Com uma ótima memória, ela fez longo relato de sua vida em entrevista a esse blogueiro/radialista Assis Ramalho, seu neto mais velho.
O gostoso bate-papo aconteceu na manhã desta sexta-feira (19/11/2021), na residência da família - na Quadra 05 de Petrolândia.
Com uma memória de dá inveja a qualquer jovem, ela recordou com muita clareza seus tempos desde sua chegada no distrito de Tacaratu, em 1942. [Veja abaixo o vídeo da entrevista]
Ela ultrapassou inúmeros desafios, muitas provas de fogo! em sua longa tragetória, sempre foi uma pessoa que não soube o que é desistir.
Expedita Jacobino Ramalho nasceu em 19 de novembro de 1922, no Sítio Cajazeiras, município de Ibiara, no sertão da Paraíba. Filha de Isaías Jacobino de Souza e Ana Ramalho de Souza, ficou órfã de mãe aos 20 anos de idade.
A convite do pai, Isaías, fizeram um passeio para visitar familiares que residiam na região de Tacaratu-PE. Nessa visita conheceu o então jovem Antônio Nunes de Souza [In Memorian], filho único do tacaratuense Pedro Nunes de Souza e de Marcionila Gomes Souza, natural de Floresta-PE.
Apaixonados, casaram-se um ano depois.
Antônio e Expedita constituíram família e tiveram 11 filhos: Elita [mãe deste blogueiro], Maria José, Eliêda, Socorro, Carminha, Aparecida, Naninha, Manoel (falecido), Pedro, Antônio e Isaías.
Os onze filhos já renderam dezenas de netos e bisnetos.
Abaixo: Vídeo da entrevista, a história completa de Expedita Jacobina e fotos de arquivo da família
Expedita Jacobino Ramalho - uma vida de luta e conquistas ao lado do marido Antônio Nunes, no sítio Mundo Novo (Petrolândia).