Esse foi o segundo lote de imunizantes da Jassen, que é de aplicação única, a chegar no estado e, pela primeira vez, todos os municípios pernambucanos recebem unidades (veja quantidade mais abaixo).
Em junho, quando chegou a primeira remessa, o estado enviou cerca de 62 mil de doses para o Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, conforme acordo prévio. Da atual pauta, esses municípios recebem o complemento do que havia sido prometido de Janssen, mas não foi entregue, já que a quantidade veio menor do que era esperado.
Essas seis cidades não recebem doses da Pfizer da atual pauta - os imunizantes foram distribuídos para as cidades que não receberam anteriormente Janssen, como forma de compensação.
Segundo a recomendação da Secretaria Estadual de saúde, as doses da Janssen devem ser usadas na imunização por faixa etária. As unidades da Pfizer são exclusiva para primeira dose, enquanto as da AstraZeneca devem ser utilizada para primeira aplicação de trabalhadores industriais e segunda de pessoas com comorbidades e/ou deficiência.
Confira, abaixo, como fica a divisão de doses:
Distribuição de vacinas contra Covid-19
Município Janssen (Dose única) Pfizer - Dose 1 AstraZeneca (Dose 1 - industriais) Astrazeneca (Dose 2 - comorbidades e pessoas com deficiência)