terça-feira, junho 30, 2020

Petrolândia termina o mês de junho com 51 casos confirmados de coronavírus; Confira os números e locais dos casos

Vista aérea de Petrolândia - Foto: Pablo Silva

Nesta terça-feira (30/06), no 105º dia de boletins de acompanhamento do novo coronavírus (Covid-19) em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a Prefeitura deu sequência a divulgação da localização dos casos ativos.

Com mais 01 caso testado positivo, o município agora soma 51 confirmações (29 recuperados), 17 casos suspeitos, 45 descartados e dois óbitos.

Confira nos quadros abaixo boletim completo e localização dos casos de coronavírus no município.



QUADRO COMPARATIVO AO DIA NTERIOR
Veja abaixo os dados do município na segunda-feira (29/06/2020)



Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura de Petrolândia

Prefeitura de Petrolândia reinaugura UBS Dr. José Hermínio, após reforma e ampliação


A Prefeitura de Petrolândia reinaugurou, nesta terça-feira (30/06), o prédio da Unidade Básica de Saúde Dr. José Hermínio Ferreira Neto, localizada na Quadra 14 da cidade. O prédio, construído há alguns anos, foi reformado e ampliado. A solenidade foi restrita aos funcionários da UBS, com participação da prefeita Jane e da secretária de Saúde, Lívia Leite.

''A Prefeitura inaugurou mais uma linda Unidade Básica de Saúde, com uma estrutura moderna e ampla, a nova UBS Dr. José Hermínio Ferreira Neto, na Quadra 14, vai oferecer serviços ainda melhores para a população''.

Assista ao vídeo, com pronunciamentos, na página da Prefeitura de Petrolândia no Facebook.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Floresta: Com mais 4 confirmados e 1 recuperado, prefeitura informa Boletim da Covid-19 desta terça (30/06)


Prefeitura Municipal de Floresta


QUADRO COMPARATIVO AO DIA NTERIOR

Veja abaixo os dados do município no domingo (29/06/2020)

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Tacaratu: Com mais 14 casos confirmados nesta terça (30/06), prefeitura divulga Boletim Epidemiológico oficial, confira



Boletim informativo desta Terça-feira, 30 de Junho de 2020.

A Secretaria Municipal de Saúde de Tacaratu notifica hoje (30) mais quatorze casos de Covid-19 em nosso município.
.
Surgiram também mais vinte e dois casos SUSPEITOS de Covid-19. Apresentando sintomas de Síndrome gripal leve.

Foram DESCARTADOS mais quatro casos suspeitos de Coronavírus.

Confira abaixo números oficiais



Prefeitura Municipal de Tacaratu

Secretária de Saúde do AM é encaminhada para cadeia após ser presa em operação da PF


A secretária de Saúde do Amazonas, Simone Araújo de Oliveira Papaiz, presa em Manaus durante a Operação Sangria, foi encaminhada a uma unidade prisional. O governador do estado, Wilson Lima (PSC), foi alvo de buscas e teve bens bloqueados pela mesma operação, que investiga supostas fraudes e desvios na compra de respiradores, com dispensa de licitação, de uma importadora de vinhos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Simone deu entrada no Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF) por volta das 15h30. Além dela, também seguiram para a unidade Luciane Zuffo Vargas de Andrade, dona da empresa Sonoar, e Alcineide Figueiredo Pinheiro, que é ex-gerente de compras da secretaria de saúde. Renata Silva foi presa em São Bernardo do Campo, onde a família mora.

João Paulo Marques dos Santos, ex-secretário de saúde; Perseverando da Trindade Garcia Filho, ex-secretário executivo adjunto de saúde; Fábio José Antunes Passos, dono da FJAP Importadora; e o empresário Cristiano da Silva Cordeiro foram levados para o Central de Recebimento e Triagem.

O governo do Amazonas disse, por meio de nota, que "aguarda o desenrolar e informações mais detalhadas da operação que a Polícia Federal realiza em Manaus para, posteriormente, se pronunciar sobre a ação".

A operação deflagrada nesta manhã cumpriu mandados na sede do governo do estado e na casa do governador. Em um dos endereços, em Manaus, encontraram R$ 13,7 mil em dinheiro em uma gaveta. Também foram na secretaria de saúde, na capital.

Investigadores informaram à TV Globo que o governador Wilson Lima, não quis fornecer a senha de dois celulares apreendidos nesta terça-feira (30). Ele estava em Brasília quando os mandados foram cumpridos.

A PF chegou a pedir a prisão de Lima, mas Falcão disse que, "ao menos neste momento", isso não se justifica.

Segundo a investigação, foram identificadas compras superfaturadas de respiradores; direcionamento na contratação de empresa; lavagem de dinheiro; e montagem de processos para encobrir os crimes praticados com a participação direta do governador.

"No requerimento, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo sustenta que as investigações permitiram, até o momento, "evidenciar que se está diante da atuação de uma verdadeira organização criminosa que, instalada nas estruturas estatais do governo do estado do Amazonas, serve-se da situação de calamidade provocada pela pandemia de Covid-19 para obter ganhos financeiros ilícitos, em prejuízo do erário e do atendimento adequado à saúde da população".

Em um dos contratos investigados foi encontrada suspeita de superfaturamento de, pelo menos, R$ 496 mil, segundo a investigação. A força-tarefa também apurou que os respiradores foram adquiridos por valor superior ao maior preço praticado no país durante a pandemia, com diferença de 133%.

Por G1 AM

Governo do Estado entrega respiradores e EPIs em Caruaru e Bezerros



Na manhã desta terça-feira (30/06), o secretário de Saúde André Longo esteve nos municípios de Bezerros e Caruaru, localizados no Agreste do Estado. O gestor anunciou a chegada de 20 respiradores para o Hospital Mestre Vitalino e pactuou a abertura de novas vagas de UTI em Bezerros. 

No início da manhã, Longo foi ao Hospital Jesus Pequenino, em Bezerros, onde assinou o termo de cessão de cinco respiradores, cinco monitores multiparamétricos e cinco camas hospitalares para a unidade. Os equipamentos, que serão entregues nesta quarta-feira (1º), vão possibilitar a abertura de 10 novos leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid-19 na cidade.

