últimos números sobre as eleições para os governos de São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Amazonas e Rondônia. Alguns levantamentos estaduais saem também no dia anterior à abertura das seções de votação. Confira a agenda da semana:

Segunda-feira (24): Ipec (Brasil)
A nova pesquisa do Ipec (ex-Ibope) será divulgada na segunda-feira pela TV Globo. O instituto entrevista pessoalmente 3.008 eleitores de 16 anos ou mais em todo o país. O levantamento tem margem de erro estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa está registrada com o código BR-06043/2022.

O levantamento anterior do instituto indicou oscilações que aproximaram as intenções de voto em Lula e Bolsonaro. O ex-presidente tinha 50%, contra 43% do candidato à reeleição.

Terça-feira (25): Ipespe (Brasil)

A nova rodada da pesquisa Ipespe feita para a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel) será divulgada na terça-feira. O levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais e considera entrevistas feitas por telefone com 1.100 eleitores entre 22 e 24 de outubro. O código de identificação no sistema do TSE é o BR-08044/2022.

A pesquisa da semana passada indicou que 6% dos eleitores declaram ter a intenção de votar em branco ou nulo no próximo domingo ou se declaram indecisos.

Terça-feira (25): Ipec (São Paulo)

Pesquisa contratada pela TV Globo sobre a disputa para o governo de São Paulo mostrará como chegam Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) à última semana de campanhas. O instituto entrevista 2.000 eleitores do estado para o levantamento, que tem margem de erro de dois pontos percentuais e está registrado na Justiça Eleitoral com o número SP-06977/2022.

Há duas semanas, o Ipec registrou placar de 46% das intenções de voto par ao ex-ministro de Bolsonaro, e 41% para o correligionário de Lula.

Terça-feira (25): Ipec (Pernambuco)

O instituto que sucedeu o Ibope também vai aferir o cenário para definir quem será a primeira mulher eleita governadora de Pernambuco. A pesquisa é feita com as opiniões de 2.000 eleitores pernambucanos e tem margem de erro máxima de dois pontos percentuais para mais ou menos, para um intervalo de confiança de 95%. O código de identificação no TSE é o PE-04280/2022.

A pesquisa anterior do Ipec no estado, divulgada em 11 de outubro, indicou liderança para Raquel Lyra (PSDB), com 50%, contra 42% de Marília Arraes (Solidariedade).

Quarta-feira (26): Quaest (Brasil)

A nova rodada da série Genial/Quaest será divulgada na quarta-feira. O instituto ouve 2.000 eleitores em entrevistas presenciais realizadas entre 23 e 25 de outubro diretamente na casa das pessoas selecionadas. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais e o número de registro no TSE é o BR-00470/2022.

A pesquisa anterior da série apontou vantagem de cinco pontos percentuais de Lula frente a Bolsonaro.

Quarta-feira (26): Quaest (Minas Gerais - presidencial)

A Quaest também fará uma pesquisa presidencial extra somente com os eleitores de Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país e onde todos os presidentes eleitos desde a redemocratização foram os mais votados. Serão 2.200 entrevistados entre os dias 23 e 25. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Registro: BR-02586/2022.

Quinta-feira (27): Datafolha (Brasil)

A nova pesquisa do Datafolha será divulgada na quinta-feira. Trata-se da última sondagem de opinião pública antes do debate da TV Globo, que deve reunir Lula e Bolsonaro nos estúdios da emissora na sexta-feira. O instituto entrevista 4.592 eleitores entre os dias 25 e 27. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. No TSE, o código de registro é o BR-04208/2022.

No levantamento da semana passada, a distância aferida entre Lula e Bolsonaro foi de quatro pontos percentuais, o que configura um pouco provável empate técnico entre os dois adversários.

Sexta-feira (28): Ipec (Rio Grande do Sul)

A sexta-feira é dia de conhecer os percentuais de intenção de votos em Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) na corrida eleitoral ao governo gaúcho. O Ipec entrevista 1.808 eleitores do estado para a pesquisa, que tem margem de erro estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos. O número de registro é o RS-00453/2022.

