De acordo com o levantamento de março, Lula tem 50% da intenção de voto no Nordeste. Na pesquisa eleitoral feita na segunda quinzena de fevereiro, o petista tinha 55%. Jair Bolsonaro possui 20% na região, o que traduz-se numa vantagem de vinte pontos percentuais entre os pré-candidatos.
O melhor desempenho de Jair Bolsonaro, por sua vez, é no Sudeste. Nessa região, o atual presidente empata com o petista: ambos possuem 36% da intenção de voto do eleitorado sudestino. No apurado conjunto do Norte e Centro-Oeste, o petista tem 45% e o atual liberal tem 27%. Dessa forma, a pesquisa segmentada por região apresenta o seguinte cenário:
Nordeste:
Lula (PT): 50%
Jair Bolsonaro (PL): 20%
Ciro Gomes (PDT): 13%
Sergio Moro (Podemos): 4%
João Doria (PSDB): 3%
Norte/Centro-Oeste
Lula (PT): 45%
Jair Bolsonaro (PL): 27%
Ciro Gomes (PDT): 7%
Sergio Moro (Podemos): 7%
João Doria (PSDB): 1%
Sudeste
Lula (PT): 39%
Jair Bolsonaro (PL): 31%
Ciro Gomes (PDT): 6%
Sergio Moro (Podemos): 10%
João Doria (PSDB): 2%
Sul
Lula (PT): 36%
Jair Bolsonaro (PL): 36%
Ciro Gomes (PDT): 6%
Sergio Moro (Podemos): 8%
João Doria (PSDB): 3%
A pesquisa eleitoral do Ipespe foi realizada no período de 07 a 09 de março de 2022, com amostra de mil entrevistados. As margens de erro máximo variam por tamanho de segmento, indo de 3.2 pontos percentuais para o total da amostra até aproximadamente 8.2 para o menor segmento de região Centro-Oeste e Norte.
Crescimento de Bolsonaro faz PT antecipar campanha de Lula
O crescimento de Jair Bolsonaro (PL) nas últimas pesquisas eleitorais fez o PT estudar a antecipação da campanha formal de Lula à Presidência da República. De acordo com informações do Metrópoles, o Partido dos Trabalhadores trabalha para apresentar formalmente o ex-presidente como candidato no início de abril.
A intenção seria realizar um evento logo após o fechamento da janela partidária. Segundo o portal, planeja-se um ato em São Paulo. O evento vai reunir aliados e o ex-governador Geraldo Alckmin, escolhido como vice de Lula na chapa para disputar a eleição presidencial. Ele negocia sua filiação a algum partido da base de Lula, preferencialmente o PSB.
Além do evento, Lula deve realizar duas viagens: uma à Curitiba, no dia 18, para filiar o ex-senador Roberto Requião, que irá disputar pelo PT o governo do estado; outra ao Rio de Janeiro, para participar de um congresso do PCdoB. A sigla, junto com o PV, deve formar uma federação com os petistas.
Por Augusto Tenório
Jornal do Commercio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.