Em seguida, o secretário seguiu para Caruaru, onde anunciou a chegada de mais 20 respiradores ao Hospital Mestre Vitalino - principal referência para o tratamento da Covid-19 no município. Atualmente, a unidade já conta com 110 leitos exclusivos para os pacientes com o novo coronavírus, sendo 60 de Terapia Intensiva.

"O governador Paulo Câmara determinou que nós expandíssemos a capacidade instalada para o acolhimento dos pacientes com a Covid-19 no interior do Estado. Estamos com esse plano em curso e essa cessão de equipamentos para a UTI do Hospital Jesus Pequenino, em Bezerros, faz parte desse esforço do Governo do Estado. O Agreste, hoje, é o foco principal das nossas atenções, por isso essa força-tarefa em Bezerros e também em Caruaru, principal cidade da região, que ganhará novos leitos no Hospital Mestre Vitalino", afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O gestor ainda lembrou a importância do uso de máscaras e de sair de casa apenas para situações essenciais. "O grande esforço tem que ser do aumento do isolamento social, que melhorou nos últimos dias, mas ainda pode ser ampliado, e da conscientização das pessoas, pois precisamos gerar menos doentes graves. Para isso, é essencial ampliar o distanciamento social e diminuir a transmissibilidade da Covid-19, que estava em alta na região. É preciso o esforço de toda a população, assim como o Polo de Confecções e o comércio que precisam seguir todos os protocolos de higiene e segurança para que possamos controlar a doença", frisou Longo.

Nesta terça, o Governo de Pernambuco também está entregando mais de 85 mil Equipamentos de Proteção Individual para as secretarias de Saúde dos dois municípios. Entre os itens estão máscaras cirúrgicas (70 mil); máscaras do tipo N95 (14 mil), que são indicadas para uso de profissionais que estão em contato direto com os pacientes em procedimentos com risco de geração de aerossol; protetores faciais (1.400) e óculos de proteção (210).

Para fechar a visita ao Agreste, André Longo participou, na sede da IV Gerência Regional de Saúde (IV Geres), em Caruaru, de uma reunião com os secretários de Saúde das duas cidades. Durante o encontro, foi feita uma avaliação da situação epidemiológica da Covid-19 e discutido o andamento dos primeiros dias de isolamento rígido nos dois municípios.

Por Assessoria do Governo de Pernambuco

111 anos de Petrolândia são celebrados pela Central de Adubos


Petrolândia sempre teve o necessário para construir uma história inesquecível. É um orgulho para nós ajudar as gerações dedicadas ao trabalho, à fé e ao bem receber para fazer a cidade frutificar. #aniversário #homenagem #agro #CentralDeAdubos #Petrolândia #deusnocomando

Central de Adubos

Após dois anos, pacotes misteriosos voltam a aparecer em praias do Nordeste


Nesta terça-feira (30/06), banhistas encontraram um pacote misterioso na praia de Piedade, na Grande Recife. Na última segunda-feira (29/06) um objeto parecido foi encontrado na orla de Aver-o-Mar, na Barra de Sirinhaém, na Zona da Mata; em Boa Viagem, no Recife, e em Conceição, Paulista. No domingo (28/06), outra caixa foi vista na praia de Serrambi, em Ipojuca.

Uma situação semelhante foi registrada em 2018 no Litoral paraibano. Alguns pacotes misteriosos apareceram. O primeiro foi encontrado na praia do Cabo Branco, em João Pessoa. O material, que é uma espécie de pacote de couro, também apareceu em uma praia do município de Lucena, Litoral Norte da Paraíba.

Na época, esses pacotes apareceram em outras praias do Litoral nordestino. Só em Alagoas foram mais de 70, em 13 municípios.

De acordo com o laudo técnico realizado em abril de 2019, os materiais podem ser poluentes ao entrarem em contato com o meio ambiente.

Aniversário de 111 anos de Petrolândia terá programação online; confira



Nesta quarta-feira, 1º de julho/2020, Petrolândia completa 111 anos. Celebrar uma data tão importante em meio à pandemia do novo coronavírus, quando todos precisam permanecer em casa para conter o avanço da COVID-19, é mais um desafio que o município vai vencer.

Para homenagear a cidade e oferecer à população opções de lazer e cultura, a prefeitura municipal irá disponibilizar uma programação especial em suas redes sociais,

Confira 


Redação do Blog de Assis Ramalho




Após 44 anos Renato Aragão é dispensado pela Globo; contrato se encerra nesta terça-feira (30)


Como tem feito com outros profissionais veteranos ligados ao entretenimento, a Globo comunicou a Renato Aragão que não vai renovar o seu contrato, que se encerra nesta terça-feira (30). O criador de Didi Mocó esteve ligado à emissora por 44 anos. Em conversa com o UOL, o ator e humorista de 85 anos reiterou a disposição de seguir em frente: "Para mim, ampliou meus projetos. Você não sabe como eu estou gostando. É uma nova etapa. Não paro nunca, sempre trabalhando. Eu me considero meio máquina, meio humano", diz.

Sobre a longa trajetória na Globo, Renato observa: "Muita alegria". E elenca: "Primeiro, Os Trapalhões. São 20 anos de sucesso contínuo. Criei o Criança Esperança, que também foi uma maravilha. Depois a Turma do Didi. Fiz muita coisa, tive muita alegria na TV Globo, não tenho nada de ruim para falar. Estou muito feliz com ela". E acrescenta: "Nós chegamos a um acordo. Contrato é uma coisa simbólica. Continuo trabalhando na Rede Globo por projetos pontuais e faço projetos em outras plataformas. É a oportunidade de fazer também em outro lugar", diz ele.

