domingo, outubro 16, 2022

Mãe faz alerta sobre perigo com fotos de crianças na internet


Uma influencer australiana fez um alerta para outros pais tomarem cuidado na hora de postar fotos dos filhos nas redes sociais. Em entrevista a um podcast, Chloe Szepanowski, 24, contou que teve de deletar uma imagem que tinha publicado em suas redes sociais. A foto mostrava ela com o filho de 2 anos, que estava nu. As partes íntimas do pequeno, claro, tinham sido borradas, para proteger sua privacidade, mas, ainda assim, ela recebeu um alerta de um de seus seguidores que a deixou chocada e a fez deletar a publicação no mesmo instante.

Pouco tempo depois de Chloe ter feito a publicação, que achava inocente, um fã a alertou de que hoje existem tecnologias disponíveis na internet para remover o efeito de desfoque ou de borrão feito na edição da imagem. Isso significa que pessoas mal intencionadas poderiam usar a foto original, mostrando a nudez da criança.

"Ela recebeu um fluxo de mensagens avisando sobre a nova tecnologia que os predadores estão usando para remover ferramentas de pincel e também emojis. Perturbadoramente, alguns predadores vão tão longe a ponto de remover photoshop de genitais nas fotos, o que é simplesmente nojento de se pensar", disse o apresentador do Outspoken the Podcast, que fala sobre a vida de influenciadores.

Chloe apagou a foto e agradeceu a seus seguidores por informá-la sobre os riscos potenciais de publicar imagens de crianças nuas na internet, ainda que ela tenha tomado o cuidado de esconder a região íntima.

“Eu não sabia o que as pessoas fazem na dark web. É doentio”, disse a mãe. "Eu odeio o mundo em que vivemos. O mundo é tão grosseiramente sexualizado", acrescentou.

Chloe e seu parceiro Mitchell Orval, 25, são pais de Arti, 2 anos, e de Sunny, que nasceu em setembro.

Como garantir a segurança das crianças na internet?

Antes de postar qualquer imagem do seu filho na rede, siga essas dicas para garantir a sua segurança online e evitar problemas futuros:

1. Evite mostrar detalhes da rotina

Cuidado com as informações que as imagens podem revelar. O uniforme que tem o nome da escola, a foto da hora do almoço que mostra quando as crianças chegam em casa, a selfie em frente ao condomínio.

2. Só no privado

Quer muito dividir aquele momento fofo do seu filho com os parentes e amigos? Em vez de compartilhar nas redes sociais, crie um grupo restrito. Mantenha as configurações de segurança no modo privado e oriente seus familiares a não divulgarem fotos das crianças – mesmo em grupos do WhatsApp – sem a sua autorização. Vale também instalar o sistema de mensagens criptografadas, garantindo que apenas o destinatário consiga abrir o conteúdo. Isso faz com que, se o processo de compartilhamento por acaso for invadido, o hacker não consiga abrir os arquivos porque não tem a chave de segurança.

3. Jamais poste fotos de partes ou situações íntimas

Esse conselho pode parecer óbvio, mas não é. Fotos do bebê no penico, da primeira vez que ele usa o vaso sanitário, ou da hora do banho podem adquirir uma conotação maliciosa se caírem nas mãos erradas. Além disso, em grupos de mães, é comum encontrar imagens de genitais das crianças, junto com pedidos de opiniões sobre assaduras e outros problemas de pele.

Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.