Deputado lembrou que 98 dos 184 municípios pernambucanos estão em situação de emergência por conta da estiagem (Foto: Lúcia Xavier)
Realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Regional, a Operação Carro-Pipa pode ser suspensa por falta de recursos a partir de novembro. O alerta foi feito pelo deputado Doriel Barros (PT) na Reunião Plenária desta quinta (21). Além de cobrar do Governo Federal, o parlamentar pediu ao Estado ações emergenciais caso o programa seja interrompido.
“Conversei em Brasília (DF) com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves. Ele me disse que os carros-pipa só vão operar até este mês de outubro e depois não haverá verbas. Ainda não temos uma definição clara sobre a continuidade dessa ação”, relatou o petista.
A Operação Carro-Pipa chega a 2 milhões de pessoas em 600 municípios do Brasil, ressaltou o deputado. “Mesmo assim, a demanda por água não vem sendo atendida. Imagine se ele parar de funcionar”, observou. “E o Governo Bolsonaro tem cometido outro atentado contra a população do Semiárido: o corte de recursos para o programa de cisternas”, criticou.
Barros lembrou que 98 dos 184 municípios pernambucanos estão em situação de emergência por conta da estiagem. “Além da cobrança junto à bancada federal, vamos solicitar uma audiência com o governador Paulo Câmara sobre o tema”, anunciou. “Neste cenário, precisamos de uma ação emergencial do Estado, para não vermos o gado morrendo e as pessoas sofrendo por falta de água.”
Alepe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.