O trabalho foi desenvolvido em parceria com o SEBRAE PE e a Secretaria de Trabalho, qualificação e emprego do Governo do Estado. As atividades foram iniciadas no mês de fevereiro, com a etapa de alinhamento do plano de trabalho e preparação do processo produtivo, com os artesãos, e uma apresentação do cronograma e detalhamento dos assuntos e metodologia da consultoria.
Os profissionais que utilizam o couro como matéria prima, para produção de calçados e artefatos, são atendidos pelo Projeto Valorizando a Pele do SEBRAE/PE, e receberam qualificação envolvendo desde o aprimoramento do processo de produção, da logística e da melhoria qualidade em nível de mercado.
A equipe do SENAI realizou uma capacitação com os participantes, na área de confecção de artefatos em couro, e modelagem e custos para os artesãos. E ainda uma consultoria em planejamento de manufatura e otimização de recursos da produção, baseado na implantação de ferramentas do sistema LEAN Manufacturing, mais conhecido como produção enxuta.
Os profissionais que utilizam o couro como matéria prima, para produção de calçados e artefatos, são atendidos pelo Projeto Valorizando a Pele do SEBRAE/PE, e receberam qualificação envolvendo desde o aprimoramento do processo de produção, da logística e da melhoria qualidade em nível de mercado.
A equipe do SENAI realizou uma capacitação com os participantes, na área de confecção de artefatos em couro, e modelagem e custos para os artesãos. E ainda uma consultoria em planejamento de manufatura e otimização de recursos da produção, baseado na implantação de ferramentas do sistema LEAN Manufacturing, mais conhecido como produção enxuta.
A proposta foi inserir no ateliê dos profissionais, ferramentas de redução de desperdícios e controle dos processos, promovendo, portanto, o aumento da produtividade, eficiência e a redução dos custos.
A consultoria aconteceu no próprio ambiente de trabalho dos artesãos, e os profissionais receberam orientações envolvendo o uso de ferramentas de melhorias e controles, adaptação do layout, possibilitando o grupo a desenvolver a técnica em outros produtos, definindo, portanto, a importância do trabalho em equipe, o balanceamento de mão de obra e capacidade de produção.
Os resultados do trabalho foram tão positivos, que os profissionais já comemoram, o aumento nas vendas dos produtos, e o valor agregado que as modificações que fizeram na produção proporcionaram a cada peça criada.
“Nosso sentimento é de gratidão pelo excelente trabalho que o SENAI e o Sebrae fizeram com todos nós artesãos. A partir da capacitação que o SENAI nos ofereceu, aprimoramos o nosso trabalho, e hoje conseguimos fazer um produto com mais qualidade, e valor agregado. E temos recebido um número crescente de encomendas, e nossos produtos estão sendo vendidos até para outros estados, ou seja, ganhamos qualidade, eficiência, beleza e mais aceitação no mercado”, disse a artesã, Jaqueline de Souza Silva.
Informações adicionais sobre as consultorias oferecidas pelo IST Eficiência Operacional, podem ser obtidas através do telefone: (83) 3182-5500.
Blog de Assis Ramalho
Informação: Assessoria de Comunicação do Instituto SENAI de Tecnologia Eficiência Operacional, localizado em Campina Grande,
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