Nesta quinta-feira, 1º de julho de 2021, data em que Petrolândia celebra 112 anos de emancipação política, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia reprisa uma série especial de entrevistas com ex-prefeitos do município. Em 2019, quando a cidade comemorava 110 anos, época em que ainda não se falava em pandemia do coronavírus, entrevistamos os ex-gestores Amadeu Souza, Zé Dantas, Lourival Simões, Dr Marcos e Jane Souza (na época gestora). Na oportunidade todos flaram sobre suas gestões, e amor a Petrolândia
(RE) VEJA ABAIXO
Ex-prefeito Amadeu Souza é entrevistado por Assis Ramalho, em série especial com ex-prefeitos
Seu Amadeu, conhecido na cidade como o prefeito que entrou rico e saiu pobre (Fotos e vídeo: Goret e Paula Francinete)
Nesta segunda-feira (24/06), feriado de São João em Petrolândia, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia deu início a uma série especial de entrevistas em alusão aos 110 anos de emancipação política do município, data a ser comemorada no dia 1º de julho de 2019. O primeiro entrevistado é Amadeu Souza Lima, prefeito de Petrolândia de 1993 a 1996.
Mais conhecido como seu Amadeu, o ex-prefeito nasceu em Varzinha, no município de Serra Talhada, cidade de onde saiu há 57 anos e, segundo ele, conhece poucas pessoas na terra natal.
Mais conhecido como seu Amadeu, o ex-prefeito nasceu em Varzinha, no município de Serra Talhada, cidade de onde saiu há 57 anos e, segundo ele, conhece poucas pessoas na terra natal.
Na política de Petrolândia há cerca de 40 décadas, na entrevista concedida a Assis Ramalho, gravada na Orla Fluvial, Amadeu comenta sua passagem pela Prefeitura de Petrolândia e relembra outras passagens de sua história política na cidade aniversariante. Com descontração e bom humor, o entrevistado ainda comenta o fato de ser citado como o único prefeito que entrou rico e saiu pobre do cargo.
A entrevista está disponível no vídeo abaixo:
Nas eleições municipais seguintes (2012 e 2016), Amadeu foi candidato a vereador de Petrolândia, não eleito. Atualmente sem mandato eletivo, o ex-prefeito é um dos vice-presidentes do diretório municipal do PSB e mantém na cidade o estabelecimento comercial da família, um posto de combustíveis.
Próximo entrevistado: Nesta terça-feira, 25 de junho, o entrevistado é o advogado e ex-prefeito de Petrolândia José Dantas de Lima, hoje vereador na vizinha cidade de Jatobá.
Agradecimentos: O Blog de Assis Ramalho agradece o apoio das irmãs deste blogueiro, Goret e Paula Francinete, na fotografia e vídeo desta reportagem. Agradecimentos também ao entrevistado, sr. Amadeu.
Advogado e atualmente vereador da vizinha cidade de Jatobá, Dr. José Dantas de Lima, popularmente conhecido como Zé Dantas, foi eleito prefeito de Petrolândia pela primeira vez em 1976. Funcionário do extinto Bandepe (Banco do Estado de Pernambuco), com apenas 26 anos de idade, o estreante na política recebeu o apoio do então prefeito José Araújo, conhecido como Zé de Caboclo. O primeiro mandato na prefeitura foi de 6 anos, de 1977 a 1982. Além de, provavelmente, ter sido o prefeito mais jovem de Petrolândia, Zé Dantas foi também o primeiro gestor da nova Petrolândia, após a sede do município ser transferida para um novo local com o advento do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaparica (hoje Luiz Gonzaga), construída no atual limite entre Petrolândia e Jatobá.
A entrevista está disponível na íntegra no vídeo abaixo.
Outro ponto de destaque lembrado pelo ex-prefeito foram as muitas críticas recebidas após ter escolhido a atual localização da nova cidade, construída pela Chesf. De acordo com Zé Dantas, havia um movimento que pedia a construção da nova cidade em um ponto mais próximo da hoje cidade de Jatobá.
O entrevistado preferiu não emitir opinião sobre a administração da cidade, com a justificativa de que hoje é vereador por outra cidade. Mas, no encerramento da conversa, nas considerações finais, desejou boa sorte à gestão do município, atualmente sob comando da prefeita Janielma Souza.
Fotos e vídeo: Lúcia Xavier
Entrevista com o ex-prefeito Dr. Antônio Marcos "Marquinhos"
Dr. Antonio Marcos de Souza (Marquinhos), médico e ex-prefeito de Petrolândia, foi entrevistado na última sexta-feira (28) por Assis Ramalho para a série especial do BlogAR e da Web Rádio Petrolândia em homenagem aos 110 anos de emancipação política do município. A entrevista foi feita na Orla Fluvial de Petrolândia, na manhã de um dia nublado, no áudio registrado com vento forte e canto de aves.
Jovem atuante em grupos com causas sociais no município, após a formação em Medicina, realizada no Recife, Marquinhos voltou para Petrolândia. Estreou na política como candidato a vice-prefeito, companheiro de chapa de Dr. Francisco Simões de Lima, reeleito para o cargo em 2000. Após o falecimento do titular, Dr. Marcos foi empossado no cargo de prefeito no final de 2003. Ele deu continuidade aos projetos que, segundo ele, foram construídos com a opinião da população, ouvida em fóruns.
