sexta-feira, setembro 02, 2022

Belém de São Francisco está entre cidades beneficiadas com projeto da Neoenergia Pernambuco que permite restabelecimento da energia em 60 segundos

Foto: Oludare Alexandre/Portal Férias

A Neoenergia Pernambuco, instalou, no primeiro semestre do ano, 34 equipamentos automatizados com a tecnologia self healing na rede elétrica de 13 municípios do estado de Pernambuco, beneficiando diretamente cerca de 40 mil clientes. O investimento faz parte do sistema “Self Healing” – auto recomposição, em tradução livre, que possibilita um reforço na confiabilidade do sistema elétrico da empresas. Os municípios beneficiados foram Recife, Olinda, Belém de São Francisco, Camaragibe, Calumbi, Carpina, Flores, Panelas, Passira, Pesqueira, Santa Maria da Boa Vista, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão.

O projeto de automação já conta com cerca de 3 mil equipamentos instalados na rede elétrica em todo o estado, funciona com o auxílio de um sistema lógico situacional, tecnologia que possibilita, por meio de escolhas determinadas em sistema, a redução no tempo de restabelecimento do fornecimento de energia para localidades afetadas por possíveis interrupções de energia. Essas ocorrências são causadas, geralmente, por interferências externas como contatos de galhos de árvores com a rede elétrica, descargas atmosféricas ou colisões de veículos contra postes. Em geral, a automação do sistema permite a redução no tempo de restabelecimento, que sai de uma hora e meia para 60 segundos.

O resultado é uma redução no número de clientes sem fornecimento de energia e a diminuição na quantidade de quedas de energia. “Isso acontece porque a tecnologia recompõe de forma automática o trecho não afetado pelo problema. Com isso, o fornecimento pode voltar ao normal para a maior quantidade possível de clientes em poucos segundos”., afirma Sérgio Moreira, Supervisor de Planejamento de Redes da Neoenergia Pernambuco.

A ampliação da instalação do Self Healing na rede de distribuição reforça o compromisso da empresa com a qualidade do fornecimento de energia elétrica. No primeiro semestre de 2022, a Neoenergia Pernambuco seguiu fornecendo energia dentro dos parâmetros de qualidade determinados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O projeto faz parte das iniciativas da Neoenergia para adequação ao conceito de Smart Grids (redes inteligentes), nova realidade mundial na distribuição de energia elétrica.

A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

Neoenergia Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.