Na manhã desta sexta-feira, (04/03), o Banco do Nordeste participou de reunião institucional, na sede do CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável no município de Floresta, situado no Sertão de Itaparica em Pernambuco.
O Coordenador Geral do CMDRS, Manoel Joaquim da Silva, recebeu a equipe do Programa CrediAmigo, agentes de crédito, Júlio Gomes e Matheus Torres, da agência do Banco do Nordeste de Floresta – PE e o Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo, coordenador do PRODETER – Programa de Desenvolvimento Territorial no polo Itaparica.
Os representantes do CrediAmigo, apresentaram as regras do programa e os critérios de acesso ao maior Programa de Microcrédito Produtivo Orientado da América do Sul. Júlio Gomes, agradeceu o convite ressaltando que o CrediAmigo do Banco do Nordeste visa promover financiamentos integrado e orientado das atividades econômicas produtivas, também busca melhorar as condições de vida da população e o desenvolvimento de nossa região.
“Os agentes de crédito, estão à disposição das associações para participar de reuniões mensais e realizar palestras informativas sobre o Programa e tirar dúvidas dos empreendedores interessados”, frisou o agente de credito.
Segundo a entidade, atualmente 5.619 clientes são atendidos em Floresta - PE, com uma carteira ativa em investimentos de R$19.287.026, milhão de reais aplicados.
O Coordenador do CMDRS, Manoel Joaquim, ressaltou que o Conselho deve buscar parcerias e mais alternativas que contribuam para o desenvolvimento agrícola do município de Floresta, para isso será necessário traçar planos e projetos para 2022.
O representante do IPA, Gustavo Gomes, destacou que o Programa Campo Novo é um incentivo do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, através de parcerias com os municípios na distribuição de sementes milho e sorgo forrageiro, com assistência técnica e acompanhamento dos técnicos do IPA e apoio técnico da Secretaria de Agricultura.
O Médico Veterinário e Fiscal Agropecuário Estadual da ADAGRO – Iury Uzêda da Rocha, fez uma breve explanação sobre a importância da Guia de Trânsito Animal (GTA), para os criadores de caprinos e ovinos, informou que os produtores devem procurar atualizar seu cadastro no escritório da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco – ADAGRO. Concluiu que somente os criadores já cadastrados pode retirar a GTA, que obrigatoriamente só deverão ser transportados com a documentação sanitária, que só é permitido o trânsito de animais sadios, para evitar a proliferação de doenças, também são verificadas o cumprimento das exigências sanitárias, como: exames e vacinações.
Principais assuntos debatidos na reunião:
Emissão e Desbloqueio de DAP’s – Pronaf;
Acesso ao Crédito Produtivo e Orientado, Crediamigo;
Plano Safra 2021/2022;
Recursos Hídricos e Licença Ambiental e Outorga D’água;
Emissão de GTA – Guia de Trânsito Animal;
Parcerias com o BNB para alavancar os investimentos no município, custeio agrícola e pecuário, nas atividades ovinocaprinocultura, agricultura irrigada e energia solar.
Entidades participantes:
CMDRS – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável
Banco do Nordeste do Brasil S/A
INEC – Instituto Nordeste Cidadania – CrediAmigo
IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco
ADAGRO - Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco
STTR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais
CPRH – Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos
Coopercapri – Cooperativa de Criadores de Caprinos e Ovinos de Floresta
26 Associações de Agricultores Familiares.
Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/BNB.
Informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/BNB.
Informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/BNB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.