O Banco do Nordeste participou entre os dias 13 e 20 de agosto do evento “Rota de Aprendizagem” da comitiva realizada pela Embrapa Caprinos e Ovinos e FIDA - Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, que visitaram em algumas regiões do nordeste de experiências exitosas e casos de sucessos na produção de caprinos e ovinos no Semiárido.
No roteiro pelo Sertão do Pajeú a comitiva foi recepcionada no dia 16/08 às 14hs, no auditório da Unidade do SEBRAE em Serra Talhada-PE, pelo Gerente José Henrique e pela analista de projetos, Raquel Alice da Silva, que apresentaram um resumo das ações da ovinocaprinocultura no Sertão do Pajeú, Moxotó e Projeto Super Berro integrado as ações da Rota do Cordeiro e Programa Prodeter-BNB, no Polo do Sertão de Itaparica Pernambuco.
O Consultor do Sebrae-PE, especialista na ovinocaprinocultura, José Lucas, da Catolé Real, apresentou o projeto de acesso à Tecnologia para a Caprino-Ovinocultura, que se trata de ações inovadoras para o melhoramento genético do rebanho que serão realizadas por uma equipe de profissionais da Super Berro Soluções, em transferência de embriões (TE).
O Coordenador do Comitê Gestor Territorial da Rota do Cordeiro no Polo Itaparica, e do Plano de Desenvolvimento Territorial –PRODETER do Banco do Nordeste , Edmundo Gomes, que também integrou a Caravana da Rota de Aprendizado, apresentou as ações em curso no território destacando a interação entre as instituições de fomento na estruturação da cadeia produtiva, associativismo, fortalecimento das parcerias e profissionalização dos criadores da região.
O Agente de Desenvolvimento do BNB, Adelmo Azevedo, marcou presença no dia 16/08 no intercâmbio no SEBRAE em Serra Talhada-PE, e no dia 17/08, no município de Sertânia – PE, acompanhou a visita à Estação Experimental de Sertânia do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e ao Centro de Excelência em Derivados de Carne e Leite de Caprinos e Ovinos (Cedoca), onde foram apresentadas as experiências exitosas na produção de leite de cabras e beneficiamento em pequena agroindústria de laticínios.
*A Rota de Aprendizagem é uma metodologia cujo objetivo é identificar experiências de sucesso que podem ser reproduzidas e/ou adaptadas em outras localidades. Neste caso, foi promovida pela Embrapa Caprinos e Ovinos, Projeto Dom Helder Câmara, Projeto Adaptando Conhecimento para Agricultura Sustentável e Acesso ao Mercado (AKSAAM) e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) para estimular o intercâmbio de conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro.
Um grupo de 25 representantes de instituições ligadas à caprinocultura e ovinocultura na região percorreu cerca de mil quilômetros e conheceu experiências em Petrolina (PE); Betânia do Piauí (PI); Serra Talhada e Sertânia (PE); Coxixola, Sumé e Cabaceiras (PB). O encerramento da programação foi em Campina Grande (PB), no Instituto Nacional do Semiárido - INSA, com discussão sobre os locais visitados, os conhecimentos adquiridos e quando cada participante identificou como poderá aplicar esses conhecimentos no seu local ou instituição de origem. A escolha das instituições participantes foi baseada na atuação de cada uma nos respectivos estados, nas atividades de caprinocultura e ovinocultura.
Integraram a comitiva pela Embrapa Caprinos e Ovinos, a Dra. Ana Clara Cavalcante, Chefe Geral da Unidade, Dr. Cicero Cartaxo de Lucena, Chefe adjunto e Analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos, Dr. Octávio Rossi de Morais, Pesquisador da Embrapa, Dr. Leandro Silva Oliveira, Analista da Embrapa na Paraíba; pela Rota do Cordeiro Polo Itaparica e do Plano de Desenvolvimento Territorial –PRODETER do Banco do Nordeste esteve o Coordenador Geral, Edmundo Gomes de Souza Filho, pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o consultor na área de Gestão de Conhecimento, Claudio Lasa e o Analista de Programa Júlio Worman, pela Central de Caatinga, de Juazeiro – BA, a representante Gabriella Novais; Do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), representante Dra. Vanessa, além do AKSAAM, o Engenheiro Agrônomo e Supervisor de Campo, Alex Pimentel e o coordenador, Marcelo Braga.
Representando o AGRONORDESTE/MAPA-Sertânia PE, Tulio Melo de Luna, que é Mestre em Ciências Agrárias e Engenheiro agrônomo; Representando o IF SERTÃO, Dr. Clésio Morgado; Representando Núcleo de Sistemas de Produção Animal do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), o pesquisador Guilherme Caetano; Representando a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER-PB), o extensionista Rural, Geneilson Evangelista; Representando o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA Juazeiro-BA), ONG Não Governamental, Maiara Silva de Carvalho; Representando a ONG Caatinga de Ouricuri (PE), Pedro Ricardo Gomes de Souza; Representando a ONG CACTUS / Ceará, Marcelino Vale; Representando o Território Sertão Central do Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador (CETRA), Coordenador José Manuel Lima Sousa; Representando a Universidade do Recôncavo da Bahia, Emerson de Carvalho Santos, estudante de Graduação em Ciências Agrárias; Também participaram da Rota de Aprendizagem, a jornalista da Embrapa Caprinos e Ovinos, Adriana Brandão Nascimento Machado e a publicitária Maíra Vergne Dias.
*https://www.embrapa.br/caprinos-e-ovinos/busca-de-noticias/-/noticia/73048010/rota-de-aprendizagem-de-caprinos-e-ovinos-no-semiarido-percorre-estados-de-pe-pi-e-pb?p_auth=nyLBoTVB
Visita a Unidade do Sebrae-PE, Serra Talhada-PE. Apresentação das Ações Positivas na Produção de Caprinos e Ovinos
Visita a Unidade do Sebrae-PE, Serra Talhada-PE. Apresentação das Ações Positivas na Produção de Caprinos e Ovinos
Confira abaixo, Fotos Visita a Estação Experimental do IPA - instituto Agronômico de Pernambuco, Sertânia-PE.
Visita a Estação Experimental do IPA - instituto Agronômico de Pernambuco, Sertânia-PE.Visita a Estação Experimental do IPA - instituto Agronômico de Pernambuco, Sertânia-PE.
Visita a Estação Experimental do IPA - instituto Agronômico de Pernambuco, Sertânia-PE.
Visita a Estação Experimental do IPA - instituto Agronômico de Pernambuco, Sertânia-PE.
Confira abaixo, Fotos visita ao Centro de Excelência em Derivados de Carne e Leite de Caprinos e Ovinos (Cedoca), Sertânia - PE.Visita ao Centro de Excelência em Derivados de Carne e Leite de Caprinos e Ovinos (Cedoca), Sertânia - PE.
Visita ao Centro de Excelência em Derivados de Carne e Leite de Caprinos e Ovinos (Cedoca), Sertânia - PE.
Visita ao Centro de Excelência em Derivados de Carne e Leite de Caprinos e Ovinos (Cedoca), Sertânia - PE.
Confira abaixo, fotos das visitas as experiências positivas na Produção de Caprinos e Ovinos no Estado da Paraiba.Visitas as experiências positivas na Produção de Caprinos e Ovinos no Estado da Paraiba.
Notícia adaptada por Adelmo Azevedo e Edmundo Gomes com informações da Embrapa (24/08/2022)
Fotos: Colaboração Fotografo Rogério Vital
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.