segunda-feira, julho 18, 2022

Pernambuco libera vacina contra Covid para crianças de 4 anos e diz que precisa 'garantir estoque'; União autorizou Coronavac para publico de 3 a 5 anos


Pernambuco autorizou, nesta segunda (18), a vacinação de crianças de 4 anos contra a Covid-19. Assim, o estado cumpre, em parte, uma recomendação do Ministério da Saúde, que liberou, desde sexta (15), o uso de Coronavac para imunizar menores entre 3 e 5 anos.

O estado alegou vai focar nas crianças de 4 anos para "garantir a aplicação das duas doses para esse público, diante do baixo quantitativo de estoque".

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) também falou em "incerteza quanto à expectativa de envio de novos quantitativos pelo Ministério da Saúde".

Também na nota, o secretário André Longo justificou a medida. Segundo ele, “o desafio, neste momento, é garantir que as crianças com 4 anos de idade tenham seu esquema básico completo, com o recebimento das duas doses do imunizante.”

Longo informou que entrou em contato com os municípios. Disse, ainda, que haverá operações “para que os municípios com menos doses possam ofertar o imunizante para sua população”.

No Estado, o público estimado é de 154.355 pessoas com 4 anos e 149.786 crianças com 3 anos. De acordo com o governo, os gestores municipais informaram ao Programa Nacional de Imunizações (PNI-PE) quem têm estoques de 323.452 doses da Coronavac/Butantan.

Elas devem ser utilizadas para proteção em primeira e segunda aplicação, com intervalo de 28 dias entre elas.

O governo do estado afirmou também que as crianças com 5 anos seguirão sendo vacinadas com doses da Pfizer, conforme decisão anterior da Anvisa.

Decisão

Diante do anúncio do governo, os municípios poderão organizar as próprias campanhas de imunização e, assim, aplicar as doses no novo público.

A autorização foi pactuada com os municípios pela manhã, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

De acordo com o estado, a autorização da vacinação em Pernambuco ocorre após reuniões com o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, bem como com as secretarias municipais.

No Recife, a Secretaria de Saúde (Sesau) informou que há 43.155 crianças entre 3 e 4 anos, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na capital, o cadastro para vacinar essa faixa etária pode ser feito no site Conecta Recife. É preciso anexar comprovante de residência no nome dos pais ou responsáveis, documentação da criança, do pai/mãe ou responsável, além de documento comprobatório de filiação ou tutela.

Também por meio de um comunicado, a superintendente de imunização do estado, Ana Catarina Melo, afirmou que é necessário ampliar o índice de imunização para crianças entre 5 e 11 anos.

Até esta segunda, 32,68% desse público estava com o esquema básico completo (386.472 doses aplicadas), quando a meta mínima é de 90%.

Por Pedro Alves, g1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.