O humorista não revela com quem está conversando. "Não posso falar porque são coisas em negociação". Mas especula-se que há projetos sendo discutidos na Netflix e na Amazon. À frente dos Trapalhões, Renato Aragão estreou na Globo em 1977, após três anos (1974-76) na Tupi. Exibido aos domingos, antes do "Fantástico", o humorístico ficou no ar até agosto de 1995. As mortes de Zacarias (1934-1990) e Mussum (1941-1994) levaram ao fim do programa,

Em 1998, Renato estreou outro dominical, "A Turma do Didi", exibido até 2010. Também gravou inúmeros especiais neste longo período na emissora carioca, além de ter sido por muito tempo a cara da Globo na campanha Criança Esperança.

O último trabalho na emissora ocorreu em 2017. A Globo ensaiou uma volta dos Trapalhões, num formato híbrido, que não funcionou bem. Didi e Dedé Santana interagiam com um quarteto formado por Didico (Lucas Veloso), Dedeco (Bruno Gissoni), Mussa (Mumuzinho) e Zaca (Gui Santana), sobrinhos dos personagens originais. A experiência rendeu apenas uma temporada, de dez episódios.

Em paralelo à atividade na televisão, Renato já protagonizou 42 filmes, realizados entre 1965 e 2017. O último foi "Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood". Um novo projeto, com a Globo Filmes, foi adiado, segundo ele próprio informou em abril.

Sintonizado com as novas mídias, Renato abriu uma conta no Instagram, que hoje tem 3,5 milhões de seguidores. E esta semana comemorou 1 milhão de seguidores no TikTok, a rede social do momento. "É uma brincadeira séria", diz.

"Não paro de trabalhar", repete Renato. "Tenho muitas ideias acumuladas. Está tudo na fila. Didi tem projetos de filmes e seriados. Muita coisa boa para lançar daqui a pouco".

A situação de Renato é semelhante a que enfrentaram nos últimos meses Aguinaldo Silva, Miguel Falabella, Zeca Camargo, Vera Fischer e José de Abreu, entre outros. A Globo não renovou os contratos destes profissionais, argumentando estar implantando um novo modelo de "gestão de talentos".

Cortando custos, a emissora deixa aberta a possibilidade de voltar a contratar estes profissionais experientes por obra, para a realização de trabalhos específicos. Em nota postada no Instagram nesta manhã, Renato Aragão comentou a sua nova situação:

Mauricio Stycer
Colunista do UOL

Com diferença de um dia, casal de pastores morre por Covid-19 no ES

Casal de pastores morreu com Covid-19 — Foto: Kristiane Paranhos/Arquivo pessoal

Vítima da Covid-19, um casal de pastores morreu com apenas um dia de diferença neste final de semana no Espírito Santo.

Wilber Vieira Barbosa, de 62 anos, e Ana Lúcia, de 57, estavam internados no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, na Grande Vitória, quando o quadro de saúde deles piorou e evoluiu para óbito.

O casal estava junto há 40 anos. Wilber e Ana Lúcia fazem parte das mais de 1.600 mortes já confirmadas por Covid-19 no Espírito Santo. Eles deixaram três filhas, uma delas grávida, e oito netos.

Uma das filhas, Kristiane de Jesus Barbosa Paranhos, contou que o casal começou a sentir os primeiros sintomas no dia 6 de junho.

Como ela já tinha pegado Covid-19, decidiu levar os pais para uma consulta no Pronto Atendimento de Coqueiral de Itaparica. Lá, os dois testaram positivo para o novo coronavírus.

“Quando peguei Covid-19, me isolei no período e não tive contato nenhum com meus pais por causa das comorbidades deles. Meu pai tinha pressão alta e obesidade e já tinha uma massa no pulmão. A minha mãe tinha pressão alta e diabetes”, contou Kristiane.

Depois do resultado do teste, o casal ficou seis dias em isolamento dentro de casa. Neste período, os sintomas pioraram e a filha levou os pais para o Pronto Atendimento de Cobilândia.

No dia seguinte à internação, Ana Lúcia e Wilber foram transferidos para o Hospital Estadual Jayme Santos Neves em estado grave.

“No dia 12, eu fui trabalhar de manhã e recebi uma mensagem da minha mãe pedindo para ir para casa porque ela ia morrer. Chegando em casa, eu já peguei os dois e levei para o hospital. Antes de ir, ele conseguiu se sentar e disse 'vamos agradecer'. Hoje eu tenho convicção de que naquele momento ele estava agradecendo porque ele sabia que não iria voltar”, relatou a filha.

Esta foi a última vez que ela teve contato com os pais. Depois disso, em uma visita ao hospital para saber o estado de saúde do casal, Kristiane esteve na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e pode vê-los pelo vidro.

“É o pior quadro que eu poderia imaginar. Os dois estavam muito debilitados”. A morte do pai foi confirmada no último sábado (27) e da mãe no domingo (28).

Para a filha que tinha contato diário com os pais, a perda dos dois é dolorosa. Por isso, ela pede para que a população siga as recomendações para evitar o contágio.

“Nossa família sempre foi unida. Foi muito difícil, porque a gente tinha esperança. Meu coração está dilacerado. Eu nunca imaginei ficar sem os dois. Eles eram tudo para nós. A dor de perder o pai e a mãe ao mesmo tempo é algo surreal, parece que está rasgando meu corpo. O vírus é real. A UTI do hospital está lotada de paciente, o necrotério está cheio, os contêineres com corpos estão lotados. Nós precisamos ter a empatia de cuidar um do outro neste momento”, declarou.

Sem poder se despedir, família e amigos fizeram uma carreata em homenagem ao casal.

Por G1 ES

É HOJE! Nesta terça tem 'Fala Petrolândia' ao vivo, com o tema Educação


HOJE TEM FALA PETROLÂNDIA AO VIVO, COM O TEMA EDUCAÇÃO.

A LIVE COMEÇA ÀS 19H30

Conecte e participe conosco.

Você pode assistir em todos os locais, confira:

> Facebook: Facebook.com/fabianopetrolandia
> Instagram: Instagram.com/fabianomarques14
> YouTube: youtube.com/channel/UC_F2fBT_jT-_pXJFB5kKQNQ

FALA PETROLÂNDIA, HOJE ÀS 19H30.
Peco que além de acompanhar a

Nossa live, que vocês nos ajudem na divulgação,para que nós possamos alcançar mais pessoas ouvindo as nossas propostas para cada tema de nossa querida cidade ! Conto com vocês.

