Vamos juntos, construir uma nova história.
sábado, janeiro 30, 2021
Petrolândia: ''Estamos limpando a cidade e deixando tudo da melhor maneira possível' diz secretário de Serviços Urbanos
Vamos juntos, construir uma nova história.
Petrolândia: Vereador Silvio Rogério solicita ao prefeito Fabiano Marques reforma com inserção de placas indicativas nos Pilares do Portão de Entrada da Velha Barreiras
Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia em 2021, realizada na manhã de quarta-feira (27), o vereador Sílvio Rogério (SD) fez solicitação ao prefeito Fabiano Marques reforma com inserção de placas indicativas nos Pilares do Portão de Entrada da Velha Barreiras
O Vereador Silvio Rogério da Silva, abaixo subscrito, indica à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja solicitado ao Exmº Sr. Prefeito do Município de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques, no sentido de viabilizar uma reforma, com inserção de placas indicativas, nos Pilares ( Portão de Entrada) da Velha Barreiras” local de acesso ao Lago Itaparica, especificamente nas proximidades da Igreja Sagrado Coração de Jesus, hoje submersa, face ao deslocamento da cidade.
Justificativa
A presente solicitação, fundamenta-se nas constantes reivindicações dos Munícipes que veem naquele local, a possibilidade de acesso a um passeio turístico pelo Lago de Itaparica, e neste contexto, contemplar as belezas naturaisda nossa região. Isto posto, considerando ser o referido acesso estratégico e facilitador a uma paisagem turística, surgiu a necessidade de um olhar mais criterioso,
no tocante à referida reforma, bem como, à necessidade de placas indicativas, junto àquela localidade, razão pela qual, justificamos aqui, o teor da presente solicitação. Do exposto, contamos com a apreciação e inconteste aprovação dos Nobres Pares.
Sala das Sessões, em 27 de Janeiro de 2021.
Silvio Rogério da Silva
Vereador SD
VEJA TAMBÉM
Petrolândia: Vereador Técio de João Vicente solicita ao prefeito Fabiano Marques possibilidade de viabilizar reajuste salarial aos profissionais da área da Enfermagem
CONFIRA JUSTIFICATIVA NA ÍNTEGRA
Indicação nº 001/2021
O Vereador Jefferson Técio de Souza Silva (Técio de João Vicente ), abaixo subscrito, indica à Nobre Mesa, consultando o Augusto e Soberano Plenário na forma regimental seja encaminhado expediente ao Exmº Sr. Prefeito deste Município de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques, bem como , à Sra. Secretária de Saúde, Dra. Ana Patrícia Jaques Marques, para que, sejaverificada a possibilidade de viabilizar reajuste salarial aos profissionais da área da Enfermagem deste Município.
Justificativa
Justificamos o presente pleito, salientando, que é grande a insatisfação entre os profissionais, que se veem sem o devido reconhecimento às suas funções essencialmente desempenhadas na área da saúde, deixando-os indignados, desestimulados, faltosos o que, consequentemente, culmina em dificuldades no tocante ao andamento, bem como, ao desempenho dos serviços prestados.
Sabe-se pois, que a população desta cidade vem crescendo significativamente nos últimos anos, cujo fluxo de pacientes, encontra-se aumentando numerosamente, razão pela qual, faz-se extremamente necessária a intervenção desta Casa Legislativa, no sentido de buscar soluções viáveis, que permitam a valorização e reconhecimento dos trabalhos por esses profissionais desempenhados, possibilitando desta forma, o fortalecimento de suas competências pessoais e profissionais.
Desta forma, imbuídos em viabilizar maior satisfação e segurança à referida área da saúde, no tocante à valorização profissional, é que solicitamos de V.Exa., que seja verificada a possibilidade de medidas cabíveis à esta finalidade, visando desta forma dirimir essa questão, com a maior brevidade possível.
Sendo assim, face à necessidade de viabilização do pleitoacima proposto, gostaríamos de solicitar aos Nobres Pares a aprovação da presente indicação.
Sala das Sessões, em 27 de Janeiro de 2021.
Jefferson Técio de Souza Silva
Vereador PSB
> Petrolândia: Vereador Said Sousa solicita ao prefeito Fabiano Marques providências cabíveis no sentido de interceder junto à COMPESA distribuição de água encanada para o Bairro Novo Horizonte
Apib recorre ao STF para garantir vacinação de todos indígenas do Brasil, independente do lugar onde residem
A letalidade do novo coronavírus entre povos indígenas é maior, mais da metade dos 305 povos brasileiros e os Warao (povo originário da Venezuela refugiado no Brasil) já foram impactados pela pandemia, totalizando mais de 47 mil infectados e 941 óbitos em decorrência do vírus.