Em 2004, Marquinhos disputou a reeleição e cumpriu mandato de 2005 a 2008. No último dia de mandato, ele inaugurou a revitalização da Orla Fluvial de Petrolândia, poucas horas antes da cerimônia de posse do sucessor, apoiado por ele, o então deputado estadual em segundo mandato Lourival Simões.
Na entrevista, Dr. Marcos lembra projetos realizados sob sua gestão, fala sobre a crise financeira do município, analisa o governo atual, comandado por sua esposa, Janielma Souza, e comenta as perspectivas para a eleição de 2020. Segundo ele, a população precisa ter interesse na política e, em especial, seria bom a renovação no cenário político municipal, com a entrada de jovens conscientes.
Veja a entrevista no vídeo abaixo:
Fotos: Lúcia Xavier
Na tarde da última sexta-feira (28), a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia realizou entrevista com o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Petrolândia Lourival Simões. A entrevista faz parte da série dedicada aos 110 anos do município que comemora 110 anos de emancipação política nesta segunda-feira, 1º de julho.
Deputado estadual eleito em 2002 e reeleito no pleito seguinte, Lourival Simões renunciou aos dois anos finais do segundo mandato para assumir o cargo de prefeito de Petrolândia, eleito em 2008 como sucessor de Dr. Antonio Marcos de Souza (Marquinhos) e também do próprio pai, Dr. Francisco Simões de Lima, falecido no final de 2003, quando ocupava o cargo de prefeito da mesma cidade, em terceiro mandato. Em 2012, Lourival Simões concorreu a reeleição. Sob clima de expectativa e suspense, o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por ele foi conhecido pelo público apenas na abertura da convenção do partido, realizada na Câmara Municipal. A enfermeira e ex-secretária de Saúde do município, Janielma Souza, esposa do ex-prefeito Marquinhos, foi a escolhida. Ela é a atual prefeita de Petrolândia.
Na conversa com Assis Ramalho, Lourival Simões comentou sua trajetória como administrador de Petrolândia, de 2009 a 2016. O ex-gestor também compara os dois mandatos, o primeiro marcado por investimentos no município e o segundo realizado já sob o efeito da redução dos repasses federais.
Sobre as eleições de 2020, embora considere prematuro tratar o tema, Lourival diz que a vez é de Jane. Perguntado se aceitaria disputar mais um mandato na prefeitura, o ex-gestor afirma que seu nome estará à disposição nas próximas eleições, mas é a prefeita quem vai decidir se concorrerá a um novo mandato ou apoiará um novo candidato.
A gravação da entrevista foi feita na Orla Fluvial de Petrolândia. O vento forte, prenúncio de chuvas, foi captado no áudio.
x
A prefeita Janielma Souza, foi entrevistada por Assis Ramalho, nesse domingo (30), em reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia na série de entrevistas com ex-gestores, em comemoração aos 110 anos de emancipação política de Petrolândia, comemorados nesta segunda-feira, 1º de julho de 2019. Jane é a primeira mulher a se tornar prefeita da cidade, localizada no Sertão de Pernambuco.
Em 2012, no último dia permitido para as convenções partidárias, depois de longo suspense quanto ao candidato a vice-prefeito na chapa em que Lourival Simões disputaria a reeleição, entraram na Câmara Municipal as famílias de Lourival e a de Dr. Marcos. As expectativas recaíam sobre o vereador Fabiano Marques, porém, o nome indicado foi o de Jane. Após o mandato de vice-prefeita, na eleição seguinte Jane foi novamente companheira de chapa do candidato a prefeito. Eleito em 2016, Ricardo Rodolfo renunciou em agosto do ano seguinte. O desafio da primeira prefeita de Petrolândia tem sido, desde então, administrar o município com os cofres esvaziados pela crise. Apesar disso, a prefeita não pensa em desistir de concorrer à reeleição em 2020.
Na conversa com Assis Ramalho, apesar de a entrevista focar na comemoração do aniversário da cidade, Jane avalia a gestão realizada por ela e diz que pretende dar continuidade ao seu governo, com a disputada pela reeleição. Segundo a prefeita, há projetos em andamento cujos resultados serão obtidos dentro de anos. Jane ainda elenca problemas críticos que a gestão municipal tem enfrentado. A prefeita encerra a entrevista com declaração de amor à cidade.
Natural de Monteiro, na Paraíba, a enfermeira começou a trabalhar em Petrolândia, durante mandato do médico e ex-prefeito Dr. Francisco Simões de Lima. No município, Jane também assumiu cargos de gestão, como a Secretaria de Saúde. Casada com o médico Dr. Antonio Marcos (Marquinhos), Jane é ex-primeira dama de Petrolândia. Atualmente, os papéis se inverteram. Coincidentemente, Dr. Marcos e Jane se tornaram prefeito e prefeita após serem eleitos como vices. Dr. Marcos tomou posse com o falecimento de Dr. Simões. Jane foi empossada após renúncia do titular eleito, Ricardo Rodolfo.
Veja abaixo, vídeo da entrevista
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.