domingo, novembro 22, 2020

Heroínas de Tejucupapo vão ser patronas da Defesa dos Direitos da Mulher em Pernambuco


Na quarta-feira passada, 18 de novembro, em reunião presidida pelo deputado Antônio Moraes (PP), foi aprovado em colegiado da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o Projeto de Lei nº 1566/2020, que declara Maria Camarão, Maria Quitéria, Maria Clara e Maria Joaquina (as Heroínas de Tejucupapo) patronas da Defesa dos Direitos da Mulher em Pernambuco. O projeto, formulado pela deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB), foi acatado nos termos de um substitutivo.

“É uma iniciativa louvável”, elogiou o relator da proposição, deputado Tony Gel (MDB). “Foi necessária apenas uma adequação, sugerida pelo deputado Isaltino Nascimento (PSB), para discriminar as quatro representantes do movimento a receberem a honraria”, complementou.

As informações são da Alepe. 

Blog de Assis Ramalho

MPPE atua para Boletins Epidemiológicos da Covid-19 dos municípios apresentem dados por raça, cor e etnia. Saiba a importância


Com os dados desagregados por raça, cor e etnia é possível adaptar as iniciativas adotadas pelo poder público às características da pandemia em cada município, com melhores respostas à emergência de saúde. O correto preenchimento do quesito raça/cor/etnia, por profissionais de saúde, nos formulários de notificação da Covid-19 e a divulgação dos dados desagregados nos boletins epidemiológicos, pelas Secretarias de Saúde, consistem nos dois objetivos de atuação na Capital, Região Metropolitana (RMR) e interior.

A atuação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Grupo de Enfrentamento ao Racismo (GT Racismo) e o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (Caop Saúde), já resulta em publicação dos Boletins Epidemiológicos da Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde e das Secretarias dos municípios como Recife, Olinda, Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho, Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru e Garanhuns.

Central de Adubos celebra 10 anos com 10 carros em prêmios de promoção - primeiro sorteio acontecerá na filial de Petrolândia-PE dia 19 de dezembro; Compre e participe!

O primeiro sorteio (1 automóvel Renault Kwid) acontecerá na filial da empresa em Petrolândia-PE, no dia 19 de dezembro (Foto: Assis Ramalho/BlogAR



A Central de Adubos completa 10 anos de atividades e, como maior loja de produtos agropecuários do Vale São Francisco, a comemoração vai ser grandiosa. Os clientes das lojas Central de Adubos vão concorrer a 10 veículos (confira o regulamento nas lojas).

É a maior promoção da história da Central de Adubos. Compre os melhores produtos pelos menores preços e ganhe cupons para concorrer ao sorteio de 09 automóveis Renault Kwid e 01 picape Toyota Hilux. Promoção assim é show, papai! E só Central de Adubos faz.

A Central de Adubos está presente com 7 lojas, nas cidades de Petrolina e Petrolândia, em Pernambuco, Juazeiro, João Dourado e Irecê, na Bahia, e em Itabaiana, Sergipe.

 Considerada multi-especialista do campo, especializada em Adubos, Implementos, Defensivos Agrícolas, Material para Irrigação entre outros, a Central de Adubos apresenta aos seus clientes a maior variedade de produtos, são mais de 80 mil itens divididos em diversos departamentos.

DATAS DOS SORTEIOS

A Central de Adubos informa as datas dos sorteios da campanha de prêmios 2020, em comemoração aos 10 anos da maior empresa de produtos agropecuários do Vale do São Francisco.

O primeiro sorteio acontecerá na filial da empresa em Petrolândia-PE, no dia 19 de dezembro, quando os clientes da Central de Adubos Petrolândia vão concorrer a 01 automóvel zero km.

Confira todas as datas dos sorteios, abaixo:

• 1º Sorteio) 19/12/2020

• 2º Sorteio) 26/12/2020

• 3º Sorteio) 09/01/2021

• 4º Sorteio) 30/01/2021

Continue a comprar e concorra a veículos zero km! Central de Adubos é show, papai!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Central de Adubos Filial Petrolândia

Blog de Assis Ramalho

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; quem viveu jamais esquecerá


Neste domingo, 22 de novembro de 2020, o Blog de Assis Ramalho vai ao fundo do baú e mostra fotos para nos lembrarmos da nossa saudosa velha Petrolândia, cujo centro da antiga cidade e povoados estão hoje submersos no Lago de Itaparica, reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, em águas do rio São Francisco.





Veja abaixo um pouco do histórico do município de Petrolândia-PE

A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.

Cais Dom Pedro II, em foto de 1958.

Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco. Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1º de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.

Cais Dom Pedro II

A transformação veio com a inundação em 1988

A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988.

Passado apróximadamente 32 anos, o município de Petrolândia tornou-se um dos mais importantes da região do Médio São Francisco.

Veja abaixo fotos da atual cidade de Petrolândia-PE

Foto/crédito: Páblo Silva

Blog de Assis Ramalho


Colisão entre carreta e motocicleta deixa três pessoas mortas na BR-316, em Araripina (PE)


Um acidente gravíssimo entre uma motocicleta e uma carreta, deixou um saldo de três pessoas mortas no início da noite deste sábado (21), na BR-316, próximo ao distrito do Moraes, zona rural de Araripina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com as primeiras informações, as três vítimas eram ocupantes do veículo de duas rodas.

Ainda segundo informações, com o impacto da colisão, a motocicleta entrou embaixo da cabine da carreta e pegou fogo.  Em contato com o blog, o vereador reeleito por Araripina, Roseilton Oliveira, informou que o local onde aconteceu o acidente, é de alta velocidade e bastante perigoso.

”No ano passado entrei com um requerimento na Câmara de Vereadores solicitando a implantação de redutores de velocidade no local, que tem uma entrada para uma comunidade bastante populosa na região, mas infelizmente até agora não fui atendido pelo DENIT. Muitas vidas já foram ceifadas naquele local”, lamentou.

Fonte: Blog do Roberto Araripina