Já na próxima segunda-feira (10/10), às 22h, acontece o primeiro debate na TV aberta em dois estados que terão segundo turno. Em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) vão defender seus planos e propostas para o ano que vem. O encontro será mediado pelo jornalista Rodolfo Schneider e terá transmissão simultânea no BandNews TV, nas rádios Bandeirantes e BandNews FM, no Band.com.br, no aplicativo Bandplay e no canal Band Jornalismo no YouTube.
Já no Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) discutem as propostas para 2023 com mediação do jornalista Oziris Marins. O programa será transmitido simultaneamente pelo YouTube Band RS e pelas rádios Bandeirantes e BandNews FM Porto Alegre.
“As regras desse debate serão inteiramente novas. Estamos ampliando e radicalizando a experiência que tivemos no último debate municipal na Band. Os candidatos estarão em confronto durante 60 minutos. Cada um terá 30 minutos para administrar do jeito que quiser, com as perguntas que desejar, se movimentando no espaço do jeito que achar melhor”, destaca Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo da Band.
Band e Vibra Digital, empresa spin-off de tecnologia do Grupo, contam ainda com a parceria do Google, que fornecerá dados de interesse de busca, painéis, inteligência e análises, e do YouTube.
A Sala Digital, montada ao lado do estúdio do debate, proporcionará uma experiência aos convidados, que poderão acompanhar em tempo real nas telas a “temperatura” da repercussão digital do evento.
Datafolha: Lula tem 49% no 2º turno, e Bolsonaro, 44%
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (7), encomendada pela Globo e pela "Folha de S.Paulo", aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 44%. Este é o primeiro levantamento do instituto feito após o primeiro turno das eleições.A pesquisa foi feita entre quarta-feira (5) e sexta-feira (7) e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas.
Lula (PT): 49%
Bolsonaro (PL): 44%
Brancos e nulos: 6%
Não sabem/não responderam: 2%
Nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47% (veja infográfico abaixo). Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Foram entrevistadas 2.884 pessoas em 170 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02012/2022.
Simulação anterior de 2º turno
Na simulação de segundo turno divulgada pelo Datafolha na véspera da votação do 1º turno, Lula tinha 54% das intenções de voto, e Bolsonaro, 38%..
No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.
A pesquisa Datafolha apontou ainda o índice de rejeição dos candidatos. A sondagem mostra que 51% dos eleitores brasileiros não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, e 46% não votariam de jeito nenhum em Lula.
O levantamento anterior do instituto, divulgado na véspera do 1º turno, indicou que o atual presidente tinha 50% de rejeição, e o petista, 40%. A pesquisa Datafolha apontou também os índices de avaliação do atual governo. A sondagem mostra que o presidente Bolsonaro tem 40% de avaliações negativas (ruim ou péssimo) e 37% de avaliações positivas (ótimo ou bom). Os que consideram a gestão regular são 22%.
O levantamento mais recente do instituto que aferiu a taxa de aprovação foi divulgado em 29 de setembro. Ele apontou que o presidente tinha 44% de avaliações negativas (ruim ou péssimo) e 31% de avaliações positivas (ótimo ou bom). Os que consideravam a gestão regular eram 22%.
O Datafolha desta sexta indica ainda que 46% dos eleitores não confiam nunca no que o presidente Bolsonaro fala. O número caiu cinco pontos em relação ao levantamento anterior, de 29 de setembro, que era de 51%. Além disso, na nova sondagem, três em cada dez (28%) declararam que sempre confiam nas falas do presidente (eram 21% na anterior) e 25% confiam às vezes (eram 26%).
Índice de definição de voto
Quanto ao índice de definição de voto, a pesquisa Datafolha aponta que 93% dos eleitores dizem estar totalmente decididos quanto a quem vão votar no segundo turno. Os que dizem que ainda podem mudar de opinião somam 7%.
Fonte: Estado de Minas, com G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.