Houve registros no Recife, em Olinda e em Paulista. Comerciantes do Mercado de Água Fria interditaram via, neste domingo (30), pedindo providências à Neoenergia (Reprodução g1 PE)
Na manhã deste domingo (30), comerciantes do Mercado de Água Fria, na Zona Norte da capital, fizeram um protesto por causa do problema e interditaram, com pneus queimados e galhos de árvores, os dois sentidos da Estrada Velha de Água Fria.
De acordo com a Neoenergia Pernambuco, antiga Celpe, a falta de energia ocorreu devido a problemas causados pelos ventos de até 60 quilômetros por hora. Durante o temporal, dezenas de árvores caíram, bem como postes. Também houve enxurradas na Zona da Mata.
A comerciante Cláudia Fábrica trabalha no Mercado de Água Fria há 24 anos. Segundo ela, a falta de energia ocorreu devido à queda de dois postes no entorno do centro comercial. Além do mercado, moradores dos arredores também estão há mais de um dia sem energia.
"Aqui tem pelo menos cinco açougues, e essa é a principal preocupação. As carnes estão se perdendo, porque passou a sexta, entrou no sábado e nenhuma providência foi tomada. Também tem casas de frios em ruas aqui perto que estão prejudicadas. O prejuízo é grande, estamos no maior calor", explicou a comerciante.
Às 12h30, Cláudia Fábrica informou que a energia foi restabelecida no mercado, mas moradores do entorno seguiam prejudicados.
O motorista Anderson Vieira mora no Janga, em Paulista. Ele disse que, na casa dele, ao menos sete ligações foram feitas para a Neoenergia. "Já perdemos alimentos na geladeira e, agora, estamos sem água, porque a gente depende da bomba para encher a caixa", disse.
A falta de energia também persiste em casas de ao menos três ruas no bairro de Ouro Preto, em Olinda. A família do jornalista Oscar Lobo mora na Rua Verdes Mares, onde a eletricidade acabou às 21h da sexta-feira.
"Estão perdendo tudo o que tinha na geladeira. Tenho uma avó de 92 anos e ficam racionando água, porque sem energia elétrica, não tem como acionar a bomba para encher a caixa d'água. O pessoal está bem chateado", afirmou.
Resposta
Por meio de nota, a Neoenergia Pernambuco informou que permanece atuando no restabelecimento da energia "em áreas isoladas, ainda em decorrência de ventos de até 60 quilômetros por hora". Segundo a empresa, os chamados se concentram principalmente em localidades de Olinda e de Paulista.
"As ocorrências pontuais foram provocadas por quedas de árvores e objetos projetados contra a rede elétrica. A empresa reforçou o contingente de profissionais de prontidão e segue avançando na recomposição com a maior brevidade possível. A Neoenergia Pernambuco manterá as equipes extras mobilizadas até a normalização do serviço nas áreas afetadas", afirmou a empresa.
g1 PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.