Foto: Assessoria/Divulgação
Líder da Oposição na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Antonio Coelho voltou a criticar, nesta terça (19), mais um grave momento vivido pela segurança pública em Pernambuco e a cobrar responsabilidade e atitude do governo estadual na busca por soluções. O parlamentar fez referência ao elevado número de homicídios registrados no primeiro trimestre de 2022 em todo o estado. Os dados, divulgados pela própria Secretaria de Defesa Social (SDS), apontam 965 assassinatos no intervalo de janeiro a março deste ano, o que representa um aumento de 16,5% no número de vítimas ou mais de 10 pessoas assassinadas diariamente em solo pernambucano.
“O governo Paulo Câmara tem perdido a mão na segurança pública. Essa postura vem contribuindo de forma contundente para a falta de segurança em Pernambuco e tem nos levado a situações delicadas como a vivida em Porto de Galinhas recentemente e também no município de Goiana, que está sofrendo com a violência crescente, tanto que registrou no mês passado o pior março dos últimos 14 anos”, destacou Antonio Coelho.
O deputado ressaltou, em seguida, que a gestão Paulo Câmara é responsável pelo grande fracasso da segurança no estado. Segundo ele, sobram elementos para demonstrar o porquê de se ter chegado a essa situação tão grave e alarmante. A falta de investimento é uma das principais deficiências apontadas pelo parlamentar. “Ao longo da administração Paulo Câmara, o orçamento da segurança pública ficou estagnado em Pernambuco”, pontuou.
A falta de ação não se dá por ausência de recursos de acordo com o líder oposicionista, mas pela falta de esforço do governo estadual para utilizar o dinheiro depositado pela União nos cofres do estado por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública. Do montante disponível, apenas 9% foram utilizados, restando mais de R$ 86 milhões em caixa, à espera para serem aplicados na melhoria das forças de segurança do estado. “Isso tudo demonstra a falta de compromisso do governo do PSB com a segurança do pernambucano”, frisou o deputado.
Por fim, Antonio Coelho alertou para a importância de se refletir sobre essa realidade delicada e de buscar um novo caminho, que possa ajudar a resolver o problema. Como exemplo, o parlamentar destacou a necessidade de enxugar a máquina pública e priorizar o investimento em áreas que importam de fato, como segurança pública, educação e saúde. Bandeira, essa, defendida pelo pré-candidato ao governo estadual e ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. O deputado também assinalou a necessidade de fortalecer as guardas municipais a fim de permitir que os municípios também possam atuar como protagonistas na segurança dos seus cidadãos.
“É uma situação delicada essa que estamos vivendo em Pernambuco. Não é justo que as famílias de bem fiquem presas em casa por conta da falta de atitude e de compromisso das gestões do PSB. É hora de construir uma grande mudança e inaugurar um novo tempo em nosso estado”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.