O presidente Jair Bolsonaro viajará, nesta semana, para três estados do Nordeste: Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Ele vai visitar empreendimentos do projeto de transposição do rio São Francisco.
Pernambuco e Ceará
Nesta terça-feira (8), está prevista a participação de Bolsonaro, em Salgueiro (PE), no evento de acionamento das bombas no Núcleo de Controle Operacional na estação de bombeamento do sistema de transposição do rio São Francisco.
No mesmo dia, a comitiva da Presidência vai ao Ceará para visitar a Barragem de Jati. Durante a visita, as águas serão liberadas da estrutura até o Cinturão de Águas. O acionamento para enchimento da barragem foi em junho de 2020, mas o empreendimento não recebe água do São Francisco desde maio de 2021 por causa de problemas de manutenção.
Rio Grande do Norte
Na quarta-feira (9), o presidente vai visitar as obras da Barragem de Oiticica, no Rio Grande do Norte. A barragem é a porta de entrada das águas do São Francisco no Rio Grande do Norte. A estrutura está em fase final de construção e vai garantir o abastecimento de 330 mil pessoas em oito cidades potiguares.
No mesmo dia, também será assinada ordem de serviço para a segunda etapa de obra de pavimentação na cidade de Jucurutu (RN), interligando a sede do município ao distrito de Serra de João do Vale.
Bolsonaro já foi ao Nordeste em agendas relacionadas à transposição do rio São Francisco em outras ocasiões e com líderes regionais, como o ex-presidente e senador Fernando Collor (PROS-AL) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Em outubro de 2021, Bolsonaro inaugurou a última etapa da obra física do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O ramal levará água do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco a 54 municípios dos estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba e do Ceará.
Em junho de 2020, o presidente inaugurou um trecho da transposição, na divisa de Pernambuco e Ceará. Ele estava acompanhado de ministros e do filho Eduardo Bolsonaro. O projeto de integração do rio São Francisco tem ao todo 477 km de extensão e é o maior empreendimento hídrico do país.
Por Carlos Eduardo Bafutto e Plínio Aguiar, do R7, em Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.