terça-feira, setembro 14, 2021

Secretaria de Saúde de Petrolândia aplica na quinta-feira (16) segunda dose de vacina contra a Covid-19 na Agrovila 06

Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Atenção! 2° DOSE (ZONA RURAL)

Se liga! 

Data: 16/09

Horário: 9h às 13h

Local: Colégio Caruá (Agrovila 06)

VACINAS DISPONÍVEIS:

Sinovac (conforme data anotada no cartão de vacinação).

Pfizer (mais de 60 dias da primeira dose).

Realizaremos também testes rápidos de covid-19.

BLOG DE ASSIS RAMALHO
Informação: Sec/Saúde de Petrolândia

Petrolândia: UBSF Francisco Fernandes e UBSF Santa Inês na Campanha Setembro Amarelo

.

PREFEITURA DE PETROLÂNDIA (PE)

Equipes de Saúde sempre disponíveis, levando qualidade e eficiência no atendimento a população da zona rural e urbana.

Mais um dia de atendimentos, compromisso e cuidado com todos os petrolandenses.

Por: Ass/da Prefeitura de Petrolândia

Avião cai em área de mata e sete pessoas morrem em Piracicaba; Empresário, esposa e 3 filhos estão entre as vítimas


Sete pessoas morreram após um avião cair em Piracicaba (SP) na manhã desta terça-feira (14). A aeronave caiu em uma área de mata no bairro Santa Rosa e, com a explosão, um incêndio teve início no local.

Segundo o Corpo de Bombeiros, no avião bimotor modelo King Air B200, ano 2019, prefixo PS-CSM, estavam o sócio da Raízen Celso Silveira Mello Filho, 73 anos, sua esposa Maria Luiza Meneghel, 71 anos, e os 3 filhos do casal: Celso Meneghel Silveira Mello, 46 anos, Camila Meneghel Silveira Mello Zanforlin, 48 anos, e Fernando Meneghel Silveira Mello, 46 anos. Também morreu o piloto Celso Elias Carloni, 39 anos, e o copiloto Giovani Dedini Gulo, 24 anos.

As vítimas foram carbonizadas e morreram no local. O Corpo de Bombeiros já localizou os sete corpos, segundo a Prefeitura de Piracicaba, e aguarda a conclusão da perícia para liberação.

Incêndio em mata de Piracicaba após queda de avião no bairro Santa Rosa — Foto: Corpo de Bombeiros de SP

Boletim desta terça-feira (14/09/2021): Com mais 615 casos e oito mortes por Covid-19, Pernambuco totaliza 614.141 infectados e 19.560 óbitos


Mais oito mortes e 615 casos de Covid-19 foram contabilizadas pela Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) nesta terça-feira (14). Com isso, o estado passou a ter, ao todo, 614.141 confirmações e 19.560 óbitos provocados pela doença desde março de 2020, começo da pandemia.

Dos novos registros, 13 (2%) foram de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 602 (83%) de pessoas com quadros leves da doença. Considerando essa divisão, o estado já notificou 53.671 casos graves e 560.470 leves.

Os oito falecimentos contabilizados nesta terça ocorreram entre 5 de abril e a segunda-feira (13).

Outros detalhes epidemiológicos devem ser repassados ao longo do dia pelo governo.

G1 PE

Secretaria de Saúde de Petrolândia aplica na tarde de hoje no Ginásio de Esportes segunda dose de vacina contra a Covid-19


Atenção! 2° DOSE (ZONA URBANA)

Se liga! 

Data: 14/09

Horário: 14h30 às 17h30

Local: Ginásio de esportes

VACINAS DISPONÍVEIS:

Sinovac (conforme data anotada no cartão de vacinação).

AstraZeneca e Pfizer (mais de 60 dias da primeira dose).


Divulgação: Ass/Prefreitura de Petrolândia

Petrolândia - Covid-19: Novo boletim aponta que o número de casos ativos baixou de 09 para 02, e subiu de 45 para 46 o total de mortes; Confira o quadro completo

COVID-19

Um novo boletim informativo da prefeitura de Petrolândia divulgado na noite desta segunda-feira (13/09/2021), informa que o número de casos ativos baixou de 09 para 02, e o total de óbtitos cresceu de 45 para 46, de acordo com o último informativo divulgado no dia 27 de agosto/2021.

Para mais informações e esclarecimentos, entre em contato com a vigilância epidemiológica pelo número (87) 9646-5830

VEJA ABAIXO O QUADRO COMPLETO DO BOLETIM DESTA SEGUNDA (13/09/2021)






Confira abaixo o quadro comparativo com o último boletim divulgado no dia 27/08/2021.

Trator aquático e equipamentos para retirada das baronesas em Petrolândia



De acordo com o prefeito Fabiano Marques, várias ações estão sendo realizadas para conter o avanço das baronesas no nosso rio. "Estamos trabalhando com equipamentos, máquinas e colaboradores, unidos para retirar as baronesas do nosso rio São Francisco, um trabalho que precisa ser feito periodicamente, evitando uma ploriferação acelerada".

