sábado, novembro 14, 2020

Petrolândia registra apenas 2 renúncias de candidatos nas eleições 2020; ambas são mulheres (Opinião)

 

Faltam poucas horas para as seções eleitorais de Petrolândia serem abertas à votação dos postulantes à Prefeitura Municipal e à Câmara de Vereadores. Neste intervalo, vale a pena refletir sobre a participação feminina nas eleições de 2020 em Petrolândia, uma cidade machista-raiz em um estado machista-raiz. Como um todo, o Brasil não é exemplo de inclusão feminina na política. Em 2018, o país ocupava a 161ª posição de um ranking de 186 países sobre a representatividade feminina no poder executivo, atrás de todos os outros países do continente americano, conforme publicação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).  

No âmbito estadual, Pernambuco também não é exemplo de inclusão feminina na política: nunca elegeu governadora e nem todas as cidades já elegeram prefeitas. Em 1646, Pernambuco foi palco da batalha do Tejucupapo, onde mulheres repeliram uma investida dos invasores holandeses, porém, as pernambucanas são invisíveis diante da representatividade feminina para o Rio Grande do Norte, estado natal da "Filipa Camarão" (mulher de Felipe Camarão, nome de rua em Petrolândia). O RN já elegeu 3 governadoras nas urnas. Se Pernambuco FOI o "Leão do Norte", o Rio Grande do Norte SEMPRE FOI a "Leoa do Brasil", estado onde as mulheres, por iniciativa própria, conquistaram direito ao voto, elegeram a primeira prefeita e a primeira governadora do país. Atualmente, o RN tem a única governadora em mandato no Brasil, eleita em 2018.  

Em Petrolândia, a representatividade feminina é simplória. A maioria dos partidos cumpriu apenas o protocolo, fechando os 30% de candidaturas femininas (3 mulheres e 7 homens). Mas 2 mulheres desistiram de concorrer ao cargo de vereador e, embora sem prejudicar o partido, minimizaram a importância dessa legenda para o empoderamento feminino. 

Esta semana, no encerramento do prazo para entrevistas dos candidatos, o Blog de Assis Ramalho entrevistou a prefeita Jane. E foram levantadas polêmicas, nas redes sociais, sobre a suposta pressão que a prefeita recebeu nas perguntas, que supostamente foram mais leves para os demais candidatos entrevistados na quinta-feira (12). Nós, da redação do Blog de Assis Ramalho, interpretamos isso como machismo, apenas. A prefeita, como mulher e como gestora eleita, respondeu todas as perguntas com a segurança esperada de um gestor municipal, homem ou mulher. Em nossas redes sociais, muitos foram os elogios para a gestora e candidata pela postura firme e forte nas suas respostas.

Dentre as 161 candidaturas apresentadas à Câmara Municipal na eleição 2020 em Petrolândia, apenas duas candidaturas foram descartadas. Ambas por renúncia e ambas de mulheres. Uma iria substituir a outra na vaga de determinado partido que concorreu com os 30% fechados de participação feminina, cota que ainda não aproxima as mulheres candidatas à eleição para uma das 11 vagas na Câmara Municipal.  

Boa sorte a todas as candidatas/es em 2020!

Redação do Blog de Assis Ramalho

Eleição de 2020 coloca em xeque antipolítica de 2018

Nas 26 capitais, apenas 4 são de nomes que podem ser chamados de estreantes – e ainda assim parte deles é bancada por nomes da “velha política”.

A eleição de 2020 derrubará teses que emergiram da disputa de 2018, como a prevalência do “novo” na política e o questionamento a ferramentas tradicionais da disputa, como dinheiro, arco de alianças e tempo de exposição no horário eleitoral no rádio e na TV. Das 82 candidaturas mais bem posicionadas nas pesquisas de intenção de voto nas 26 capitais, apenas 4 são de nomes que podem ser chamados de estreantes – e ainda assim parte deles é bancada por nomes da “velha política”.

Nas principais capitais do país, partidos tradicionais lideram a corrida, e estão fortalecidos os candidatos à reeleição de legendas para quem o eleitor torceu o nariz em 2018. Os candidatos do chamado “establishment” são aqueles que têm mostrado a maior força.

O DEM, por exemplo, pode levar a disputa já no primeiro turno em Florianópolis, Curitiba e Salvador. Está na liderança no Rio de Janeiro e faz parte do arco de alianças que está na frente em São Paulo. O PSD deve se sair vitorioso em Belo Horizonte já na primeira rodada da disputa, mesmo destino que pode ter o PSDB na capital potiguar.

Boletim deste sábado (14/11): Com 843 casos nas últimas 24h, Pernambuco registra mais 10 óbito e totaliza 8.815 mortes devido ao novo coronavírus


Pernambuco registrou, na manhã deste sábado (15), 843 novos casos da Covid-19 e mais 10 óbitos nas últimas 24 horas.

Agora o Estado totaliza 170.553 casos e 8.815 mortes devido ao novo coronavírus.

As informações são da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE).

Entre os confirmados nas últimas 24h, 20 (2%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 823 (98%) são leves. Dos 170.553 casos confirmados da doença, 27.511 graves e 143.042 leves.

Os óbitos confirmados ocorreram do dia 21 de agosto até essa sexta-feira (13).

Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela SES-PE.

Por Folha de Pernambuco

Petrolândia: Aniversariante do dia, Luiz Carlos recebe mensagem de parabéns da família e amigos



Neste sábado, 14 de novembro de 2020, Luiz Carlos comemora mais um ano de vida.

Na oportunidade, os irmãos Valderio. Valdemir. Zildo e seus sobrinhos e cunhada - em nome de toda família e amigos - Desejam muita saúde, paz e felicidade.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida,pesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar para dentro do seu próprio ser.

Parabéns!!!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e foto: Família

Eleições 2020: saiba o que pode e o que não pode no dia da votação


Neste domingo (15), 147,9 milhões de eleitores de todo o país, com exceção do Distrito Federal, vão às urnas no primeiro turno da eleição em que serão escolhidos os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de seus municípios. O segundo turno ocorre em municípios com mais de 200 mil eleitores quando nenhum dos candidatos a prefeito obtém, no primeiro turno, mais da metade dos votos válidos.

Mas você sabe o que pode e o que não pode no dia das eleições?

A Resolução no 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Lei nº 9.504/1997 esclarecem as regras.

Algumas condutas são, inclusive, consideradas crime eleitoral. São vedadas, por exemplo, todas as formas de propaganda no dia da votação.

O que pode


No dia da votação, é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas com foto e número de candidato, desde que como manifestação individual e silenciosa da preferência.

O eleitor pode levar para a cabine de votação uma “cola” (lembrete) com os números dos candidatos escolhidos. A legislação também permite a manutenção da propaganda que tenha sido divulgada na internet antes do dia da eleição.

Ainda no dia da votação é permitido que, nos crachás dos fiscais partidários, constem o nome e a sigla do partido político ou da coligação a que sirvam, mas é proibida a padronização do vestuário.

O que não pode

Pela legislação eleitoral, no dia da votação, é proibido divulgar qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de candidatos.

Também não são permitidas, até o término do horário de votação, aglomerações de pessoas portando vestuário padronizado ou instrumentos de propaganda; caracterização de manifestação coletiva e/ou ruidosa; além de abordagem, aliciamento, utilização de métodos de persuasão ou convencimento; e distribuição de camisetas. Tais manifestações são proibidas com ou sem uso de veículos:

Constam ainda da lista de proibições no dia da votação o uso de alto-falantes, amplificadores de som; a realização de comícios, carreatas e o uso de qualquer veículo com jingles; a arregimentação de eleitores ou a propaganda de boca de urna; o derrame de santinhos e outros impressos nas seções eleitorais ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição; e a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de conteúdo na internet, podendo ser mantidos em funcionamento as aplicações e os conteúdos publicados anteriormente.
Mesários

Aos servidores da Justiça Eleitoral, aos mesários e aos escrutinadores, é vedado o uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato, no recinto das seções eleitorais e juntas apuradoras.

Denúncias

Denúncias de irregularidades e crimes eleitorais podem ser feitas pelo aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral, ou encaminhadas diretamente ao Ministério Público.

Segundo a Justiça Eleitoral, no dia do pleito, os juízes eleitorais e os presidentes de seção exercem poder de polícia, podendo tomar as providências necessárias para cessar qualquer irregularidade e inibir práticas ilegais dos candidatos e dos eleitores.


Petrolândia Eleições 2020: Confira localização das seções eleitorais do município neste domingo (15/11)

Registro de local de votação na eleição de 2016 (Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR)

O Blog de Assis Ramalho divulga a relação de seções eleitorais de Petrolândia (70ª Zona Eleitoral) em funcionamento neste domingo, 15/11/2020, nas eleições municipais 2020. 

Confirme o seu local de votação e lembre-se de levar documento de identificação com foto e, se possível, sua própria caneta esferográfica.
É obrigatório o uso de máscara de proteção contra Covid-19 nos estabelecimentos com seções de votação. 

LOCAIS/Seções Eleitorais
Escola Delmiro Gouveia (Seções 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 49)
EREM de Jatobá (Seções 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 109)
PETI (Seções 15, 16, 17, 50, 106)
EREM Maria Cavalcanti Nunes (Seções 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 52, 63, 64, 121)
Escola 1º de Julho (Seções 24, 25, 26, 27, 28/123, 29) 01 seção agregada
Escola Sete de Setembro (Seções 30/31, 62/71, 84/92) 03 seções agregadas
EREM Icó-Mandantes (Seções 34, 35, 56, 85, 97, 104, 124)
Escola José Araújo (Seções 53, 74, 76, 78, 81, 83, 103, 120)
Escola Maria de Lourdes (Seções 55, 57, 60, 67, 70)
Escola Santa Filomena (Seções 75, 80, 82, 86, 88, 111) 
Escola Quatro de Outubro (Seções 91, 95, 96, 98, 100, 101, 105)
Escola Itamar Leite (Seções 107, 110, 115/119) (01 seção agregada)
Escola Eudes Gustavo (Seções 108/122, 112/116) (02 seções agredadas)
Escola Macambira (Seções 117/118) (01 seção agregada)
Seção agregada: Duas seções na mesma urna


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do TRE-PE 70ª ZE

Em Pernambuco, seis cidades podem ter segundo turno nas Eleições 2020


Nas Eleições 2020, seis cidades de Pernambuco poderão decidir seus prefeitos no segundo turno, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2016, eram quatro: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e Caruaru, no Agreste. As novatas são Paulista, no Grande Recife, e Petrolina, no Sertão.

No Brasil, 95 cidades possuem mais de 200 mil eleitores aptos a votar, que é o critério para ter segundo turno. A única capital do país que não atingiu a marca de 200 mil eleitores e que, por isso, não poderá ter segundo turno é Palmas (TO).

Nas cidades que possuem menos de 200 mil eleitores aptos a votar, o critério para escolher os prefeitos é a maioria numérica. Quem tiver mais votos válidos, ganha, independente da soma ser próxima ou distante dos números alcançados pelos concorrentes.

Segunda chance

De acordo com o cientista político Vítor Diniz, o segundo turno simboliza uma nova eleição. "É uma ferramenta muito importante no sistema eleitoral brasileiro porque dá oportunidade do eleitor ter mais tempo de analisar cada candidato e a disputa fica mais clara. Há uma concentração em apenas dois candidatos e o eleitor tem a chance de entender melhor o programa e as propostas de cada um", afirmou.

Para Diniz, o segundo turno garante mais legitimidade, principalmente em cidades com maior número de eleitores. "Imagine se, em uma cidade grande como Recife, um candidato fosse eleito com 25% ou 30% dos votos? Seria muito complicado", disse. "Com o segundo turno, isso não acontece. O vencedor vai ganhar com mais de 50% dos votos", completou.

Veja a lista de cidades que podem ter segundo turno nas Eleições 2020:

Caruaru
Jaboatão dos Guararapes
Olinda
Paulista
Petrolina
Recife

Segundo turno na história

No site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), é possível consultar a evolução do número de eleitores em Pernambuco desde 1994. Neste registro, Recife, Jaboatão e Olinda já tinham a possibilidade de realizar segundo turno segundo turno.

A primeira vez que houve uma disputa de segundo turno em Pernambuco, no entanto, só aconteceu em 1996, em Jaboatão. Os candidatos Newton Carneiro (PPB) e Ulisses Tenório (PSDB) disputaram a prefeitura no segundo turno, terminando com a vitória de Newton Carneiro.

Em 2000, foi a primeira vez que Recife teve segundo turno, disputado por Roberto Magalhães (PFL) e João Paulo (PT). A eleição terminou com uma reviravolta e a eleição de João Paulo, que tinha ficado em segundo lugar no primeiro turno.

Olinda também teve o seu primeiro segundo turno em 2000. Jacilda Urquiza (PMDB) e Luciana Santos (PCdoB) foram para o segundo turno, que terminou com a vitória de Luciana, segunda colocada na primeira etapa.

O primeiro turno só foi permitido em Caruaru no ano de 2016, quando a cidade atingiu 225.164 mil eleitores. Naquele ano, Tony Gel (PMDB) e Raquel Lyra (PSDB) foram para o segundo turno, que terminou com a vitória dela.

Eleitorado

Em Pernambuco, 6.735.391 eleitores estão aptos a votar. Em 2016, eram 6.508.849. O eleitorado das cidades que tem segundo turno subiu entre 2016 e 2020.

No Recife, passou de 1.119.271 para 1.157.324. Em Jaboatão, saiu de 443.559 para 454.915. Em Olinda, foi de 259.876 para 282.952. Em Caruaru, subiu de 210.105 para 225.164.

Entre as novatas, Paulista tinha 193.919 eleitores em 2016 e Petrolina somava 184.774 aptos a votar na eleição passada. Este ano, são 216.859 em Paulista e 210.359 em Petrolina.

Como checar a sua situação eleitoral

Por conta da pandemia, ao longo deste ano, os serviços eleitorais tiveram seus funcionamentos alterados. O TSE lançou uma plataforma para orientar os eleitores, com links para verificar a sua situação eleitoral e conferir o seu número de título de eleitor, por exemplo. Além disso, ao acessar a página, o usuário pode clicar na unidade da federação onde reside e conferir telefones para contato.

Datas

Este ano, o calendário das eleições foi adiado por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus: o primeiro turno acontece neste domingo (15); e o segundo, em 29 de novembro, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por G1 PE

Petrolândia Eleições 2020: Chefe do Cartório Eleitoral informa a população que neste ano não será instalado telão na frente do Fórum

Dr. Daladiê Duarte Souza (Juiz da 70ª Zona Eleitoral), Dr. Filipe Coutinho Lima Britto (Promotor de Justiça da Comarca de Petrolândia) e Orlando Parahym ( Chefe do Cartório Eleitoral de Petrolândia) - Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

O Chefe do Cartório Eleitoral de Petrolândia, Orlando Parahym, informa a população que neste ano não será instalado telão na frente do Fórum Eleitoral para acompanhamento da apuração. Também avisa que está disponível, porém, para celular, o aplicativo da Justiça Eleitoral chamado RESULTADOS, pelo qual será possível acompanhar em tempo real a apuração de qualquer município.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação:  Orlando Parahym - Chefe do Cartório Eleitoral de Petrolândia

Petrolândia: Moradora manda recado aos futuros vereadores do município


Caro Assis Ramalho,

Peço por gentileza que os senhores candidatos a vereadores inclua no seu plano de governo oferta alimentação para todos os pacientes que ficam em observação no hospital, pois muitos que não são da cidade passam 24h (são da zona rural), outros não tem dinheiro vem em busca de atendimento e por estarem em observação não tem alimentação Básica, apena um pequeno lanche. Visto que lanche não é o suficiente para restauração da saúde

Peço a vocês que inclua isso no plano de governo, algo simples que pode ser cumprido.
gradeço pelo tempo dedicado ao meu apelo.


L. Lima Nascimento
Quadra 10 de Petrolândia