O projeto será implantado na Cabanha Santa Clara, localizada na comunidade rural de Brejinho de Fora, no município de Petrolândia. O empreendimento atua na ovinocaprinocultura, com produção intensiva de ovinos e caprinos de corte, para comercialização nos frigoríficos da região.
O proodutor Gualter Luiz Baldi explicou que o sistema fotovoltaico será direcionado para a irrigação de pastagem (capim, milho, sorgo e palma forrageira) e uso doméstico no campo. A estimativa é de uma economia de 85% na conta de energia, com um período de 10 anos.
O desenvolvimento de projetos econômico com energias sustentáveis tem ganhado espaço em Pernambuco, pelas condições edafoclimáticas favoráveis. Considerando a crescente demanda de investimentos em projetos com energia sustentável, o Banco do Nordeste, através do Programa FNE Verde, realizou contratações de R$ 23,3 milhões em Pernambuco, em 2021.
Com amparo no Programa FNE Verde Sol Pessoa Física, o Banco do Nordeste contratou R$ 4,9 milhões para sistema fotovoltaico de energia solar, possibilitando um aumento na geração de energia, sem comprometer o meio ambiente.
O Agente de Desenvolvimento da Agência Floresta, Adelmo Azevedo, destacou as vantagens do projeto. "Por se tratar de energia limpa, sem poluição ou qualquer resíduo, a energia solar traz benefícios para o meio ambiente, com menor impacto ambiental", enfatizou.
O Gerente de Negócios do PRONAF, Welton Ramos também ressaltou a importância do projeto, como exemplo para outros produtores rurais produzirem sua própria energia, a partir de fontes renováveis, unindo sustentabilidade ambiental com redução de custos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.