Nos anos 90 o conflito entre várias famílias deixou um saldo devastador com mais de 100 mortos em Cabrobó e Belém do São Francisco, municípios do Sertão de Pernambuco. A desavença entre essas famílias teve fim no ano de 1999, quando foi feito um pacto de paz entre os representantes das famílias envolvidas no conflito: Russo, Araquan, Nogueira, Claudio e Benvindo, com apoio de instituições governamentais.
Integrantes de todas as famílias envolvidas no conflito resolveram se sentar na mesma mesa, Barná Russo; Rogerio Carlos Araquan; Pompeu de Claudio; Joselito Nogueira e José Neto Bem Vindo, deram inicio ao diálogo e motivados pelo desejo da convivência sem o sofrimento da perda de um ente querido, juntos construíram o processo de paz que até hoje é celebrado servindo de exemplo para as futuras gerações.
O resultado desse processo de paz é que cada uma dessas famílias tem hoje representantes na política local, demonstração clara e inequívoca de que vale a pena acreditar no diálogo. As cinco famílias que já estiveram em confronto armado, agora estão divergindo em temas onde o maior beneficiado será sempre a sociedade. E quando convergindo em qualquer que seja o tema, a sociedade mais uma vez é prioridade absoluta.
Cabrobó
Foram eleitos em 15 de novembro dois netos de Dona Inês Russo, simplesmente a primeira mulher a disputar uma eleição majoritária de Cabrobó (1976). Dr. Lucas Novaes foi eleito vice-prefeito com apenas 33 anos de idade, um herdeiro da paz que luta incansavelmente para ajudar a salvar vidas. Rony Russo, foi eleito com apenas 27 anos de idade foi eleito vereador com expressiva votação de 764 votos. Ainda em Cabrobó foi eleito Paulo Gonçalves que é representante da família Claudio, com 945 votos o mesmo retorna a câmara municipal de Cabrobó.
Belém do São Francisco
Foi eleito na cidade dos primeiros bonecos gigantes do Brasil, 1 representante de cada uma das três famílias que estiveram envolvidas no conflito. O jovem Junior de Vavá Araquan, aos 24 anos de idade foi o segundo mais votado com 620 votos. Também Marcela Nogueira Magalhães, a mesma foi eleita com 424 votos. Ainda em Belém do São Francisco foi eleito o senhor Leozão Bem Vindo, aos 61 anos de idade vai colocar sua experiência a serviço do povo belemita.
Portanto, tanto em Cabrobó, quanto em Belém do São Francisco, a Paz mais uma vez é a grande vencedora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.