Encaminhada ao ministro Luís Roberto Barroso, relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n° 709, a medida denuncia a exclusão de indígenas não aldeados e da população indígena aldeada em terras não demarcadas da primeira fase do plano de imunização nacional e aponta que a totalidade da população indígena está em situação de vulnerabilidade epidemiológica, portanto o critério adotado viola direitos constitucionais dos povos originários, além de abusar de racismo institucional para marginalizar as populações indígenas.
O relatório “Nossa luta é pela vida” registra os primeiros oito meses da pandemia entre os povos indígenas. Com base em dados e denúncias, o relatório apresenta o panorama das dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas para garantir direitos básicos e a luta para enfrentar a pandemia diante de ameaças e violações históricas que se intensificaram no contexto do isolamento social. Todos os fatores apontados no relatório “Nossa luta é pela vida” corroboram os argumentos apresentados ao STF por meio da medida cautelar.
“Desde o começo da pandemia, vários estudos alertaram para o fato de que a população indígena apresenta maior vulnerabilidade sociodemográfica e epidemiológica, em razão de fatores como dificuldade de acesso a serviços de saúde, falta de garantia das condições para medidas preventivas e de isolamento social, dinâmicas culturais próprias e em razão dos indicadores de saúde desfavoráveis dessa população, mais suscetível a doenças infectocontagiosas”, destaca o documento endereçado ao relator da ADPF 709.
Com objetivo de garantir a vacinação de todos os indígenas, a Apib também lançou a campanha “Vacina, parente!” na última semana. A campanha busca conscientizar sobre a importância da vacina para conter a disseminação do novo coronavírus, combater a desinformação que desacredita a imunização e pressionar o poder público pela vacinação de todos os indígenas em território brasileiro.
Record faz reportagem preconceituosa sobre Cabrobó; Presidente da Câmara em nome de todos os vereadores emite Nota de Repúdio
Com texto preconceituoso e com informações infundadas, a reportagem mostrou uma Cabrobó que não existe mais no cenário político e econômico de Pernambuco e do Nordeste.
Desde a obra da transposição do rio São Francisco que Cabrobó passou a ser tratada como um dos lugares de potencial econômico, provocado pela obra que leva água para vários estados do Nordeste, mas que tem seu canal principal construído em Cabrobó.
Do ponto de vista econômico, na gestão municipal do prefeito Marcílio Cavalcanti, PDT, encerrada em dezembro de 2020, foi deixada para o sucessor o prefeito Galego de Nanai, do Avante, uma cidade organizada, com vários investimentos implantados para atender as questões sociais e econômicas, de investimento na educação e na promoção de uma saúde de qualidade.
No tocante ao tema em questão da reportagem que é sobre a exploração sexual infantil, Cabrobó teve, na gestão de Marcílio, o fortalecimento das políticas de segurança pública, sendo a única cidade de Pernambuco a criar um conselho municipal de segurança pública e atuou ainda para fortalecer o trabalho do conselho tutelar no município.
Foi com esse projeto de gestão que Cabrobó passou quase dois anos sem ter um único homicídio. Também contribuiu para a ‘boa fama’ de Cabrobó, o projeto de iluminação em LED implantada pela gestão de Marcílio Cavalcanti, levando a iluminação pública para toda a cidade e interior também. A cidade é um dos poucos municípios a dispor toda a área urbana com este tipo de iluminação, fato que levou Cabrobó a ser tema de matéria nacional sobre segurança no começo do ano passado.
Por todos esses bons motivos, a matéria pejorativa e tendenciosa da Record TV só podia ser alvo de repúdio por parte do povo cabroboense e de todos que conhecem e respeitam a força, história e tradição de Cabrobó para Pernambuco e para todo o Nordeste.
