O projeto, que recebeu destaque na imprensa oficial do Governo do Estado de Pernambuco (veja link ao final), encerrou sua jornada com cerimonial de reinauguração do espaço pedagógico que leva o nome do patrono da educação brasileira.
SOBRE O PROJETO
A Secretaria de Educação de Pernambuco propôs, através de suas gerências regionais, que as escolas promovessem atividades relacionadas ao centenário de nascimento de Paulo Freire. A EREM de Jatobá foi além promovendo semanas de atividades que remetiam tanto ao método freiriano quanto sua história.
As atividades variaram quanto ao formato e conteúdo:
“Um Freire em cada canto”, onde foram espalhados quadros decorativos com citações diversas de Paulo Freire em todos os espaços da escola (murais, biblioteca, salas de aula, dos professores e de leitura, refeitório, secretaria, corredores).
“Freire em Círculos”, os famosos círculos de cultura propostos por Freire foram vivenciados entre estudantes e professores semanalmente durante a jornada. Foram diversos debates sobre temas do cotidiano da comunidade (cidadania, direito à educação, violência contra a mulher, bullying, setembro amarelo, meio ambiente…) que instigaram discussões, análises críticas e produções.
O “Especialmente Freire - Por uma educação inclusiva, por uma educação que liberte”, realizou uma série de atividades culturais relacionadas à educação especial sob a perspectiva freiriana, além de uma produção e exposição artística dos estudantes atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola.
“Esperançar – As violências contra a mulher sob a perspectiva da pedagogia do oprimido”, um bate-papo virtual proposto pelo Núcleo de Estudos de Gênero (NEG) Fridas que teve Ana Geisa como moderadora e a ex-estudante da escola, atualmente estudante de direito, Maria Luiza Basílio, fez um paralelo entre o clássico de Paulo Freire e um tema, infelizmente, ainda atual: machismo, violência contra a mulher.
“Cine Freire”, exibição de documentário sobre vida e obra do mestre.
A Secretaria de Educação de Pernambuco propôs, através de suas gerências regionais, que as escolas promovessem atividades relacionadas ao centenário de nascimento de Paulo Freire. A EREM de Jatobá foi além promovendo semanas de atividades que remetiam tanto ao método freiriano quanto sua história.
As atividades variaram quanto ao formato e conteúdo:
“Um Freire em cada canto”, onde foram espalhados quadros decorativos com citações diversas de Paulo Freire em todos os espaços da escola (murais, biblioteca, salas de aula, dos professores e de leitura, refeitório, secretaria, corredores).
“Freire em Círculos”, os famosos círculos de cultura propostos por Freire foram vivenciados entre estudantes e professores semanalmente durante a jornada. Foram diversos debates sobre temas do cotidiano da comunidade (cidadania, direito à educação, violência contra a mulher, bullying, setembro amarelo, meio ambiente…) que instigaram discussões, análises críticas e produções.
O “Especialmente Freire - Por uma educação inclusiva, por uma educação que liberte”, realizou uma série de atividades culturais relacionadas à educação especial sob a perspectiva freiriana, além de uma produção e exposição artística dos estudantes atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola.
“Esperançar – As violências contra a mulher sob a perspectiva da pedagogia do oprimido”, um bate-papo virtual proposto pelo Núcleo de Estudos de Gênero (NEG) Fridas que teve Ana Geisa como moderadora e a ex-estudante da escola, atualmente estudante de direito, Maria Luiza Basílio, fez um paralelo entre o clássico de Paulo Freire e um tema, infelizmente, ainda atual: machismo, violência contra a mulher.
“Cine Freire”, exibição de documentário sobre vida e obra do mestre.
ENCERRAMENTO DA JORNADA
A conclusão do projeto marcou um novo começo ao espaço pedagógico da escola. O espaço Paulo Freire, espaço externo, aberto à sombra de mangueiras, foi revitalizado e estará reaberto para atividades culturais e pedagógicas, respeitando os protocolos de saúde, após um longo tempo inativo devido ao isolamento social por causa da pandemia da Covid-19.
A atividade de reinauguração aconteceu no último dia 1 de Outubro com exposição de produções dos estudantes, linha do tempo, tanto da vida do homenageado quanto do espaço pedagógico, disposto aos pés das mangueiras, seguido por apresentações culturais e recital de estudantes e poetas da comunidade escolar, encerrando com a palestra "Pedagogia da autonomia e seus saberes necessários", ministrada pelo professor popular do Recife Danilson Pinto, que, na oportunidade, relatou a experiência de ter encontrado e dialogado com Freire sobre a relação “Alfabetização e miséria” nas comunidades carentes da capital. Esse encontro é relatado pelo próprio Paulo Freire em sua última obra “Pedagogia da autonomia”.
A gestora da escola, Audrey Clécia, recebeu convidadas e convidados que puderam contar sobre sua relação com aquele espaço pedagógico reinaugurado: Adeilde Maria, ex-professora; Ângela Santana, coordenadora do EJA campo; Evaldo Nascimento, secretário municipal de educação;
Nazareth Valgueiro, ex-gestora da escola; Paula Francinete, presidenta do Instituto Geográfico e Historiográfico de Petrolândia e colaboradora da escola; Vanusia de Sá Leopoldo, professora AEE proporcionaram momentos de emoção falando de suas experiências pedagógicas.
O projeto recebeu a atenção da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE) que homenageará no próximo dia 8 a escola com a medalha Paulo Freire no auditório Paulo Guerra da assembleia no Recife. A homenagem faz parte das ações da Comissão do Centenário Paulo Freire.
Por Daniel Filho - Professor
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