Dados divulgados pelo Instituto Quaest, em pesquisa encomendada pela Genial Investimentos, nesta quarta-feira (14/9), apontam que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 42% das intenções de voto para a Presidência da República no primeiro turno. Jair Bolsonaro (PL) aparece com 34%. A diferença entre os dois candidatos caiu de 10 para 8 pontos.
Os dados são referentes ao cenário estimulado, quando uma lista de candidatos é apresentada ao eleitor. De acordo com os números desta quarta, Lula teve redução de dois pontos percentuais em relação ao último levantamento. Nos dados divulgados no início de setembro, o ex-presidente tinha 44% das intenções de voto. Por outro lado, Jair Bolsonaro permaneceu estável, mantendo os 34% da consulta anterior.
Na sondagem desta quarta, Ciro Gomes (PDT) pontuou 7%, mantendo o percentual do estudo anterior. Simone Tebet (MDB) ficou com 4%, e também permaneceu estável.
Entre os entrevistados, 6% estão indecisos. Outros 5% disseram que vão votar branco, nulo ou não vão votar.
Cenário espontâneo
No cenário espontâneo, quando o eleitor escolhe o candidato de sua preferência sem eleger nomes de uma lista prévia, Lula lidera a lista com 33% das intenções de voto. Bolsonaro permanece em segundo lugar, com 29%.
Ciro Gomes tem 4%, e Simone Tebet, 3%. Entre os eleitores, 29% afirmaram que estão indecisos. Outros 3% disseram votar branco, nulo ou que não pretendem votar.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado presencialmente entre os dias 10 e 13 de setembro, com 2 mil eleitores na faixa etária de 16 anos ou mais.
A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais, e o nível de confiabilidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03420/2022.
Portal Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.