domingo, julho 19, 2020

Reino Unido diz ter certeza de que Rússia tentou hackear dados de pesquisas de vacina contra Covid-19


O chefe da diplomacia britânica, Dominic Raab, declarou neste domingo (19) que está "absolutamente seguro" do envolvimento da Rússia em ataques cibernéticos para roubar dados sobre uma vacina contra o coronavírus.

Reino Unido, Estados Unidos e Canadá acusaram na quinta-feira (16) um grupo de hackers russos, operando "quase certamente no âmbito dos serviços de inteligência russos", de atacar organizações britânicas, canadenses e americanas para roubar os resultados de sua pesquisa sobre o desenvolvimento de uma vacina contra o Sars-Cov-2.

"Estamos absolutamente certos de que as agências de inteligência russas se envolveram em um ataque cibernético (...) para sabotar ou tirar proveito da pesquisa e desenvolvimento" de uma vacina, disse Raab à emissora Sky News.

"No momento em que o mundo está se unindo para tentar conter a Covid-19, especialmente para encontrar uma solução global de uma vacina, acho que é um tanto escandaloso e repreensível que o governo russo se envolva nessas atividades", acrescentou.

"Vamos responsabilizar a Rússia e trabalhar para tornar o mundo consciente da natureza de seus atos nefastos", enfatizou.

Moscou nega

As acusações foram rejeitadas pelo embaixador russo em Londres, Andrei Kelin. Para ele, é impossível atribuir atos de pirataria informática a um país específico.

"Não acredito nessa história, não tem absolutamente nenhuma importância", disse ele em entrevista à BBC neste domingo, acrescentando que ouviu pela primeira vez sobre esses hackers na mídia britânica.

Por G1

Bispo de Palmares-PE morre vítima da Covid-19


Morreu no Recife, aos 57 anos, o bispo de Palmares, dom Henrique Soares da Costa, vítima da Covid-19. O sacerdote estava internado desde 4 de julho em um hospital particular da capital pernambucana.

Em 6 de julho, a Diocese de Palmares, cidade da Zona da Mata Sul de Pernambuco, anunciou que o resultado do teste para Covid-19 de dom Henrique deu positivo. Ele foi levado a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e recebeu inalação por oxigênio através de máscara.

Nos últimos dias, o quadro de saúde de dom Henrique piorou e, na última quinta-feira (16), ele precisou ser entubado por apresentar dispneia (falta de ar), além de uma dessaturação no quadro respiratório, com problemas na oxigenação sanguínea. Nesse sábado, no entanto, não resistiu e morreu pelas complicações da doença causada pelo novo coronavírus.

O corpo de dom Henrique chegou neste domingo (19) à cidade de Palmares. A missa exequial - rito celebrado após a morte e que precede o sepultamento - ocorrerá às 10h, na Catederal Nossa Senhora da Conceição dos Montes, sede da diocese. Por causa da pandemia, a celebração terá a presença apenas de padres e diáconos, além de familiares de dom Henrique. As redes sociais da Diocese de Palmares transmitirão a cerimônia ao vivo. Na igreja, ao término da missa, o corpo será sepultado.

Natural da cidade alagoana de Penedo, dom Henrique foi ordenado padre em 1992. Em 2009, após servir por 15 anos na Igreja Nossa Senhora do Livramento, em Alagoas, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, pelo então papa Bento XVI. Dom Henrique ainda foi professor de teologia no Seminário Provincial de Maceió e no Curso de Teologia do Centro de Estudos Superiores de Maceió. Também foi professor no Instituto Franciscano de Teologia, em Olinda, e no Instituto Sedes Sapientiae, no Recife.

Dom Henrique estava à frente da Diocese de Palmares desde 2014, como o terceiro bispo da região. Ele foi nomeado pelo papa Francisco. Em seus seis anos de pastoreio em Palmares, ficou conhecido por estar junto ao clero e ao povo, além de ser bastante popular nas redes sociais.

"Agradecemos a todos pelas orações e preces pelo nosso bispo nestes dias em que esteve entregue à vontade de Deus, tendo sido chamado por Ele à eternidade. Da mesma forma, agradecemos à família de dom Henrique por ter confiado a sua vida e vocação à Igreja do Senhor", afirmou a Diocese de Palmares em comunicado oficial.

Lamentos
O Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, publicou uma nota de pesar, afirmando a boa relação do bispo que nasceu em Alagoas, mas que tinha boa relação em Pernambuco. “Foi com profunda tristeza e pesar que recebemos a notícia do falecimento de Dom Henrique Soares da Costa, Bispo Diocesano de Palmares, vítima da Covid-19. Neste momento difícil, transmitimos nossa solidariedade e conforto espiritual à família e a toda a comunidade católica. Dom Henrique nasceu em Alagoas, mas há seis anos comandava a diocese de Palmares. Ele abraçou toda a região como um defensor incansável da sua fé”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) afirmou, em comunicado, que recebeu a notícia da morte de dom Henrique com pesar. "A CNBB expressa sua solidariedade aos diocesanos e familiares de dom Henrique Soares. Rezamos pelo descanso eterno e também pelas inúmeras vítimas desta pandemia do novo coronavírus. Que o Deus da vida a todos console e fortaleça".