Fabiano Jaques Marques

Governo vai prorrogar auxílio, mas pagamento será dividido em três parcelas

O ministro da Economia, Paulo Guedes, informou nesta terça-feira (30/06) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vai anunciar ainda hoje a prorrogação dos R$ 600 do auxílio emergencial. O valor, contudo, será dividido em três parcelas. Em julho, será pago o valor integral, mas em agosto serão feitas duas parcelas.

“Temos aquele dilema. Ou você dá um valor alto por pouco tempo ou dá valor mais baixo e estica um pouco. Vamos por essa solução”, afirmou Guedes, em audiência pública por videoconferência na Comissão Mista do Congresso Nacional que monitora a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas à covid-19.

Com essa mudança, o governo pretende passar a sensação de prolongamento do recurso para o beneficiário do auxílio emergencial. Na prática, portanto, os valores continuam os mesmos já previstos.

Lei de autoria do deputado Fabrizio Ferraz assegura direito dos advogados


O texto da lei nº 16.944/2020, de autoria do deputado estadual Fabrizio Ferraz, estabelece a fixação obrigatória de cartazes em dependências de todos os órgãos jurisdicionais, carcerários e policiais, em Pernambuco, exibindo a frase “Violar direito ou prerrogativa de advogado é crime”, conforme previsto na lei federal n° 13.469/2019. De acordo com Ferraz, que é advogado por formação, trata-se de mais um reforço legal que visa a garantia dos direitos constitucionais da categoria.

“A necessidade de criminalizar as condutas que violam direito ou prerrogativa do advogado era uma demanda antiga da classe e foi finalmente vencida. A lei de nossa autoria vem para reforçar essa norma, que está prevista na legislação federal”, disse. O parlamentar defendeu ainda que a medida não prevê nenhum tipo de privilégio ao segmento. “ O objetivo é assegurar ao advogado a liberdade de exercer de forma plena sua atividade, tão essencial para a manutenção da justiça e dos direitos sociais”, finalizou.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Fabrízio Ferraz

TCM determina à Prefeitura de Paulo Afonso suspender pagamentos por festa "Forró Esperança"


Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios determinaram ao prefeito de Paulo Afonso, Luiz Barbosa de Deus, que se abstenha de realizar empenhos e pagamentos relacionados ao evento “Forró Esperança”, até que se comprove a regularidade das despesas. A liminar, em medida cautelar concedida de forma monocrática pelo conselheiro Paolo Marconi, foi ratificada na sessão plenária do TCM desta terça-feira (30/06), realizada por meio eletrônico.

A denúncia com pedido de medida cautelar foi oferecida e assinada por procuradores Ministério Público de Contas junto ao TCM, em razão da realização “em plena pandemia decorrente da Covid-19”, de evento junino com a participação de 33 artistas e bandas locais em um mini trio, no período de 23 a 30 de junho de 2020. Para os procuradores do MPC a realização do evento “viola os princípios da moralidade administrativa, da razoabilidade, da eficiência e da probidade, que devem nortear a atuação discricionária do gestor público, impedindo que este adote condutas incongruentes ou contraditórias com a realidade fática e o interesse público”.

Boletim desta terça [30/06]: Pernambuco registra mais 382 casos 47 mortes e chega a 4.829 óbitos


Pernambuco registrou, nesta terça-feira (30), 382 novos casos de Covid-19 e mais 47 mortes de pacientes com a doença causada pelo novo coronavírus. Com isso, o estado tem, ao todo, 58.858 confirmações e 4.829 óbitos contabilizados desde o começo da pandemia, em março.

Segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), dos 382 casos confirmados nesta terça, 240 são casos leves, o que representa 63% do total. Esses pacientes não precisaram de internamento hospitalar, estavam na fase final da doença ou já estavam curados, explicou o governo.

As outras 142 que tiveram diagnóstico positivo para a doença e representam 37% dos novos casos foram enquadradas como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

A SES apontou, ainda, que os 47 novos óbitos ocorreram desde o dia 3 de maio. Não foi informado quantas dessas mortes ocorreram nos últimos dias. Os detalhes epidemiológicos devem ser repassados ao longo do dia.

Por G1

Teste com hidroxicloroquina deve recomeçar após aprovação britânica


Um teste global concebido para analisar se os remédios antimalária hidroxicloroquina e cloroquina podem evitar infecções da covid-19 deve recomeçar depois de ser aprovado por agências reguladoras do Reino Unido.

A Agência Regulatória de Remédios e Produtos de Saúde tomou a decisão a respeito do que é conhecido como teste Copcov depois que outro teste britânico de hidroxicloroquina mostrar que o remédio não oferece benefícios no tratamento de pacientes já infectados com covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

O estudo Copcov foi suspenso após os resultados do teste de tratamento e aguarda análise.

Trata-se de um teste aleatório com placebo que visa recrutar 40 mil profissionais de saúde e outros trabalhadores em risco em todo o mundo, e está sendo realizado pela Unidade de Pesquisa de Medicina Tropical Mahidol Oxford da Universidade de Oxford na capital tailandesa Bangcoc.

Em março, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que a hidroxicloroquina poderia ser um divisor de águas e depois disse que ele mesmo a estava usando, apesar de a Agência de Alimentos e Remédios (FDA), o organismo regulador norte-americano, alertar que sua eficiência e sua segurança não estão comprovados.

Mais tarde, a FDA revogou a autorização do uso de emergência para os remédios para tratar covid-19 depois que testes mostraram que elas não trazem benefícios no tratamento.

Mas White, que está coliderando o teste Copcov, disse que estudos dos remédios como medicamentos preventivos em potencial ainda não geraram uma resposta conclusiva.

"A hidroxicloroquina ainda pode prevenir infecções, e isto precisa ser determinado em um teste aleatório controlado", disse ele em um comunicado. "A dúvida sobre se ela poder evitar ou não a covid-19 continua tão pertinente como sempre."

