Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) — Foto: Reprodução / TV Grande Rio
Quatro universidades federais de Pernambuco exigem o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para atividades presenciais ou acesso ao campus em 2022, segundo levantamento feito pelo g1. Em todo o país, ao menos 49 universidades federais pedem a comprovação.
Em dezembro, o Ministério da Educação (MEC) publicou um despacho informando que as instituições federais de ensino não poderiam cobrar a vacina para restabelecer a volta das aulas presenciais.
No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF), ao julgar uma ação sobre o tema, decidiu que as universidades têm autonomia para decidir sobre a exigência.
Em Pernambuco, é necessário apresentar o comprovante vacinal para ter acesso a repartições públicas estaduais e também a esferas da justiça desde dezembro. Além disso, uma lei tornou obrigatória a imunização contra Covid-19 para todos os servidores do estado em outubro.
É possível apresentar o comprovante de papel, o do Conecte SUS (confira mais abaixo como emitir o certificado) e, para moradores da capital pernambucana, há ainda a opção de apresentar o certificado gerado pela plataforma Conecta Recife.
Algumas universidades federais decidiram por aulas presenciais e outras em regime híbrido. Veja a situação de cada uma:
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Formato: Híbrido, presencial ou remoto conforme o curso.
Vacina contra a Covid: É exigido o comprovante de vacinação.
Formato: Remoto, mas, a partir de 14 de março, presencial.
Vacina contra a Covid: É exigido o comprovante de vacinação.
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
Início das aulas: Em andamento desde novembro.
Formato: Híbrido
Vacina contra a Covid: É exigido o comprovante de vacinação.
Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE)
Formato: Presencial
Vacina contra a Covid: É exigido o comprovante de vacinação.
Conecte SUS
Para ter acesso ao passaporte eletrônico é necessário baixar o aplicativo Conecte SUS no smartphone ou acessar o site pela internet. Nos dois casos é preciso fazer um cadastro inicial com informações pessoais
Após o cadastro, é necessário clicar no ícone Vacina, onde deve aparecer as doses tomadas, lote da vacina aplicada e local onde aconteceu a imunização. As informações ficam disponíveis no sistema em até 10 dias após a vacinação.
Quem tomou as duas doses pode emitir um certificado nacional de vacinação, que é a prova digital que se está vacinado. Com a emissão do certificado há um QR Code que confirma a autenticidade do documento. É possível emiti-lo, ainda, em inglês e espanhol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.