Av. Manoel Borba, centro de Petrolândia - Foto: Assis Ramalho/BlogAR
Já comércio de bairro, como os estabelecimentos varejistas de pequeno porte situados em áreas residenciais, podem abrir:
das 8h às 18h, das 9h às 19h ou das 10h às 20h, de segunda-feira a sexta-feira;das 9h às 17h ou das 10h às 18h, nos finais de semana e feriados.
O governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta (6), que as restrições de atividades sociais e econômicas serão prorrogadas por mais duas semanas. As medidas, em vigor desde março, por causa da pandemia, seguiriam até o dia 9 de maio. Com a nova determinação, ficam mantidos, até o dia 23 deste mês, os horários diferenciados do comércio e as proibições de festas e eventos.
As informações foram repassadas durante pronunciamento feito pelas redes sociais. Participaram os secretários estaduais de Saúde, Andre Longo, e executiva de Planejamento, Ana Paula Vilaça. O estado também anunciou a abertura mais leitos para Covid e a chegada de novas doses de vacinas.
A prorrogação das medidas, de acordo com o estado, foi determinada por causa dos "altos números" de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Longo informou que houve aumento de solicitações de UTIs e de enfermarias na rede pública, na última semana.
"Temos mais 1.600 pessoas internadas com problemas respiratórios em UTIs no estado. Na comparação das últimas duas semanas, foram mais 76 pedidos de UTi e 65 de enfermarias. Estamos em um platô dos números", afirmou.
Ana Paula Vilaça acrescentou que a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva tem se mantido em 97%. "As medidas foram mantidas por causa desses índice de avaliações técnicas", afirmou.
As medidas restritivas atuais foram decretadas no fim de março, depois de um período de quarentena em todo o estado. O decreto anterior ficou em vigor até 25 de abril. Depois, o estado ampliou essas restrições até 9 de maio.
Principais medidas