A equipe de White disse que o recrutamento de profissionais de saúde britânicos será retomado nesta semana e que existem planos em andamento para novos locais de testes na Tailândia e no sudeste da Ásia, na África e na América do Sul. Os resultados são esperados até o final deste ano.

Por Agência Brasil

Adega de vinhos foi usada para superfaturar compra de respiradores pelo governo do Amazonas, diz MPF

Mandados de busca e apreensão e de prisão temporária são cumpridos na sede do governo do estado e na secretaria de saúde. Segundo a investigação, equipamentos foram adquiridos de uma importadora de vinhos. Wilson Lima teve bens bloqueados. Secretária de saúde foi presa.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), é alvo de buscas e bloqueio de bens na Operação Sangria, deflagrada nesta terça-feira (30) pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF). A força-tarefa prendeu a secretária de saúde do estado, Simone Papaiz.

A investigação aponta supostas fraudes e desvios na compra de respiradores, com dispensa de licitação, de uma importadora de vinhos — os equipamentos deveriam ser destinados ao combate ao novo coronavírus, que causa a doença Covid-19. A PF cumpre os mandados na sede do governo do estado e na secretaria de saúde, em Manaus.

O governo do Amazonas disse que "aguarda o desenrolar e informações mais detalhadas da operação que a Polícia Federal realiza em Manaus para, posteriormente, se pronunciar sobre a ação". A nota enviada ao G1 também informa que Lima, que estava em Brasília para cumprir agenda de trabalho, está retornando para Manaus.

Esta é a terceira operação da PF sobre coronavírus que tem como alvo um governador de estado. Antes de Lima, Helder Barbalho (MDB), do Pará; e Wilson Witzel (PSC), do Rio de Janeiro, foram alvos.

A operação cumpre mandados de prisão temporária contra oito pessoas, além de buscas e apreensões em 14 endereços de pessoas ligadas a Lima. As medidas foram determinadas pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e incluem o bloqueio de bens no valor R$ 2,976 milhões, de 13 pessoas físicas e jurídicas, incluindo Lima.

A PF chegou a pedir a prisão de Lima, mas Falcão disse que, "ao menos neste momento", isso não se justifica.

Falcão autorizou a prisão temporária de: Simone Araujo de Oliveira Papaiz, secretária de saúde; João Paulo Marques dos Santos, ex-secretário de saúde; Perseverando da Trindade Garcia Filho, ex-secretário executivo adjunto de saúde; Alcineide Figueiredo Pinheiro, ex-gerente de compras da secretaria de saúde; Fábio José Antunes Passos; Cristiano da Silva Cordeiro; Luciane Zuffo Vargas de Andrade; Renata de Cássia Dias Mansur Silva. O G1 tenta contato com as respectivas defesas.

Segundo a investigação, foram identificadas compras superfaturadas de respiradores; direcionamento na contratação de empresa; lavagem de dinheiro; e montagem de processos para encobrir os crimes praticados com a participação direta do governador.

No requerimento, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo sustenta que as investigações permitiram, até o momento, "evidenciar que se está diante da atuação de uma verdadeira organização criminosa que, instalada nas estruturas estatais do governo do estado do Amazonas, serve-se da situação de calamidade provocada pela pandemia de Covid-19 para obter ganhos financeiros ilícitos, em prejuízo do erário e do atendimento adequado à saúde da população".

Em um dos contratos investigados foi encontrada suspeita de superfaturamento de, pelo menos, R$ 496 mil, segundo a investigação. A força-tarefa também apurou que os respiradores foram adquiridos por valor superior ao maior preço praticado no país durante a pandemia, com diferença de 133%.

Como funcionava o suposto esquema com a importadora de vinhos

Segundo o esquema identificado e divulgado pelo MPF e pela PF, o governo do estado comprou, com dispensa de licitação, 28 respiradores de uma importadora de vinhos.

Em uma manobra conhecida como triangulação, uma empresa fornecedora de equipamentos de saúde, que já havia firmado contratos com o governo, vendeu respiradores à adega por R$ 2,480 milhões. No mesmo dia, a importadora de vinhos revendeu os equipamentos para o estado por R$ 2,976 milhões.

Após receber valores milionários em sua conta, a adega os repassou integralmente à organização de saúde. A investigação diz que encontrou registros que comprovam a ligação entre agentes públicos e empresários envolvidos na fraude.

Por G1

Prefeitura de Petrolândia inicia hoje pagamento de servidores referente ao mês de junho

Imagem

A Prefeitura de Petrolândia definiu cronograma de pagamentos de servidores para o período de junho deste ano. Nesta terça-feira (30), ao longo do dia, serão pagos os efetivos da saúde.

Veja o quadro abaixo e ique por dentro do calendário de pagamentos da Folha Salarial da prefeitura de Petrolândia.

Imagem

Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia: Dra Ilka Gominho (Ginecologista Obstetra) atende nesta terça (30/06) na MedClinic; agende sua consulta


A MedClinic Clínica Especializada informa que Dra Ilka Gominho (Ginecologista Obstetra) atenderá na Medclinic nesta terça-feira, 30 de junho de 2020.

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

Dra Ilka Gominho
Ginecologista e obstetra
Acompanhamento de gestantes
Preventivo
Colposcopia
Pré-natal

Confira abaixo agenda completa de atendimento da semana da MedClinic

Polícia Federal apura desvio na compra de respiradores no Amazonas


A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira (30) no Amazonas 20 mandados de busca e apreensão e oito de prisão temporária de investigados por fraude e superfaturamento nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus no estado. A ação investiga compras superfaturadas de respiradores, direcionamento na contratação de empresa, lavagem de dinheiro e montagem de processos para encobrir os crimes que teriam sido praticados com a participação direta do governador do estado, Wilson Lima (PSC).

As medidas foram determinadas pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e incluem o bloqueio de bens no valor R$ 2,976 milhões, de 13 pessoas físicas e jurídicas.

No esquema identificado pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela PF, o governo do estado comprou, com dispensa de licitação, 28 respiradores de por meio de uma importadora de vinhos. Nesse contrato a suspeita de superfaturamento é de R$ 496 mil. Os equipamentos vendidos pela importadora foram adquiridos de uma empresa fornecedora de equipamentos de saúde por R$ 2,480 milhões e revendidos, no mesmo dia, por R$ 2,976 milhões ao estado.

“Os fatos ilícitos investigados têm sido praticados sob o comando e orientação do governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, o qual detém o domínio completo e final não apenas dos atos relativos à aquisição de respiradores para enfrentamento da pandemia, mas também de todas as demais ações governamentais relacionadas à questão", afirma a subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, em nota publicada hoje pelo MPF.

Até o fechamento desta reportagem o governo do Amazonas ainda não havia se pronunciado sobre a investigação.

Por Agência Brasil

Capotamento deixa dois homens mortos e um ferido em Delmiro Gouveia (AL)


Dois homens morreram e um terceiro ficou gravemente ferido após o veículo em que eles estavam capotar, no fim da noite dessa segunda-feira (29), na estrada do Povoado Rabeca, na zona rural do município de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas.

De acordo com informações repassadas pela assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), o capotamento só aconteceu porque o automóvel bateu em uma pedra grande que estava na pista, surpreendendo o condutor.

Com a colisão, o motorista perdeu o controle da direção e o carro virou algumas vezes na estrada. Dois rapazes ficaram presos às ferragens e morreram no local, minutos após o acidente. Já o terceiro sobreviveu, foi atendido pelos militares e, em seguida, conduzido a um hospital de emergência, por uma equipe do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência].

O estado de saúde do ferido, no entanto, não foi divulgado. Os corpos dos dois homens foram recolhidos pelo Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca e devem ser liberados, nesta manhã de terça-feira (30), para que os familiares providenciem os sepultamentos.

Por Gazeta Web
Foto: Alagoas 24h - Sertão 142

Petrolândia: Feirinha da 13 muda de local para revitalização dos canteiros da Avenida Auspício Valgueiro Barros





Às vésperas do início da campanha eleitoral, a Prefeitura de Petrolândia tem se desdobrado para realizar - e divulgar - novas obras e ações de governo, ao mesmo tempo em que, em meio à pandemia, luta para fazer a reabertura da economia sem permitir o descontrole dos casos de coronavírus no município. Uma dessas obras, licitada desde fevereiro passado, é a revitalização dos canteiros centrais da Avenida Auspício Valgueiro Barros, uma das vias mais movimentadas da cidade.

Para realização dos serviços, a feirinha da 13, realizada às margens da avenida, entre as Quadras 10 e 13, foi transferida provisoriamente para o largo da mesma via, no largo em frente ao Supermercado Almeida, entre as Quadras 04 e 07. Além da área da feirinha da Quadra 13, a revitaliação também vai melhorar as condições dos canteiros no largo em frente ao Supermercado Sanfrancisco e Atacadão, entre as Quadras 09 e 12.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos de Petrolândia, Marcos Rogério Viana, em resposta à reportagem do Blog de Assis Ramalho, após a intervenção no local de realização original, a feirinha retornará ao mesmo lugar, e, segundo ele, o largo em frente ao Supermercado Almeida também será revitalizado.

Confira abaixo mais fotos

Pernambuco ultrapassa a marca de 40 mil curados da Covid-19

Petrolândia: Recuperados da Covid-19, Dr. Danilo e Dona Santa ...

O boletim epidemiológico sobre a Covid-19 em Pernambuco registrou, nesta segunda-feira (29), que o estado passou dos mais de 40 mil curados da doença. Ao todo, são 40.088 pessoas curadas do novo coronavírus no estado. Desse total, 9.191 são de casos graves - aqueles pacientes que passaram por internamento em unidade hospitalar e já receberam alta - e 30.897 casos leves.

“São dados que superam a frieza dos números e nos motivam a continuar trabalhando incansavelmente para abrir novos leitos, salvando mais vidas. Até agora, neste que já é o maior esforço sanitário, logístico e de mobilização de recursos humanos da nossa história, já abrimos mais de 1.700 leitos, sendo 776 de UTI”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) também confirmou 369 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 283 (77%) são casos leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Outros 86 (23%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Agora, o estado totaliza 58.476 casos confirmados, sendo 19.354 graves e 39.122 leves. Os casos graves da doença estão distribuídos por 177 municípios, além de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes de outros estados e países.

Também foram confirmados laboratorialmente 31 óbitos, sendo 16 pacientes do sexo masculino e 15 do sexo feminino. Com isso, o estado totaliza 4.782 mortes pela doença. As mortes registradas no boletim de hoje ocorreram entre 1º de maio e 28 de junho. Os novos óbitos confirmados são de pessoas residentes nos municípios Belo Jardim (1), Bom Conselho (1), Cachoeirinha (1), Camaragibe (1), Itapissuma (1), Jaboatão dos Guararapes (12), Jurema (1), Olinda (2), Paulista (1), Recife (8), São José da Coroa Grande (1) e Surubim (1).

Os pacientes tinham idades entre 48 e 99 anos. As faixas etárias são: 40 a 49 (2), 50 a 59 (3), 60 a 69 (7), 70 a 79 (8), 80 anos ou mais (11). Dos 31 pacientes, 25 apresentavam comorbidades, como hipertensão (11), diabetes (10), doença cardiovascular (8), doença renal (5), câncer (5), doença respiratória/pulmonar (5), etilismo (2), tabagismo (2), doença de Alzheimer (1), hiperplasia (1) e doença de Chagas (1). A SES-PE esclarece que um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Três pacientes não apresentavam comorbidades, e os demais estão em investigação.

Quanto à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 15.547 casos foram confirmados e 18.714 descartados. Outros 112 casos ainda estão em investigação. Além desses, 237 testes realizados em profissionais de saúde apresentaram resultado inconclusivo. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública - estadual e municipal - ou privada.

Leitos

O boletim de hoje também aponta que, após três meses com taxa de ocupação acima de 80% e atingir pico de 300 pacientes suspeitos aguardando, temporariamente, vaga de terapia intensiva em maio, os leitos de UTI voltados para casos suspeitos e confirmados da Covid-19 em Pernambuco atingiram a ocupação média de 77% – taxa que não era alcançada desde o dia 5 de abril.

Desde o início de junho, as solicitações ativas para vagas de UTI de pacientes com a doença têm disponibilização imediata de leito, já que a oferta é maior que a demanda. Ao todo, neste momento, de acordo com dados da Central de Regulação de Leitos, que é responsável pelo encaminhamento de pacientes aos estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS, há mais de 200 leitos de UTI vagos na rede e a lista de espera está zerada.

Nesta segunda, a taxa média de ocupação de leitos voltados para pacientes com a Covid-19 no estado está em 58%. Ao todo, são 776 leitos de UTI, com taxa média de ocupação em 77%. Além desses, há 968 leitos de enfermaria, que estão 44% ocupados.

"Esses números confirmam a tendência de estabilização da Covid-19 em Pernambuco, mas também deixam claro que ainda não é o momento de relaxarmos e comemorarmos, além de não podermos nos precipitar. Algumas regiões, como o Agreste, ainda apresentam dados discrepantes e, se houver descuidado, nada impede uma segunda onda de contaminação. Por isso, os pernambucanos têm um papel determinante e precisamos manter distanciamento social, assim como as medidas de higiene, uso de máscara e o maior isolamento social possível", disse André Longo.

Por Diário de Pernambuco

O que se sabe sobre a volta das aulas presenciais em Pernambuco; Governo deve prorrogar aulas online em escolas e universidades - novo prazo será anunciado nesta terça-feira

Escola de Referência em Ensino Médio de Jatobá - Petrolândia. Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Nesta terça-feira (30) expira o decreto nº 48.810, de autoria do governo estadual, que suspendeu aulas presenciais em escolas, faculdades e universidades públicas e particulares de Pernambuco por causa da pandemia do novo coronavírus. É certo que a proibição de funcionamento das unidades de ensino, desde 18 de março, será mantida pelo governador Paulo Câmara.

Extraoficialmente, a informação é que o governo provavelmente manterá a suspensão pelo menos até o final de julho. Durante essa terça-feira, ele vai anunciar um novo prazo. O que não se sabe ainda é quando o governador vai autorizar a retomada dessas aulas. A data para reabertura das unidades de ensino depende, conforme o próprio governo, dos números de casos da covid-19. Um plano para retomada das atividades educacionais está sendo elaborado.

No Estado existem pelo menos 2,5 milhões de estudantes. Somente na educação básica (educação infantil e ensinos fundamental e médio), há 2,3 milhões de alunos matriculados nas escolas públicas (estaduais, municipais e federais) e particulares, segundo o Censo da Educação Básica 2019, do Ministério da Educação (MEC). Os demais estão no ensino superior (283 mil) e cursos livres.

Inicialmente, o governador pernambucano não delimitou validade para a suspensão das aulas. Depois, estipulou prazo até 30 de abril. Nesse dia, anunciou nova prorrogação até o último dia de maio. No final de maio, pela segunda vez, o decreto foi renovado e vale até 30 de junho.

CONSTRUÇÃO COLETIVA

Responsável pela elaboração do plano de retomada da educação, o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amancio, já informou que o retorno será por etapas. Significa, portanto, que nem todas as séries voltarão ao mesmo tempo. Ele diz que o plano está quase pronto. Experiências internacionais serviram como inspiração.

O planejamento do governo está focado em três áreas, iguais às que foram adotadas no plano das atividades econômicas: distanciamento social, higiene e monitoramento e comunicação. O documento vai apontar diretrizes para que cada rede de ensino adote ao retomar as aulas.

Durante o último mês Fred Amancio se reuniu com representantes de vários segmentos educacionais do Estado, como por exemplo Sinepe (sindicato das escolas privadas), Undime (secretários municipais de Educação), Sintepe (professores da rede estadual), Siespe (faculdades privadas), Ubes e Uespe (estudantes), Consórcio Universitas (reitores das universidades públicas) e Assiespe (autarquias municipais.

JULHO?

A expectativa do sindicato das escolas particulares era de que a reabertura das unidades de ensino em Pernambuco, para aulas presenciais, acontecesse em meados de julho. Isso não tem muitas chances de ocorrer porque o Estado precisa dar um tempo entre a divulgação do plano de retomada e a autorização do início das aulas.

Fred Amancio diz que vai aguardar um parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), sobre a retomada das aulas na pandemia, previsto para ser divulgado ainda esta semana. Só após esse parecer e depois da análise dos dados da covid-19, o plano deverá ser apresentado à sociedade.

POR ETAPAS

A prioridade no retorno das aulas deve ser as turmas que estão concluindo o ensino médio (3º ano) e o ensino fundamental (9º ano). Para os vestibulandos, a justificativa é porque os alunos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares e o Sistema Seriado de Avaliação (SSA), da Universidade de Pernambuco. Para os do 9º ano porque participam de processos seletivos em escolas técnicas e institutos federais.

Não será dito, pelo governo, quando cada rede deve voltar a funcionar com aulas presenciais. O que o governo fará é autorizar a partir de qual data isso será permitido. Caberá a cada rede se organizar e iniciar quando atender os protocolos. Uso de máscaras por toda a comunidade escolar e distanciamento de no mínimo 1,5 metro dos alunos em sala de aula são algumas das medidas previstas.

Outra medida que provavelmente será adotada é o rodízio de turmas justamente porque as salas poderão não comportar todos os alunos devido ao distanciamento mínimo. Nesse caso, as escolas poderão adotar escalas por dias, por semanas ou por turnos. Para evitar aglomerações, a sugestão é que se estipule horários diferentes de entrada e saída e no recreio.

PEDIATRAS

Além da adaptação física, professores e alunos terão que vivenciar novas condutas, por causa da pandemia do novo coronavírus, quando houver o retorno das aulas presenciais. Pediatras não recomendam que as aulas em Pernambuco voltem em julho. Já estatísticos da UFPE demonstraram, em carta aberta à sociedade, preocupação com as atividades presenciais no contexto da pandemia.

Entidades como o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) elaboraram guias com sugestões de condutas para escolas. O sindicato de donos de colégios privados de Pernambuco distribuiu um e-book para seus associados.

Mesmo com autorização das autoridades sanitárias, famílias demonstram medo e preocupação em enviar seus filhos presencialmente para as escolas. Por isso, a tendência é que o ensino híbrido seja mantido pelas redes.

NACIONALMENTE

No País, o governo de São Paulo anunciou que a retomada das aulas será a partir de 8 de setembro. No Ceará, a prefeitura de Fortaleza autorizou o funcionamento das escolas privadas a partir de 20 de julho, enquanto os colégios municipais só poderão voltar no começo de agosto.

Em Tocantins, a previsão é reiniciar as atividades na rede estadual em 3 de agosto, por fases. No Rio Grande Sul a perspectiva para aulas presenciais seria em 1º de julho, mas o governo gaúcho comunicou que poderá rever a data diante dos casos de covid-19.

Por Margarida Azevedo
Por Jornal do Commercio

Belém do São Francisco [COVID- 19]: Com mais um caso confirmado, prefeitura divulga Boletim Epidemiológico desta segunda (29/06)

Boletim COVID- 19: confira os dados atualizados de Belém do São Francisco.

Nesta segunda-feira (29) a Prefeitura Municipa de Belém do São Franciscol, através da Secretaria Municipal de Saúde, registra um novo caso CONFIRMADO para Covid-19, sete casos suspeitos e DESCARTA um caso que estava em investigação, através da realização de teste rápido.
O caso CONFIRMADO trata-se de uma profissional de saúde, do sexo feminino, 24 anos. Encontra-se em isolamento domiciliar, apresenta sintomas leves da doença.

Esclarecemos a população que esta Secretaria está tomando todas as medidas cabíveis em relação aos cuidados com os familiares e pessoas que tiveram contato com os casos suspeitos/confirmados, através de monitoramento e orientações para o isolamento domiciliar.

Ressaltamos que a administração municipal está empenhada em conter o avanço da pandemia em nosso município. Por sua vez insiste para que toda a população respeite as medidas estabelecidas nos Decretos Municipais, que tem por objetivo resguardar a saúde de todos.

Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco.

Auxílio Emergencial: Caixa credita benefício a 8,8 milhões de trabalhadores nesta terça; veja quem recebe


A Caixa Econômica Federal (CEF) credita nesta terça (30) o Auxílio Emergencial a mais 8,8 milhões de beneficiários, tanto do Bolsa Família quanto fora do programa.

Veja quem recebe:

1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família, com NIS final 0, recebem a terceira parcela
5,2 milhões de trabalhadores do primeiro lote (que receberam a 1ª parcela até 30 de abril), nascidos em março e abril, recebem a terceira parcela
1,5 milhão de trabalhadores do segundo lote (que receberam a 1ª parcela entre os dias 16 e 29 de maio), nascidos em março e abril, recebem a segunda parcela
200 mil novos aprovados, nascidos em março e abril, recebem a primeira parcela

Para os beneficiários do Bolsa Família, os pagamentos são feitos da mesma forma que o benefício.

Para os demais, os recursos serão liberados em um primeiro momento por meio da poupança social digital, de maneira escalonada, conforme o mês de aniversário do trabalhador, para pagamento de contas, boletos e compras por meio do cartão de débito digital. Saques e transferências serão liberados em datas posteriores (veja ao final da reportagem os calendários de crédito e saque)

A segunda parcela para os aprovados do terceiro lote (que receberam a primeira entre os dias 16 e 17 de junho) ainda não tem data definida.

Transferências e saque em dinheiro

Para quem vai fazer o saque em dinheiro, os pagamentos começam em 18 de julho e vão até 19 de setembro. O calendário inclui a terceira parcela, a segunda parcela para os aprovados no lote 2 e a primeira parcela para os aprovados do lote 4. Veja abaixo:

18 de julho – nascidos em janeiro - 3,4 milhões de pessoas
25 de julho – nascidos em fevereiro - 3,1 milhões de pessoas
1º de agosto - nascidos em março - 3,5 milhões de pessoas
8 de agosto - nascidos em abril - 3,4 milhões de pessoas
15 de agosto – nascidos em maio - 3,5 milhões de pessoas
29 de agosto – nascidos em junho - 3,4 milhões de pessoas
1º de setembro – nascidos em julho - 3,4 milhões de pessoas
8 de setembro – nascidos em agosto - 3,4 milhões de pessoas
10 de setembro – nascidos em setembro - 3,4 milhões de pessoas
12 de setembro – nascidos em outubro - 3,4 milhões de pessoas
15 de setembro – nascidos em novembro - 3,2 milhões de pessoas
19 de setembro – nascidos em dezembro - 3,3 milhões de pessoas








Cadastro encerra em 2 de julho

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, confirmou que o dia 2 de julho é a última data para pedir o Auxílio Emergencial.

"A partir desse dia, o cadastramento estará fechado e todas as pessoas que estão em análise pela Dataprev terão uma resposta. Todas as pessoas que se cadastrarem e forem validadas receberão todas as parcelas. Mesmo que sejam aprovadas lá pro meio de julho, receberão as três parcelas", disse.

Balanço

Guimarães informou que 64,1 milhões de beneficiários já receberam o Auxílio Emergencial, totalizando R$ 90,8 bilhões: R$ 40,9 bilhões para inscritos no Bolsa Família, R$ 14 bilhões para inscritos no Cadúnico e R$ 35,9 bilhões para inscritos pelo app/site do auxílio. A maior parte foi paga no Nordeste (R$ 33 bilhões).

Das 108,4 milhões de pessoas cadastradas no programa, 106,3 milhões de cadastros foram processados. Foram considerados elegíveis 64,1 milhões de beneficiários, outros 42,2 milhões foram considerados inelegíveis, 2 milhões estão em primeira análise e 1,3 milhão estão em reanálise.

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

Por G1