Escorpião amarelo (Foto: Butantan)
O aumento do calor aliado ao período de reprodução das espécies no mês de agosto, têm contribuído para o maior aparecimento de animas peçonhentos na zona urbana de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Segundo a Defesa Civil, além das cobras, outro animal que costuma aparecer com frequência nesta época do ano é o escorpião amarelo, principalmente as fêmeas que têm maior concentração de veneno.
Os casos normalmente acontecem com crianças e idosos, de acordo com a Defesa Civil. Os animais vivem em áreas mais escuras, procurando se abrigar em calçadas, entulhos, pedras e locais de umidade. O aparecimento do escorpião ocorre também durante carregamentos de madeiras ou mudanças.
Para evitar acidentes, a Defesa Civil alertou para que os moradores sigam as orientações de especialistas. Para se prevenir, é importante remover entulhos de locais residenciais, a fim de restringir possíveis abrigos; corrigir aberturas e bloquear possíveis pontos de acesso, seja na parede ou porta; o lixo e a vegetação devem ser manejados de forma adequada. Outra medida preventiva é examinar roupas pessoais, de cama e banho, e calçados antes de usá-los, também não se deve mexer em gavetas, caixas ou sacolas sem antes examiná-las.
“Além disso, não se deve deixar madeiras amontoadas, pois os escorpiões se abrigam e se reproduzem nesses locais. São cuidados relativamente simples, mas que evitam o aparecimento dos animais peçonhentos”, diz o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton Aquino.
Aquino também deixou uma orientação importante, em caso de acidentes com escorpião.
“É recomendado que a pessoa não faça a ingestão de medicamentos sem orientação médica, não jogue substâncias químicas, nem amarre a área picada. O recomendado é se dirigir ao serviço de saúde mais próximo”, afirma.
g1 Petrolina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.