Trecho da Praça dos Três Poderes, no centro de Petrolândia, vista da Rua Dom Pedro II (acima) e da rotatória da Avenida dos Três Poderes (abaixo) Fotos: Lúcia Xavier
Até o ano passado, as flores amarelas dessa árvore atapetavam a rua e centenas de sementes eram espalhadas pelo vento. A grande sombra proporcionada por ela dava repouso a quem ia ao centro da cidade.
A caraibeira era localizada em frente ao escritório do Corpo de Bombeiros, antigo posto da Celpe em Petrolândia. Próximo ao local onde tombou a árvore que embelezou a cidade durante algumas décadas, há árvores menores, inclusive outra caraibeira, mas nenhuma que se compare à "falecida".
Uma algarobeira que também existia em frente ao Escritório dos Bombeiros, bastante frequentada pela sombra que fazia, foi retirada pela Prefeitura. Segundo o prefeito Fabiano Marques, as algarobeiras estão sendo arrancadas para substituição por árvores nativas como ipês e caraibeiras.
O projeto de arborização com plantas nativas é digno de elogios, visto que até poucos meses atrás a estrela do paisagismo feito pela prefeitura era o neem (nim), árvore tão exótica quanto a algarobeira. A Avenida Manoel Borba, por exemplo, recebeu o plantio de cerca de uma dezena delas, recentemente.
Enquanto isso, o espaço onde a caraibeira "morreu de repente" aparentemente não será revitalizado, a fim de voltar a proporcionar algum conforto térmico a quem transita pela cidade, em sua maioria pessoas hipossuficientes, mais conhecidas como pobres.
No entorno do local foram retiradas as grades em que alguns moradores estacionavam sob cadeado suas bicicletas, durante o passeio, a feira ou o trabalho. Ali será construído mais um estacionamento.
Redação do Blog de Assis Ramalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.