Com a obra de readequação do saneamento básico que vem sendo executada no município, resultará também na diminuição da proliferação das baronesas no nosso rio.

Uma nova história, aqui tem trabalho de verdade.

Divulgação: Ass/Prefeitura de Petrolândia


NOTÍCIA RELACIONADA
Prefeitura de Petrolândia aluga novos equipamentos para retirada de baronesas na orla Fluvial da cidade
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR


Há anos que existe em Petrolândia um problema ambiental recorrente, que é a proliferação da planta aquática conhecida popularmente como baronesa. A planta pode trazer ao rio e a população algumas consequências, como a queda na qualidade do ambiente e mau cheiro. Um outro problema é que quando essas plantas morrem, toda a poluição absorvida por elas é devolvida ao rio. Para que se faça o controle desta situação, o poder público precisa investir periodicamente na remoção do material, que após certo tempo multiplica-se novamente voltando a tomar as margens do Velho Chico.

Em busca de combater a terrível proliferação, a prefeitura de Petrolândia alugou novos equipamentos e deu sequência aos serviços de retirada da planta da Orla fluvial da cidade.

Os novos maquinários contratados é da empresa Ambiental Pires LTDA, especializada em retirada de baronesas de lagos, entre outros serviçoes prestados a quem procure os seus trabalhos. O contato é (75) 9.8830-3235


Os serviços foram acompanhado de perto - na manhã desta sexta-feira (10/09/2021) - pelo prefeito Fabiano Marques e o vice Rgério Novaes.

''Alugamos equipamentos para ver se desta vêz a gente possa acabar, ou pelo menos diminuir com essas baronesas que invadiram o nosso rio São Francisco'' disse o prefeito Fabiano Marques.

Na quinta-feira (09) a nossa reportagem fez registros dos trabalhos. VEJA ABAIXO


A ORIGEM DAS BARONESAS

A baronesa é uma planta originária da América do Sul, com ampla distribuição nos rios da bacia amazônica, é considerada como uma das 100 plantas de maior potencial invasor e se desenvolve em ambientes poluídos, podendo ser um indicador do alto nível de poluição das margens do Rio São Francisco.

A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) é responsável pelo controle tanto da proliferação de baronesas quanto do lançamento de efluentes não tratados no leito do rio. A retirada é realizada através da remoção manual ou remoção física, o que não é eficiente, devido ao fato das baronesas se reproduzirem por brotamento, retomando o crescimento caso seja retirada por eventos naturais ou artificiais. Desta forma, apenas a retirada manual das baronesas não tem um custo/benefício econômico e ambiental viável, pois não é uma estratégia sustentável em longo prazo.

A respeito das plantas no rio, existem três tipos de controle: o químico, que não é recomendável; o físico, utilizado atualmente, mas não muito efetivo e o controle biológico, mais recomendado, mas que necessita de estudos a médio e longo prazo para uma solução concreta e definitiva.

O ideal é que os métodos para remoção sejam utilizados sozinhos ou combinados para um melhor resultado, e o mais importante, devem ser atrelados ao processo de revitalização do Rio São Francisco, cobrado pela sociedade desde a década de 1990, mas que não avançou, além do tratamento de esgoto, removendo o máximo de sujidades possível do esgoto da cidade a fim de devolver uma água mais limpa para o Rio São Francisco.

Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Pernambuco define dose de reforço contra Covid-19 para 25 de setembro



A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) promoveu, nesta segunda-feira (13), reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) junto aos municípios pernambucanos para discutir e pactuar a utilização da dose de reforço de vacinas contra a Covid-19 (3ª dose) - que deve ser direcionada para idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos graves - além de definir uma grande mobilização para aplicação da segunda dose em todo o Estado - com o objetivo de ampliar o número de pessoas com o esquema vacinal completo.

"Pactuamos uma grande mobilização destinada para aplicação da segunda dose, envolvendo todos os municípios pernambucanos, sendo definido o "Dia D" em 25 de setembro. Essa convocação juntos às cidades é fundamental para que possamos avançar conjuntamente na imunização em nosso Estado e garantir a continuidade do esquema, já que mais de 600 mil doses, de diversos fabricantes, estão em atraso. A proposta é que os municípios realizem já a partir da próxima semana suas ações estratégicas que devem culminar com o Dia D, impulsionando nossa cobertura de segunda dose. Não podemos esquecer, ainda, da presença do vírus da variante delta em circulação no nosso Estado", afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Para administração de reforço de vacinas contra a Covid-19 (3ª dose), a estratégia a ser adotada, inicialmente, é a aplicação de doses em todos os idosos acima de 70 anos que deverá ocorrer seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independentemente do imunizante aplicado. Para os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência a vacinação já pode ser realizada acima dos 60 anos.