Lula manteve os 44% verificados na última pesquisa, divulgada no dia 3 de setembro. Já Bolsonaro oscilou um ponto percentual, dentro da margem de erro, passando de 35% para 36%. Os dados fazem parte do cenário estimulado, no qual é apresentada uma lista de candidatos aos entrevistados.
Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) aparece com 8%. A senadora Simone Tebet (MDB) tem 5% das intenções. Segundo a margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
Luiz Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) pontuaram com 1% cada; enquanto Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Roberto Jefferson (PTB), Vera Lúcia (PSTU) e Léo Péricles (UP) não atingiram 1%.
O levantamento foi feito após as comemorações do 7 de Setembro no país, com atos políticos de Bolsonaro em Brasília, Rio e São Paulo.
A pesquisa também registra que 3% pretendem votar branco ou nulo, e os que não sabem/não responderam representam 2% dos entrevistados.
Pesquisa espontânea
No cenário espontâneo, no qual nenhum nome de candidato é apresentado ao eleitor, Lula teve 40% das intenções de voto, assim como na pesquisa anterior. Jair Bolsonaro ficou com 34%. Na última avaliação do instituto, ele alcançou 33%. Em seguida, Ciro aparece, com 5%; e Tebet, com 3%.
Nesse panorama, 4% disseram que pretendem votar branco ou nulo, e os que não sabem/não responderam representam 14% dos entrevistados.
A pesquisa foi realizada por telefone, com 1.100 pessoas, de 7 a 9 de setembro de 2022. O nível de confiança é 95,45%, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR- 07606/2022.
Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.