O Banco do Nordeste participou nos dias 13 e 14/10/2022, de oficinas de sensibilização sobre a Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos, realizada no IF-Sertão-PE, Campus Floresta, Sertão de Itaparica Pernambuco.
O evento foi uma realização do IF – Instituto Federal, Campus Floresta, com a finalidade de planejar novas ações e estratégias de valorização da atividade produtiva da Ovinocaprinocultura, como a análise do Plano de Ação Territorial – Prodeter-BNB e Carteira de Projetos da Rota do Cordeiro, e alimentação Plataforma Caprinu junto aos parceiros: Sebrae-PE, Banco do Nordeste, Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, Coordenação Rota do Cordeiro do Polo Itaparica, Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rurais Sustentáveis (CMDRS) do Território, Coordenação de extensão e Célula do Núcleo de Informações Tecnológicas (NIT) do Campus Floresta e demais membros da equipe Caprinu. Participaram lideranças de associações e representantes dos municípios de Floresta - PE, Belém do São Francisco - PE e Jatobá - PE.
As oficinas foram conduzidas pela equipe do NIT, Michele Araújo Novaes Leal, Extensionista e Zootecnista, e pelo Médico Veterinário e Professor do IF-SERTÃO-PE, Luiz Eduardo Barreto de Souza, e pelo colaborador e bolsista do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, Thiago Luiz dos Santos, com apoio da coordenadora do Projeto Professora, Fabiana Rodrigues Dantas, Zootecnista e Dra. Engenharia de Alimentos.
A equipe apresentou a Plataforma Caprinu, instrumento de soluções inovadoras para a ovinocaprinocultura, com a disponibilidade de acesso as informações nas seguintes áreas: Orientações técnicas, áreas informativas, autoavaliação, vitrine de produtos e serviços, cursos e eventos, mapas, e cadastro online.
A Dra. Fabiana Dantas, fez uma apresentação do Projeto de Estruturação da IG – Indicação Geográfica para a carne caprina e ovina no Sertão Pernambucano. Em seguida, abriu uma rodada de conversas sobre a importância na Promoção da Identidade Geográfica da Carne Caprina e Ovina na região, e dividiu os participantes em grupos, 4 equipes com o objetivo de realizar análise de Pontos Fortes (forças e oportunidades) e Pontos Fracos (fraquezas e ameaças).
Os resultados foram apresentados em planária pelas lideranças dos grupos, que formularam diversas proposta e ações que servirão de base para planejamento e estratégia da Carteira de Projetos da Rota do Cordeiro e Plano de Ação Territorial – Prodeter - BNB. Os referidos documentos serão disponibilizados na “Plataforma Caprinu” no site do Instituto Federal.
O Banco do Nordeste, foi representado pelo Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo, do polo Sertão de Itaparica, agência de Floresta - PE. “Destacou a importância das oficinas, que proporcionou a integração da equipe do projeto IG - Indicação Geográfica, conhecer as diferentes realidades e compartilhamentos de experiências e ações desenvolvidas no Polo do Sertão de Itaparica”, conclui Adelmo Azevedo.
O Sebrae-PE, foi representado pela gestora de projetos, Raquel Alice, que detalhou a forma de atuação e metodologia de trabalho do Sebrae no Polo Itaparica, em especial, a parceria com a Super Berro Soluções e Genética. “Que se trata de uma experiência de sucesso, um programa que trabalha todos os elementos para gestão da propriedade, desde a produção de alimentos, manejo adequada do rebanho e utilização de tecnologia de ponta com animais de boa genética”.
Blog de Assis Ramalho
Fonte:fotos/redação Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.