![](https://cdn.revistaforum.com.br/wp-content/uploads/2021/09/thiarles.jpg.webp)
O PL (Projeto de Lei) chegou a ser protocolado na Câmara Municipal em agosto, mas ainda não foi discutido nas sessões ordinárias. No texto que justifica a proposta, Thiarles deu explicações - não comprovadas por órgãos científicos - de como a medida iria beneficiar pessoas que sofrem de problemas respiratórios.
"O ar quente dentro da máscara pode dificultar a respiração e desencadear crises respiratórias, como crises de asma. Se a máscara for muito apertada, pode desencadear ansiedade, alterando padrões respiratórios e causando muito desconforto", afirmou. Na defesa do tema, reforçou ainda que o projeto visava desobrigar, e não impedir, que as pessoas usassem máscara na cidade.
Agravamento do quadro
![](https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/ef/2021/09/17/apos-quase-um-mes-internado-o-vereador-de-uberlandia-thiarles-santos-faleceu-com-covid-19-deixando-esposa-e-quatro-filhos-1631923004951_v2_900x506.jpg)
Depois de testar positivo, o vereador disse nas redes sociais que estava se recuperando bem, com tratamento em casa, e que não precisaria ser hospitalizado. No entanto, o quadro se agravou e ele precisou ser internado dias depois.
Na última terça-feira (14), Thiarles apresentou forte instabilidade. Uma traqueostomia para aliviar a situação chegou a ser cogitada, mas foi adiada. Com os pulmões muito comprometidos, ele não resistiu e faleceu na manhã de hoje.
Advogado, Thiarles era natural de Teixeira de Freitas, interior da Bahia. O velório vai ocorrer na manhã deste sábado (18) no Cemitério Parque dos Buritis, na cidade uberlandense.
Manifestações
Nas últimas semanas, Thiarles deixou claro o apoio às manifestações convocadas pelo presidente Bolsonaro (Sem Partido), no dia 7 de setembro. Mesmo internado, o parlamentar pediu que sua equipe participasse de uma motociata no dia 31 de agosto, quando Bolsonaro esteve em Uberlândia para a comemoração dos 133 anos da cidade.
"O vereador, que se encontra recuperando da covid-19, é um grande apoiador do presidente, com quem compartilha pautas importantes como a defesa da vida, da família, da propriedade privada e da legítima defesa", diz a legenda de vídeo em seu perfil no Instagram oficial, mostrando aglomeração durante o evento.
O Executivo determinou luto oficial. "É com grande pesar que a Prefeitura informa a notícia do falecimento do vereador Thiarles Santos. Em lamento e em solidariedade aos familiares e amigos, o prefeito Odelmo Leão determinou a decretação de luto oficial por três dias".
Em sua vaga na Câmara, assumirá o suplente Sérvio Túlio Félix Simões Filho (PSL), de 32 anos. Em fevereiro deste ano, a Câmara de Uberlândia perdeu a vereadora Adriana Alves Ribeiro, que também faleceu em decorrência da covid-19.
Rodrigo Scapolatempore
Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.