Governo do estado anunciou, nesta quarta-feira (24), novas unidades escolares de tempo integral — Foto: Suzana Souza/g1
Pernambuco anunciou 11 novas escolas técnicas e tempo integral em 75% das unidades de ensino médio em 2022. Ao todo, mais 104 escolas passam a ofertar ensino integral. Duas são de Petrolândia - Escola Delmiro Gouveia e Escola São Francisco; veja lista completa abaixo
Secretário de Educação e Esportes de Pernambuco Marcelo Barros — Foto: Suzana Souza/g1Por Suzana Souza*, g1 PE
O governo de Pernambuco anunciou, nesta quarta-feira (24), a ampliação da oferta do ensino integral em escolas de nível fundamental e médio e a criação de novas escolas técnicas. De acordo com a Secretaria de Educação e Esportes, 75% das escolas de ensino médio passam a ser integrais em 2022.
Para 2022, estão previstas mais 11 Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), sendo que seis delas são unidades de referência que viram técnicas e cinco que estão em construção.
Além disso, 104 escolas estaduais existentes são transformadas em unidades de referência em Ensino Médio (Erem), Fundamental e Médio (Eremfem) e Fundamental (Eref), todas com oferta de aulas em tempo integral.
“Pernambuco vai universalizar o ensino integral para todos os estudantes do primeiro ano [do ensino médio] que querem estudar no ensino integral”, afirmou o secretário de Educação e Esportes Marcelo Barros.
Em coletiva de imprensa no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, na área central do Recife, o secretário explicou que o quantitativo de escolas que permanece com o modelo regular é voltado para estudantes que não querem cursar o ensino médio em tempo integral.
“Vamos manter 25% das escolas no modelo regular porque sabemos e entendemos que tem estudantes e familiar que optam por esse modelo. Nós temos que deixar essa escolha para o nosso estudante”, declarou. No entanto, o secretário garantiu que todos os estudantes que optarem pelo ensino integral terão escolas disponíveis.
Pernambuco conta, atualmente, com 1.055 escolas na rede estadual, sendo 420 escolas de referência, 50 ETEs, 436 escolas regulares e 149 escolas indígenas.
As novas unidades de ensino integral devem ser dividas de acordo com a seguinte quantitativo:
70 Escolas de Referência (Erem e Erefem)
34 Escolas de Referência em Ensino Fundamental (Eref)
Das novas Escolas de Referência, 14 são em jornada integral de 45 horas, 16 em jornada integral de 35 horas com dois turnos de ensino médio e outras 40 em jornada integral de 35 horas com dois turnos de ensino fundamental e médio (veja o detalhamento ao final da reportagem).
Segundo o secretário, em 2008, o estado contava com 52 escolas de tempo integral no ensino médio. Em 2014, o número foi para 326 unidades de ensino nesse modelo em todos os municípios do estado e em Fernando de Noronha. No ano letivo de 2022, a previsão é que o estado atinja a marca de 540 escolas integrais.
“São escolas integrais com laboratórios, com protagonismo, com o cuidado e metas, com conteúdos muito importantes para garantir que aquele jovem tenha uma educação adequada e competente para o mundo e qualquer desafio que ele queira encarar”, afirmou a vice-governadora do estado Luciana Santos (PCdoB).
Escolas técnicas
De acordo com o secretário de Educação, até o final de 2022, mais cinco escolas técnicas serão construídas nos municípios de Moreno e Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e Exu e Cabrobó, no Sertão, e Itaíba, no Agreste.
Além dessas unidades, o governo afirmou que vai transformar seis escolas que funcionavam como Erem integrais em novas escolas técnicas nos municípios do Recife e de Paulista, na Região Metropolitana, Barreiros, no Agreste, e Salgueiro e Petrolina, no Sertão do estado.
Na capital pernambucana, duas escolas são transformadas em ETE: Mariano Teixeira, no bairro de Areias, na Zona Oeste da cidade, e João Bezerra, localizada no município de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife.
“Estamos ampliando também as escolas técnicas, isso também é fundamental. Cada vez mais o mercado é exigente e o ensino técnico estadual ajuda os estudantes a estarem aptos”, disse o governador do estado Paulo Câmara (PSB).
De acordo com o governador, em 2007, havia seis escolas técnicas no estado. Em 2022, a previsão é que Pernambuco tenha 61 escolas desse tipo, já contando com as 11 novas unidades.
Confira relação de escolas
As 104 unidades de ensino que devem ser transformadas em ensino integral ficam localizadas em diversos municípios do estado.
Confira as cidades, nome das escolas e jornada pretendida em cada unidade: