Natural de Floresta, município do Sertão do Itaparica, Ivan Ferraz era um adolescente de 15 anos quando desembarcou no Recife para cursar o segundo grau, em 1962. Além de sonhos, trouxe na bagagem uma grande admiração pela música nordestina
Forró, Verso e Viola” são três ícones da cultura popular do Nordeste. O FORRÓ representa os ritmos genuínos do cancioneiro regional – baião, xote, xaxado etc.; o VERSO representa a literatura de cordel e a VIOLA é o instrumento típico presente nos diferentes grupos musicais da nossa região. “Forró, Verso e Viola” é, também, o titulo do programa radiofônico criado pelo radialista, compositor e cantor Ivan Ferraz, que no dia 01 de outubro de 2020 está completando 20 anos, apresentado pela Rádio Universitária 99.9 FM, merecendo uma audiência qualificada da grande maioria dos artistas e adeptos da musica regional, sempre divulgando as criações de compositores e intérpretes do gênero, sem qualquer interesse comercial. O programa “Forró, Verso e Viola” continua a exercer o seu papel de difusor da cultura popular nordestina, sob o comando de Ivan Ferraz, através da Rádio Universitária 99.9FM. O forrozeiro Ivan Ferraz tem sido alvo de homenagens, em reconhecimento pela sua luta em defesa dos artistas e da nossa musica regional através do já mencionado programa radiofônico.
Ivan Ferraz foi homenageado pelo governo de Pernambuco dentro do quadro"Servidores que Inspiram"
HISTÓRIA DE IVAN FERRAZIvan Ferraz é o nome e sobrenome de um pernambucano, nascido em Floresta (PE), que desde a infância conviveu com a musica, já que sua avó e sua mãe tocavam bandolim. Com pouco mais de 10 anos de idade assistiu a um show de Luiz Gonzaga. Foi o bastante para aquele menino se interessar pela musica nordestina, passando a pesquisá-la com muita intensidade até os dias de hoje. Em 1970, já morando no Recife, formou-se em Comunicação Social. Cinco anos depois concluiu o curso de Radialismo e foi trabalhar no Departamento de Divulgação da extinta Fábrica de Discos Rozenblit – a única do Norte-Nordeste do País.
O garotinho que conheceu o “Rei do Baião” com 10 anos de idade, passou a viver mais próximo de grandes nomes da musica regional, como o próprio Gonzagão, e mais Jackson do Pandeiro, Capiba, Luiz Queiroga, Jacinto Silva, Rui de Moraes e Silva, os Irmãos Valença e os maestros Duda e Edson Rodrigues, entre outros. Em 1977, gravou um compacto na própria Rozenblit, cantando o seu primeiro xote - “Riqueza do Sertão”. Daí por diante, Ivan participou de muitas gravações. Hoje, tem 9 LPs lançados por gravadoras de âmbito nacionais (Rozemblit-PE, Copacabana – SP, Chantecler –SP, Polygram-SP e Polydisc – PE), 11 CDs e 1 DVD gravado no Teatro de Santa Isabel no Show Baião dos Dois – Homenagem à Luiz Gonzaga e Zé Dantas.
Ivan Ferraz fez carreira brilhante como comunicador no rádio e na televisão, sempre enaltecendo a musica regional. Estreou com o programa “O Forró de Ivan”, na Radio Capibaribe. Em seguida, apresentou “Nordeste, Poesia e Forró”, na extinta TV Tropical, hoje chamada TV Pernambuco, do Governo do Estado. Esse mesmo programa passou a ser chamado “Forró, Verso e Viola”, que ficou como sua marca definitiva.
Emoções na longa carreira foram inúmeras. A mais significativa foi quando foi homenageado por Luiz Gonzaga e com ele cantou num show na AABB, na cidade de Serra Talhada.
Em outubro de 2000, o programa “Forró, Verso e Viola” estreou na Radio Universitária FM (99.9), Emissora da Universidade Federal de Pernambuco, onde continua no ar, de segunda a sexta-feira, a partir das 16h, sempre divulgando toda a diversidade da cultura nordestina. O programa também pode ser acompanhado pela Internet no site
https://www.ufpe.br/ntvru ou pelo
Youtube .
As informações são do Portal www.forrozeirospe.com.br