Sexta-feira (28): Ipec (Alagoas)

As campanhas de Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (União) conhecerão na sexta-feira os últimos números do Ipec para a disputa ao governo alagoano. Serão ouvidos 800 eleitores de 16 anos ou mais no estado. O levantamento tem margem de erro máxima de três pontos percentuais e está registrado no TSE com o número AL-00388/2022.

Sábado (29): Quaest (Brasil)

A Quaest divulga na véspera da votação sua última pesquisa para a disputa presidencial. A previsão foi confirmada à reportagem pelo instituto, que não havia registrado o levantamento no sistema do TSE até o fim da tarde de domingo.

Sábado (29): Datafolha (Brasil)

O Datafolha publica no sábado resultado de pesquisa com 8.320 eleitores de 16 anos ou mais. Os pesquisadores do instituto vão às ruas entre os dias 28 e 29 para realizar o levantamento, que tem margem de erro de dois pontos percentuais e pode ser consultado no sistema do TSE com o número de identificação BR-08297/2022.

Sábado (29): Ipec (Brasil)

A intenção de votos dos eleitores no dia anterior à abertura das seções de votação também será medida pelo Ipec. O estudo não havia sido cadastrado no sistema do TSE até as 15h30 de domingo.

Sábado (29): Ipec (São Paulo)

Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad conhecerão na véspera da eleição os percentuais de intenções de voto mensurados pelo Ipec. O instituto, contratado pela TV Globo, ouve 2.000 eleitores paulistas para a pesquisa, que tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos e está registrada na Justiça Eleitoral com o código SP-03129/2022.

Sábado (29): Datafolha (São Paulo)

O Datafolha entrevistará também 3.146 pessoas que votam em São Paulo no período de 28 a 29 de outubro para medir as intenções de voto em Tarcísio e Haddad. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais e o código de registro no sistema do TSE é o SP-03973/2022. O levantamento foi contratado pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

Sábado (29): Ipec (Santa Catarina)

As campanhas de Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) conhecem no sábado os últimos números da disputa para o governo catarinense. O Ipec entrevista presencialmente 1.008 eleitores de 16 anos ou mais no estado para a pesquisa, que tem margem de erro máxima de três pontos percentuais e está inscrita no sistema do TSE com o código SC-01689/2022.

Sábado (29): Ipec (Espírito Santo)

Contratado pela Gazeta do Espírito Santo, o instituto também entrevista 800 eleitores do estado sobre a disputa pelo governo do estado. No TSE, o número de registro é o ES-02718/2022. O levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou menos.

Sábado (29): Ipec (Paraíba)

O instituto fundado por ex-executivos do Ibope também ouve 800 eleitores da Paraíba para mensurar as intenções de voto para o segundo turno no estado. A margem de erro máxima é de três pontos para mais ou para menos, e o número de identificação no sistema do TSE é o PB-03836/2022.

Sábado (29): Ipec (Sergipe)

A disputa entre Fábio (PSD) e Rogério Carvalho (PT) no Sergipe terá os últimos dados divulgados na véspera da eleição. O Ipec, contratado pela TV Sergipe (afiliada da Rede Globo), entrevista 800 eleitores do estado para o levantamento, que tem margem de erro de três pontos percentuais. O número de registro é o SE-09944/2022.

Sábado (29): Ipec (Mato Grosso do Sul)

Levantamento com 800 eleitores sul-matogrossenses também revelará o quadro para a disputa ao governo nnnnnnndo estado no dia anterior à abertura das seções de votação. A pesquisa tem margem de erro máxima de três pontos percentuais para mais ou menos. Registro: MS-00102/2022.

Sábado (29): Ipec (Amazonas)

O Ipec também apresenta no sábado o cenário na véspera da votação para o governo do Amazonas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos. Serão ouvidos 800 eleitores do estado. O código de identificação no sistema do TSE é o AM-09712/2022.

Sábado (29): Ipec (Rondônia)

O instituto também divulgará no sábado os últimos dados para a disputa ao governo de Rondônia. Contratado pela Rede Amazônica, o Ipec ouve 800 eleitores para a pesquisa, que tem margem de erro máxima de três pontos percentuais para mais ou menos. No TSE, está registrado com o número RO-09898/2022.

Por O Globo — São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.