Da esquerda para a direita, acima e abaixo nas colunas: Hugo Pilger, Lucas Ciavatta, Juliana Melleiro, Pedro Bittencourt, Marco Catto, Crismarie Hackemberg, Mestre Pirulito, Bianca Almeida, Daniel Reginato, Aloysio Fagerlande e Nayana Torres; participantes do Festival Arte de Toda Gente (Fotos: Divulgação)
Começa no próximo dia 21 de julho o Festival Arte de Toda Gente, que vai reunir dezenas de professores, especialistas e artistas das mais diversas vertentes e origens geográficas em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações, ao vivo e gravadas, transmitidas gratuitamente pela internet. Pela primeira vez, em um só evento, estarão combinadas de forma complementar atividades promovidas pelos três projetos do programa Arte de Toda Gente: Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos. Lançados ao longo de 2020 os projetos compõem o programa Arte de Toda gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.
O Festival se inicia com uma série de oficinas gratuitas – algumas delas abertas, outras, com limitação do número de participantes, para as quais serão necessárias inscrições prévias online pelo site www.artedetodagente.com.br. As primeiras oficinas estão na Academia Virtual Sinos, que oferecerá a alunos e integrantes de orquestras de projetos sociais aulas ao vivo de diversos instrumentos, ministradas por professores de uma das vertentes do Sinos, o Projeto Espiral. Entre eles estarão Moisés Pena (oboé), Fausto Borém (contrabaixo), Pedro Bittencourt (saxofone), Aloysio Fagerlande (fagote), Pedro Moita (percussão), Marco Damm (violino), Hugo Pilger (violoncelo) e Marco Catto (viola).
O canto coral é o tema de outro conjunto de oficinas, estas destinadas a regentes e professores e que abordarão temas como Preparo vocal para coro infantil, Canto coral e percussão corporal, Arranjo vocal e Musicalização e inclusão no canto coletivo, todas a cargo de professores participantes do projeto Um Novo Olhar.
Já o brasileiríssimo maracatu é o tema de uma oficina oferecida pelo Bossa Criativa e que terá Asidezio Santana, o famoso Mestre Pirulito, como professor, em 10 videoaulas semanais.