Após o anúncio do aumento médio de 18,98% na tarifa de energia em Pernambuco, a Neoenergia divulgou uma lista de iniciativas para adotar hábitos de consumo consciente. Através deles, será possível gastar menos energia e, desta forma, fazer com que a conta de luz fique um pouco mais barata.
Confira:
Uso de equipamentos eficientes - adquira aparelhos elétricos eficientes. Eletrodomésticos antigos costumam gastar mais energia. A Neoenergia orienta que os consumidores façam a substituição por aparelhos novos, com o selo Procel de eficiência energética. Para saber quais são os modelos e potências mais eficientes, é importante pesquisar antes de comprar. Na hora de usar o equipamento, deve-se observar o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia.
Desligue o computador quando não o estiver utilizando - Deixar o computador ligado 24 horas consome energia. Caso a pausa no uso seja de mais de uma hora, o ideal é desligá-lo completamente. Se for uma pausa pequena, o monitor pode ser desligado para economizar. Além disto, laptops costumam ser mais econômicos.
Retire o carregador do celular da tomada - Muitas pessoas costumam deixar o carregador de celular sozinho na tomada. O fio consome energia elétrica e, além disso, pode provocar acidentes domésticos. Por causa disso, é importante observar quando o aparelho atingir a carga máxima, para retirar o fio da tomada.
Aproveite a luz natural - Evite acender as luzes em ambientes naturalmente iluminados. Dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras. Assim, você economizará energia.
Evite usar a função stand-by dos aparelhos - Não deixe os aparelhos ligados na tomada em stand-by (modo de espera). Enquanto você não está utilizando os equipamentos, ele segue consumindo energia. Quando o eletrodoméstico não estiver em uso, a orientação é tirá-lo da tomada. Mesmo sendo um pouco menos cômodo, a prática evita o desperdício.
Por Ana Maria Miranda/JC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.