Josineide afirma que reside sozinha na Quadra 13, em um imóvel alugado, cujo aluguel é pago por uma filha que mora em São Paulo, e ela própria precisa arcar com os gastos de alimentação, água e luz, gás, além de remédios. De acordo com a narrativa de Josineide, aos 57 anos, sua saúde é precária: tem problemas de coluna e, embora more só, não pode "passar um pano na casa". Ansiedade/depressão, osteoporose e diabetes também estão no rol de enfermidades informadas pela dona de casa. Segundo ela, alguns remédios são obtidos na rede municipal, mas, nem todos. Alguns são caros e ela tem que comprar na farmácia com seus próprios recursos.
De acordo com Josineide, por falta de alimentos em casa, insistiu junto ao CRAS para receber novamente a ajuda de alimentos, mas o pedido foi negado. A justificativa informada foi que a solicitante não informou que estava recebendo normalmente o Auxílio Brasil e o fato de haver mais de 100 famílias em situação de pobreza que precisam da mesma ajuda. Josineide ainda foi aconselhada a "se organizar" para usar os R$ 400,00 na compra de alimentos. Josineide alega, para sua defesa, que o Auxílio bloqueado é outro.
Ela informa que tem tentado a aposentadoria rural, através do Sindicato dos Trabalhadores de Petrolândia, mas que no processo é alegado que não há comprovação da atividade dela na área rural e, por conta dos problemas de saúde, não tem como trabalhar na roça.
Outra queixa de Josineide é o fato de não ter recebido uma unidade no conjunto habitacional construído para famílias de baixa renda em Petrolândia. Ela diz que foi selecionada, mas não chegou a ser contemplada. "Enquanto isso, pessoas que receberam uma casa estão vendendo ou alugando, e quem realmente precisa não recebeu", alega Josineide, inconformada com sua situação.
Este espaço está aberto às possíveis manifestações dos órgãos citados no relato de queixa de Josineide Rodrigues.
Redação do Blog de Assis Ramalho
Gostaria de esclarecer que a Senhora acima citada, foi assistida pela Lei de Benefício Eventual que assegura os benefícios, não só o Auxílio Alimentação ela recebeu, como também o Auxílio Documentação. Infelizmente as pessoas confundem esse benefício com um cadastro, não entendendo que ele tem prazo de acordo com a Lei. Todos os profissionais/técnicos responsáveis pela concessão desse benefício esclarecem no primeiro atendimento e na visita domiciliar como funciona os Benefícios Eventuais. Vale salientar que quando nos referimos a quantidade de famílias é exemplificando que essas pessoas ainda não receberam e que necessitam também serem assistidas, assim como a Senhora Josineide Rodrigues foi. É importante esclarecer que a renda dela que é proveniente do Programa Auxílio Brasil, foi citado sobre o bloqueio porque essa foi a justificativa que ela deu, quando solicitou o Benefício, porém, é nosso papel entender qual o motivo levou o bloqueio para buscar a resolutividade da situação, e foi constatado que não havia ocorrido esse bloqueio. Caso, alguém tenha dúvida sobre a Lei de Benefícios Eventuais e como funciona, estamos a disposição de segunda a sexta feira das 7:30 às 17:00h. Ressalto que nenhum munícipe deixa de ser atendido por este Centro, e que todos são assistidos de acordo com as políticas públicas disponíveis no município. A equipe do CRAS tem postura ética e trabalha de forma transparente, viabilizando os direitos da população, assim como esclarecendo seus deveres.
ResponderExcluirYeda Menezes Lima Gomes
Assistente Social