quarta-feira, setembro 28, 2022

Outubro Rosa: não deixe o câncer de mama fazer parte da sua vida

Comportamentos do dia a dia podem ajudar a evitar o câncer de mama, tipo mais frequente em mulheres no Brasil e no mundo

A vida moderna, cheia de responsabilidades e com pouco tempo para o autocuidado podem contribuir para o desenvolvimento de um câncer de mama. É por isso que, neste Outubro Rosa, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) faz um alerta importante com a campanha: Não deixe o câncer de mama fazer parte da sua vida. Previna-se! Esse tipo de tumor é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma, mas pode ser evitado com mudanças diárias do dia a dia, que incluem cuidar do corpo e da mente. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimam que, somente em 2022, 66.280 mulheres devem receber o diagnóstico da doença no Brasil. A campanha pode ser conferida nas redes sociais da instituição, @sigahcp ou no site hcp.org.br.

A campanha do HCP busca estimular o autocuidado entre as mulheres. Ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, por exemplo, podem contribuir para evitar o câncer de mama, uma vez que a obesidade é um dos fatores de risco para o surgimento da doença. Cuidar da mente, assim como manter as consultas médicas e os exames de rotina em dia e, no caso das mulheres com mais de 40 anos, realizar a mamografia anualmente, também são importantes para detectar a doença em estágio inicial, o que contribui para o aumento das chances de cura em mais de 90%. No caso das mulheres com histórico familiar de câncer de mama, essa prevenção deve começar ainda mais cedo.

De acordo com a mastologista e coordenadora do Serviço de Mama do HCP, dra. Carolina Vasconcelos, o câncer de mama é uma doença de causa multifatorial, ou seja, não existe uma causa definida que possa ser associada ao seu surgimento. “Precisamos ter muito cuidado em relação à qualidade de vida para evitarmos esses riscos. A mulher moderna está mais exposta ao câncer justamente por causa do estilo de vida, o que não deixa muito tempo para cuidarmos de nós mesmas”, explica a médica. Outro importante fator de risco não só para o câncer de mama, mas para todos os tipos de câncer é o consumo de álcool e o cigarro, mas principalmente a combinação dos dois.

Conhecer o próprio corpo também é importante. Em casos já avançados, os sinais e sintomas do câncer de mama apresentam-se por Retração na pele da mama, mudança no formato, tamanho ou coloração do mamilo, nódulos na mama, axila e/ou pescoço, saída de secreção pelo mamilo, irritação na pele da mama e pele da mama com aspecto enrugado. “Ao identificar qualquer mudança em seu corpo, procure um médio”, reforça a mastologista.

Mamografia gratuita

Lançado em 2021, como forma de facilitar a marcação de mamografias durante a pandemia, o Hospital de Câncer de Pernambuco desenvolveu, em parceria com a startup recifense TI Saúde, uma plataforma de agendamento online para esse exame. O link permanece disponível e pode ser utilizado por qualquer mulher que atenda aos requisitos necessários para o exame: ter 40 anos ou mais e não ter feito a última mamografia a menos de um ano.

Para agendar, basta acessar www.hcp.org.br/outubrorosa, preencher os dados solicitados e escolher o dia e hora para a realização do procedimento.

“O grande objetivo da mamografia é justamente tentar diagnosticar os tumores enquanto eles ainda não são palpáveis”, explica a Dra. Carolina. Em 2021, no Hospital de Câncer de Pernambuco, mais de 10 mil mamografias foram realizadas. De acordo com dados parciais do Registro Hospitalar de Câncer do HCP, 1068 mulheres e 15 homens foram diagnosticados com câncer de mama, totalizando 1083 pessoas.

HCP – Hospital de Câncer de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.