Túlio Gadêlha em foto com Lideranças indíginas de Petrolândia. Cacique Marcelo foi convidado pelo deputado Federal para se lançar candidato a deputado nas eleições 2022.
No ultimo final de semana, o Cacique Marcelo da terra indígena Entre Serras, o capitão da aldeia Angico Ubirajara Barbosa, e o assessor jurídico da APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, se reuniram com o Deputado Federal Túlio Gadelha, para tratar sobre articulações para barrar o PL- 490/2007, que altera a legislação da demarcação de terras indígenas.
O ponto mais polêmico do PL 490/ 2007 trata do marco temporal e prevê que só poderão ser consideras terras indígenas aquelas que já estavam em posse desses povos na data da promulgação da Constituição, 5 de outubro de 1988, passando a exigir, dessa forma, uma comprovação de posse, o que hoje não é necessário. O texto ainda flexibiliza o contato com povos isolados, proíbe a ampliação de terras que já foram demarcadas e permite a exploração de terras indígenas por garimpeiros.
Estiveram presentes ainda representantes do CIMI - Conselho Indigenista Missionário, bem como Tiago Nagô representante do Movimento Negro da Região Metropolitana do Recife, e representantes da igreja católica.
POLITICA ESTADUAL.
O tema politica também foi pauta do encontro, Onde ficou acertado o apoio dos Pankararus da Terra Indígena Entre Serras que abrange os municípios de Petrolândia, Tacaratu e Jatobá, vão apoiar o deputado Tulio Gadelha nas eleições 2022, que na oportunidade convidou o cacique Marcelo para ser candidato a Deputado Estadual, Tiago Nagô que também é presidente do PDT de Olinda e Pre - candidato a deputado estadual informou que caso o cacique Marcelo aceite o convite retira sua pré – candidatura para apoiar o cacique e fazer sua campanha na região metropolitana do recife por acreditar que Marcelo represente não só os povos indígenas como as minorias e povos tradicionais de Pernambuco.
Nas eleições de 2020 Pernambuco teve o primeiro prefeito indígena eleito o Cacique Marcos Xucuru da cidade de Pesqueira, Isso mostra que o movimento indígena além de se organizar sobre os direitos das populações indígenas começa a se organizar politicamente, O cacique Marcelo segundo fontes ouvidas pelo blog ficou de consultar suas bases para dar a resposta definitiva, podendo assim Petrolândia ter um representante na disputa a deputado estadual em 2020.
Blog de Assis Ramalho
Informação: Lideranças indíginas de Petrolândia