Atual Escola EREM Jatobá. Foto: Assis Ramalho/BlogAR
Transferida para a nova sede do município, a instituição comemorou seus 60 anos de fundação em 2017, ano em que foi contemplada com educação em horário integral. Passou a ser denominada EREM de Jatobá.
A instituição de ensino foi criada em 27 de julho de 1957, com o nome de Ginásio Municipal de Petrolândia, na sede do município. Posteriormente, tornou-se a estadual Escola de Jatobá - Ensino Fundamental e Médio.
Este blogueiro e radialista Assis Ramalho foi aluno do (na época) Colégio Municipal de Petrolândia (velha) e, entre as muitas lembranças da escola, há dois fatos que os estudantes da atual EREM provavelmente desconhecem: a escola não era gratuita e o o aluno só passava do portão se estivesse com o fardamento rigorosamente correto, e pago a mensalidade.
A experiência de ser mandado de volta para casa e perder aula por estar calçado com meias vermelhas não é fácil de esquecer. Além da exigência do fardamento, só era permitido a entrada se o aluno tivesse de meias azul ou preta.
O ex-prefeito José Dantas também passou pelos "aperreios" proporcionados pela escola pública paga. Foi durante o mandato dele que a Escola de Jatobá (na época Colégio Municipal) foi estadualizada. Colhemos o depoimento dele, atualmente vereador da vizinha cidade de Jatobá.
O ex-prefeito José Dantas também passou pelos "aperreios" proporcionados pela escola pública paga. Foi durante o mandato dele que a Escola de Jatobá (na época Colégio Municipal) foi estadualizada. Colhemos o depoimento dele, atualmente vereador da vizinha cidade de Jatobá.
Perguntamos ao ex-prefeito sobre suas lembranças da Escola, nos tempos de estudante, e se ainda lembrava do ano em que aconteceu a estadualização - época em que já era prefeito de Petrolândia. Também pedimos a confirmação do ex-prefeito, em relação ao aluno [na época ] ter que pagar para estudar.
"Eram, na verdade, três escolas, [mas] há possibilidade de estar enganado: Ginásio Municipal, Colégio Comercial São Francisco (curso técnico de contabilidade) e tinha um curso de professor [Magistério], a nível de segundo grau. O ano da estadualização foi em 1980 no governo Marco Maciel, que foi governador de 79 a 82. O prefeito era eu realmente. Pagava-se mensalidade sim, a menos que [o aluno fosse] da corrente do prefeito, que "ganhava" bolsa de estudos. Algumas vezes, quando estudante, voltei do portão por não ter pago a mensalidade, o que motivou muito a lutar pela estadualização das escolas, tendo conseguido com Marco Maciel.'' , declarou Dr. José Dantas.
Redação do Blog de Assis Ramalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.