Presidente da Câmara em nome de todos os vereadores de Cabrobó, emite Nota de Repúdio à matéria da TV Record
NOTA DE REPÚDIO
Eu, RONY RUSSO, enquanto Presidente da Câmara de Vereadores de Cabrobó, em conjunto com todos os vereadores desta casa, por meio deste viemos a população cabroboense repudiar a reportagem tendenciosa e desleal que passou ontem (28) no programa REPÓRTER RECORD INVESTIGAÇÃO, ferindo a imagem do município de Cabrobó, sendo necessário que sejam repudiados os seguintes pontos:
1. A reportagem retrocedeu a uma caracterização passada e já ultrapassada sobre o polígono da maconha para assim estereotipar negativamente nossa cidade que não se sobrevive do tráfico, pois na verdade vive e se desenvolve através de um povo trabalhador e honesto.
2. Em seguida, afirmaram que somos um dos municípios mais pobres do país, o que não é verdade, em nenhum momento o programa apresentou o índice que afirme tal informação.
3. A exploração sexual infantil não ocorre em destaque no nosso município, muito pelo contrário, infelizmente ocorre em todos as localidades desse país. Fato que deve ser tratado com seriedade e compromisso para a defesa de nossas crianças e adolescentes.
4. Os dados obtidos através do IBGE e expostos na reportagem foram utilizados de maneira insincera, pois inclusive não expressou que o último censo do IBGE realizado em nossa cidade é datado de 2010. Não mencionaram o quanto nosso município cresceu nesse período de dez anos.
5. Quanto a única ocorrência acompanhada pelos jornalistas é preciso ser analisada e investigada da maneira correta, respeitando os protocolos e observando a veracidade dos fatos. É totalmente desrespeitoso e incoerente sair apontando supostos cometimentos de crimes sem a devida análise dos fatos e tornar tais fatos entretenimento, principalmente, quando se trata de um alegado caso de exploração sexual infantil.
Por fim, cumpre declarar que a Câmara de Vereadores de Cabrobó fará os devidos requerimentos para que a reportagem seja refutada e seja dado o direito de resposta. Como também que esta Casa estará atenta ao tema tão importante que é a defesa de crianças e adolescentes e, principalmente, contra a ocorrência de violências sexuais, estando sempre disposta a construir políticas públicas conforme dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Cabrobó/PE, 29 de janeiro de 2021.
Blog do Magno - mais blog do Didi Galvão
Conta de luz seguirá com bandeira amarela em fevereiro
Segundo a agência, apesar de fevereiro ser um mês tipicamente mais chuvoso, os reservatórios das hidrelétricas seguem em recuperação lenta, o que demanda maior contenção do consumo.
"A combinação de reservatórios baixos com a perspectiva de chuvas abaixo da média histórica sinaliza patamar desfavorável de produção de energia pelas hidrelétricas, pressionando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF)", informou a Aneel.
O sistema de bandeiras é utilizado para gerir o valor cobrado aos consumidores a partir das condições de geração de energia. Quando o quadro piora, a bandeira pode ser alterada em uma escala que vai de verde (sem taxa extra) para amarela (taxa extra de R$ 1,34 por 100 Kw/h) e, no pior cenário, para a vermelha (R$ 6,2 por 100 Kw/h).
Petrolândia: Compesa informa falta de água neste domingo (31) para processo de higienização da ETA
Avisamos a todos que no próximo dia 31.01.2021 Domingo a ETA (Estação de Tratamento de Água) será higienizada.
A previsão de limpeza dos tanques está marcada das 10h às 20h.
Assim que for concluído, voltaremos ao abastecimento normal.
Compesa agradece a compreensão de todos.
Blog de Assis Ramalho
Informação: Escritório Compesa/Petrolândia
Ministério da Saúde confirma compra de mais 54 milhões de doses da CoronaVac
Em vídeo divulgado pela assessoria do ministério, o secretário executivo da pasta, Élcio Franco, comunicou o posicionamento e declarou que haverá esforços para agilizar o registro definitivo do imunizante.
“Estamos solicitando o cronograma à Fundação Butantan para podermos celebrar o contrato já na semana que vem. E também solicitando a antecipação do registro junto à Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] para iniciarmos a vacinação em massa da população brasileira”, disse.
No contrato entre o ministério e o Instituto Butantan, por meio de sua fundação, a pasta havia adquirido um lote inicial de 46 milhões, com possibilidade de compra das mais 54 milhões de doses, totalizando 100 milhões ainda neste ano.
O ministério teria até maio para comunicar a opção de compra, mas nos últimos dias, o Instituto Butantan oficiou o ministério solicitando que o posicionamento fosse dado logo de modo a permitir um melhor planejamento da fabricação de imunizantes pelo órgão.