Coordenador da biblioteca da EREM Jatobá Daniel Filho e blogueira Lúcia Xavier (Foto: Daniel Filho)
A co-editora do Blog de Assis Ramalho, Lúcia Xavier, visitou a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Jatobá, localizada em Petrolândia, Sertão de Pernambuco, onde realizou a doação de obras do jornalista, sociólogo e acadêmico Abdias Moura à biblioteca da instituição escolar. Os livros foram recebidos pelo professor - também blogueiro - Daniel Filho, coordenador da biblioteca.
Com exceção de O Sumidouro do São Francisco (Subterrâneos da Cultura Brasileira) 2ª edição, de 1993, pertencente a Lúcia, os demais livros foram doados ao Blog pelo próprio autor, em 2013, após o acadêmico descobrir uma citação à sua obra no Blog de Assis Ramalho, postada em 2012. O trecho reproduzido citava o olhar do autor sobre a antiga cidade de Petrolândia, às vésperas da construção da barragem de Itaparica.
A doação foi feita para permitir que as obras recebam tratamento adequado à preservação e para torná-las patrimônio acessível aos estudantes e à comunidade. Segundo o coordenador Daniel Filho, a biblioteca escolar foi aberta à comunidade e o acervo disponível está acessível aos interessados.
Vale lembrar que em julho deste ano a EREM de Jatobá completou 65 anos de história. De acordo com a diretora da instituição, Audrey Clécia, a data não foi comemorada festivamente, mas os 70 anos da escola vão ser solenemente celebrados. Com 15 salas de aula, a Jatobá permanece em obras de reforma e ampliações.
Entre os livros doados, estão a 2ª e a 3ª edição do livro O Sumidouro do São Francisco, assim apresentado pelo Jornal do Commercio: "Os antigos cronistas transmitiam a informação, colhida entre os índios, de que o Rio São Francisco se escondia num extenso túnel subterrâneo, antes de retornar à superfície, à altura da Cachoeira de Paulo Afonso. Aproveitando o simbolismo da lenda, o sociólogo Abdias Moura escreveu um livro, a que deu o título de O Sumidouro do São Francisco (Subterrâneos da Cultura Brasileira), publicado no Rio de Janeiro pelas Edições Tempo Brasileiro, mostrando a natureza encoberta dos grandes conflitos que marcam toda a História do Brasil, mas sobre os quais alguns historiadores preferem silenciar, quando não interpretam de maneira capciosa, situando-se do ponto de vista do colonizador branco e, portanto, contra o índio exterminado ou desculturado e o preto escravizado e, depois da abolição, marginalizado."
A primeira edição desse livro foi publicada em 1985 e logo esgotada. Em 1993 foi lançada a segunda edição, com o mesmo subtítulo. O Sumidouro do São Francisco (Origens dos conflitos no Brasil), terceira edição da obra, ampliada, é de 2003. Abdias Moura é membro da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Nordestina de Letras e Artes. Vale lembrar, ainda, que nesse sábado (27/08) completaram-se quatro anos que o autor lançou o livro de poesias "As Quatro Estações do Amor", em pleno exercício da escrita criativa, então aos 88 anos. Conheça mais do autor no site http://www.abdias.jor.br/
Abdias Moura (Reprodução Diário de Pernambuco)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.