"A Ômicron vem atingindo de forma intensa as pessoas não vacinadas, como é o caso da maioria das crianças. É urgente acelerar o ritmo da campanha”, afirma a deputada pernambucana (Foto: Alepe)
Médica pediatra e coordenadora da Frente Parlamentar da Primeira Infância da Alepe, Santana expressou preocupação com o aumento das infecções provocadas pela variante Ômicron neste período de volta às aulas. Ela destacou, ainda, que as vacinas aplicadas em meninos e meninas a partir de 5 anos de idade passaram por estudos criteriosos e receberam a aprovação das agências reguladoras.
“Estamos num momento crítico da infecção pelo coronavírus. A Ômicron vem atingindo de forma intensa as pessoas não vacinadas, como é o caso da maioria das crianças. É urgente acelerar o ritmo da campanha”, afirmou. “Os pais e responsáveis podem ficar tranquilos a respeito da eficácia e da segurança dos imunizantes”, acrescentou a deputada, ressaltando a redução da circulação do vírus e a queda, em 90%, do internamento hospitalar entre pessoas com ciclo vacinal completo.
A socialista lembrou que, na última semana, Pernambuco registrou a morte de um bebê de 1 ano e de duas crianças, de 10 e 12 anos, vítimas da Covid-19. “São perdas que, provavelmente, poderiam ter sido evitadas”, disse. Ela sugeriu que o Governo do Estado oriente os prefeitos a implantarem a vacinação em creches e escolas: “Dessa forma, será possível proteger mais crianças em intervalo menor de tempo”.
Leitos
No pronunciamento, Santana também falou sobre a carência de leitos de UTI pediátrica no País e registrou que, em Pernambuco, 85% deles estão ocupados atualmente. Nesse contexto, comunicou o início da operação, no último sábado (5), de 20 leitos pediátricos – dez de terapia intensiva e dez de enfermaria – no Hospital de Referência à Covid-19 de Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque), na Região Metropolitana do Recife.
Segundo o Governo do Estado, outros dez leitos pediátricos de UTI deverão ser colocados em operação nessa mesma unidade nos próximos dias. “Com a abertura das vagas, Pernambuco contará com 74 leitos de UTI e 119 de enfermaria voltados para bebês e crianças com quadros respiratórios graves”, frisou a deputada.
Alepe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.