Em nota assinada por dom José Ruy e o clero, a Diocese de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, lamentou a morte de dom Henrique. "Consternados com a partida de dom Henrique, firmes na esperança da Ressurreição e convictos da mesma fé que ele professou na vida eterna, a Diocese de Caruaru manifesta suas condolências à Igreja de Palmares, unida em prece pelo descanso eterno de seu pastor".

A Arquidiocese de Maceió, em Alagoas, também prestou condolências pelo falecimento do bispo. "A Arquidiocese de Maceió, através de dom Antônio Muniz Fernandes, neste momento de luto e dor, mas com a certeza da ressurreição, se solidariza à família e à Diocese de Palmares".

A Diocese de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, por meio do bispo, dom Paulo Jackson, expressou condolências e solidariedade. "A notícia comove não só a esta diocese irmã, mas é âmbito nacional, visto que dom Henrique Soares foi uma das figuras mais influentes na evangelização por meio das redes sociais, sendo querido e amado por pessoas do Brasil inteiro". Em "gesto de comunhão e solidariedade", a Diocese de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte pernambucana, celebrou missa em memória ao bispo de Palmares na manhã deste domingo.

A Diocese de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, afirmou que a contribuição de dom Henrique Soares à Igreja "jamais será esquecida". "A Diocese de Petrolina, unida em oração, suplica a Deus pela alma de dom Henrique, por seus diocesanos e familiares, que choram a sua partida. Descanse em paz, exímio pastor", diz nota.

A Diocese de Salgueiro, também no Sertão pernambucano, chamou o bispo de "ardoroso irmão e amigo". "Deus, na sua infinita bondade e misericórdia, o acolha e o recompense pelo bem que fez à Igreja. Neste momento de dor e saudade, a Diocese de Salgueiro externa sua gratidão por toda atenção dispensada a nossa história. A Igreja perde um exímio teólogo. Nós, um querido e dedicado amigo que fez sua páscoa definitiva e está junto ao Pai, de onde intercederá por nós", cita comunicado assinado pelo bispo de Salgueiro, dom Magnus Henrique Lopes.

Por Diário de Pernambuco

Prefeitura de Petrolândia anuncia Letreiro no Centro de Informações Turísticas


Uma cidade linda como a nossa merece um letreiro lindo igual a ela né?  Quem vai tirar várias fotinhas no letreiro de Petrolândia? 

Logo logo estaremos desfrutando de mais esse atrativo turístico tão desejado a tanto tempo!

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de recordação neste domingão 19/07/2020

Neste domingão, 02 de abril de 2017, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra duas fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, e velha Barreiras hoje submersas as águas do Rio São Francisco.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Confira abaixo

Belém do São Francisco: Com 12 casos suspeitos e 4 descartados, secretaria de saúde divulga o boletim epidemiológico de sábado(18/07). Confira

Boletim COVID- 19: confira os dados atualizados de Belém do São Francisco.

Nesta Sábado (18) a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, registra doze casos SUSPEITOS e DESCARTA quatro casos, através da realização de Testes rápidos.
Esclarecemos a população que esta Secretaria está tomando todas as medidas cabíveis em relação aos cuidados com os familiares e pessoas que tiveram contato com os casos suspeitos/confirmados, através de monitoramento e orientações para o isolamento domiciliar.

Ressaltamos que a administração municipal está empenhada em conter o avanço da pandemia em nosso município. Por sua vez insiste para que toda a população respeite as medidas estabelecidas nos Decretos Municipais, que tem por objetivo resguardar a saúde de todos.

Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco









Manari-PE: Com 2 casos suspeitos, Secretaria de Saúde divulga boletim epidemiológico de sábado (18/07); confira


A Secretaria de Saúde de Manari informa o boletim epidemiológico desse sábado(18). Temos dois casos suspeitos para coronavírus que é um profissional de saúde e um contato de profissional de saúde que estão com sintomas gripais e em isolamento domiciliar.

Estamos seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Reforçamos que nossa população deve continuar mantendo o isolamento e distanciamento social, e colaborar com as ações estratégicas realizadas em nosso município.

Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Prefeitura Municipal de Manari

Ocorrência de maus tratos e cárcere privado é registrado pela Polícia Militar em Jatobá-PE


De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), neste sávado (18)  a GTI de Jatobá, quando em rondas, recebeu uma denúncia anônima, via telefone, de que uma idosa vinha sofrendo maus tratos e cárcere privado por seus filhos. 

A guarnição fez deslocamento até o local e  foi encontrada a vítima, sozinha, em sua residência, a qual confirmou os fatos da denúncia. Informou ainda que teria sido mantida presa contra a sua vontade na residência de um dos seus filhos em um quarto escuro, sem alimentação.

Informou ainda que conseguiu fugir e procurou ajuda com a sua vizinha, a qual a acolheu e deu comida. Em diligências foram encontrados os seus filhos. Diante da situação, a guarnição, juntamente com as partes, dirigiram-se à Delegacia de Polícia de Floresta para serem tomadas as medidas legais cabíveis.

INFORMAÇÃO - SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO
4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo