sexta-feira, março 13, 2020

Pernambuco proíbe atracação de embarcações de passageiros de grande porte


Enquanto o risco de contágio pelo novo coronavírus estiver rondando a terra dos altos coqueiros, cruzeiros e outras embarcações de passageiros de grande porte estarão proibidas de atracar em Pernambuco. O governador Paulo Câmara decretou, nesta sexta-feira (13), que estas embarcações deverão voltar a atracar no Estado apenas após a passagem do período de emergência por conta da pandemia.

Nos meses de março e abril, havia a previsão da chegada de oito navios com este perfil, transportando 11033 pessoas. Dois passageiros que chegaram no cruzeiro que atracou no porto na quinta-feira (12) estão com suspeita de contaminação pelo vírus.

Os primeiros casos do novo coronavírus foram confirmados também na quinta-feira. Os dois foram importados, da Itália. O decreto assinado pelo governador também formaliza a instalação do Comitê Estadual de Combate ao coronavírus, que ficará sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde.

Por Folha dePE

Bolsonaro fará novo exame do coronavírus e ficará isolado


O presidente Jair Bolsonaro passará por novos exames para verificar se não contraiu coronavírus. O protocolo da Operação Regresso, do Ministério da Saúde, prevê que Bolsonaro passe por um novo exame dentro de sete dias e faça uma terceiro verificação em 14 dias. Nesse período, ele deve ficar em isolamento. Após esse procedimento, Bolsonaro está “liberado”.

Compartilhe por WhatsApp: clique aqui e acesse um guia completo sobre o coronavírus

O protocolo faz parte da Operação Regresso, responsável por repatriar 34 brasileiros de Wuhan, na China. Na ocasião, apesar dos exames terem resultado negativos, os pacientes tiveram que repeti-lo por três vezes. Segundo o Ministério da Saúde, Bolsonaro passará pelo mesmo procedimento da Operação Regresso.

Os outros integrantes da comitiva que tiveram exames testados negativos para coronavírus também devem passar por novos exames. Apesar de o Ministério da Saúde adotar esse procedimento para a equipe do entorno presidencial, a pasta não tem repetido exame de pacientes que testaram negativos e não apresentam sintomas.

No entanto, na tarde desta sexta-feira, ao sair do Palácio do Alvorada, Bolsonaro afirmou que a “vida segue normal”, após ter resultado negativo para o teste de coronavírus. Depois do resultado, Bolsonaro voltou a despachar no Palácio do Planalto. Lá, evitou abraçar os servidores e os cumprimentou com o cotovelo. Ele os contou que estava se sentido bem.

Bolsonaro começou a ser monitorado desde a manhã de quinta-feira, quando o secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, foi diagnosticado com a doença.

Wajngarten participou da comitiva da viagem presidencial aos EUA e esteve em jantar no sábado com Bolsonaro e Donald Trump. Segundo fontes próximas ao presidente americano, Trump estaria "muito preocupado" após entrar em contato com Wajngarten e Bolsonaro, embora transmitido tranquilidade publicamente.

EUA: Trump está 'muito preocupado' após contato com Wajngarten e Bolsonaro, diz fonte

Nesta sexta, presidente chegou a falar com apoiadores na portaria do Alvorada, mas, por segurança, manteve uma distância de pouco mais de três metros. Depois de ser aplaudido pelos apoiadores, ele disse:

— Apesar de o meu teste ter dado negativo, eu não vou apertar a mão de vocês. Nunca tinha visto ali qualquer problema. Se bem que, para a imprensa, que tá ouvindo ali, se eu tivesse com o vírus ou não tivesse, não estaria sentindo nada — disse Bolsonaro.

Se dirigindo apenas aos apoiadores, ele acrescentou ainda que tem "grandes desafios pela frente" e "muitos problemas para serem resolvidos".

Especial visual: Tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus

Bolsonaro começou a ser monitorado desde a manhã de quinta-feira, quando o secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, foi diagnosticado com a doença.

O Globo

Petrolândia: Energia é restabelecida na cidade após 16 horas de apagão

Cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco - foto/divulgação

O fornecimento de energia em toda a cidade de Petrolândia foi restabelecido por volta das 20h10 desta sexta-feira (13/03), após 16 horas de apagão. A falta de energia causou também falta d'água em toda a cidade.

 Lamentavelmente o Blog de Assis Ramalho ficou sem movimento de postagens durante o dia, e pedimos desculpas aos nossos leitores pelo lamentável fato.

A suspensão do serviço ocorreu por volta das 4h30min da manhã de hoje. O sinal da operadora de telefonia móvel também saiu do ar e restabelecido somente à tarde.

Segundo informações que circulam em rede social, um cabo de energia caiu (de uma torre de transmissão de energia, informação não confirmada) e danificou postes.

No principal dia da feira livre no Mercado Público, no centro da cidade, muitas lojas estiveram fechadas, algumas com expediente interno, enquanto outras funcionaram precariamente para atender à clientela.

Com sistema próprio gerador de energia, as lojas do Supermercado Sanfrancisco funcionaram normalmente.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Nota do Blog: Falta de energia elétrica em Petrolândia


Esclarecemos aos nossos leitores que o Blog de Assis Ramalho está sem movimento de postagens nesta sexta-feira, 13 de março, por falta de energia elétrica em nossa cidade, Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.

A suspensão do serviço ocorreu por volta das 4h30min da manhã. O sinal da operadora de telefonia móvel também saiu do ar e restabelecido agora à tarde.

Segundo informações que circulam em rede social, um cabo de energia caiu (de uma torre de transmissão de energia, informação não confirmada) e danificou postes. O serviço está em andamento para conserto e reenergização da rede.

A cidade está também com o fornecimento de água suspenso, pois o serviço depende da energia elétrica.

No principal dia da feira livre no Mercado Público, no centro da cidade, muitas lojas estiveram fechadas, algumas com expediente interno, enquanto outras funcionaram precariamente para atender à clientela.

Com sistema próprio gerador de energia, as lojas do Supermercado Sanfrancisco funcionaram normalmente.

Pedimos desculpas pelo lamentável fato que nos impede de trabalhar. Tão logo a energia seja ligada, voltaremos às nossas postagens.

Assis Ramalho